Obesidade: Sua microbiota intestinal pode determinar seu ganho de peso
A composição da sua flora intestinal pode determinar a condição de você desenvolver obesidade
A obesidade é definida como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal. Além de um problema de saúde pública, o excesso de peso é fator de risco para diversas doenças a médio ou longo prazo.
Algumas das doenças relacionadas a obesidade são:
Diabetes mellitus tipo 2
Distúrbios do colesterol ou triglicerídeos
Hipertensão arterial
Doenças cardiovasculares
Insuficiência cardíaca
Resistência à insulina
Apneia do sono
Certos tipos de cânceres
A obesidade tem origem multifatorial. Assim, a má alimentação e sedentarismo são apenas alguns destes que podem envolver ainda fatores genéticos, endócrinos, socioculturais, emocionais e psicológicos.
Estudos recentes indicam mais um: a composição da microbiota intestinal. Segundo eles, alguns tipos de bactérias intestinais favorecem o ganho de peso. Sendo assim, a microbiota intestinal de pessoas obesas e magras podem apresentar diferenças.
Dessa forma, a microbiota intestinal afeta ainda a aquisição de nutrientes e a forma como nosso organismo utiliza a energia. Como resultado, o intestino pode ser parcialmente responsável pelo desenvolvimento da obesidade.
Obesidade: a diferença da composição da microbiota intestinal
As bactérias dos reinos Firmicutes ou Bacteroidetes representam mais de 90% de todos os tipos de bactérias presentes no intestino. Ambas parecem ter função importante no controle de peso.
As firmicutes, são bactérias que conseguem quebrar grandes moléculas, dessa forma, convertem os carboidratos complexos, em açúcares mais simples, como a glicose. Sendo assim, aumentam a capacidade de absorver calorias e de armazenar gordura e poderiam estar ligadas a obesidade.
Fato esse que levou Ley e colaboradores a realizarem um estudo para verificar a diferença da composição bacteriana em camundongos obesos.
Como resultado, os camundongos obesos tinham em sua microbiota 50% menos bacterioidetes e maior concentração de firmicutes quando comparados a camundongos magros.
Porém, quando estes camundongos eram submetidos a dieta para perda de peso, sua microbiota se tornava muito similar à dos camundongos magros.
Em um estudo posterior, dessa vez em humanos, se observou comportamento semelhante. Maior concentração de Firmicutes e menor de Bacteroidetes em obesos quando comparado com indivíduos com peso adequado. Bem como, a diminuição da concentração de Firmicutes com a perda de peso.
Concluiu-se também que a dieta é capaz de alterar a composição da microbiota intestinal. Conforme experimento realizado em camundongos por Goodman e colaboradores, uma alimentação com alto teor de gorduras e açúcares aumenta significativamente o número de bactérias Firmicutes e diminuiu o de Bacteroidetes. Ao passo que, uma alimentação rica em fibras e probióticos favoreceu não só o aumento de Bacteroidetes como também, a diminuição de Firmicutes.
Intestino saudável com o Programa de Detox Kriyá
O equilíbrio harmônico de bactérias benéficas no intestino é essencial para a recuperação da saúde, tanto intestinal, quanto integral. Esse equilíbrio é necessário também emagrecer com saúde e naturalmente alcançar o peso desejado.
A formulação do Detox Kriyá proporciona uma limpeza intestinal profunda, eliminando as bactérias patógenas, entre elas a Firmicutes, associada ao sobrepeso e suas consequências.
O Detox Kriyá resulta na melhora de todo o organismo. Visto que um organismo limpo trabalha melhor e exerce suas funções com eficácia.
Leia +: Detox Kriyá – Vida plena e saudável
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.
Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112
Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/
Instagram: @detoxkriya
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber