Saúde e Bem-Estar

Vilões do clareamento dental o que deve ser evitado durante o tratamento

O dentista Gustavo Issas alerta que os cuidados pós-procedimentos são essenciais para o sucesso e a duração do clareamento

O dentista Gustavo Issas alerta que os cuidados pós-procedimentos são essenciais para o sucesso e a duração do clareamentopelo dentista para ser realizado em casa, os resultados duram em média dois anos. Mas, o tempo varia de pessoa para pessoa e depende dos cuidados e da manutenção após o procedimento.
O dentista Gustavo Issas alerta que é preciso estar atento principalmente ao cardápio, que deve ser restrito de alimentos que contenham muitos pigmentos e que por consequência, mancham o clareamento. “Molho de tomate, shoyo, cenoura e beterraba são alguns dos dos alimentos que devem ser evitados durante o tratamento”, pontua.
Outra classe de alimentos para evitar é a de cítricos e ácidos. Pois, apesar do clareamento não causar sensibilidade, esses insumos podem potencializar a sensação caso a pessoa sofra com o problema. “ Os cuidados com a ingestão desses alimentos deve ser redobrado primeiras 48 horas após o clareamento dental, mas isso não quer dizer que o paciente precise passar fome. Opções como arroz, feijão, carnes, salada e frutas sem pigmento não vão causar problemas caso o paciente respeite as primeiras meia hora depois do tratamento”.
Da mesma forma que alimentos pigmentados devem ser evitados, bebidas do gênero também devem ser restringidas. São exemplo o chá preto, café, vinho tinto e os refrigerantes a base de cola, assim como sucos a base de alimentos de cor como beterraba, cenoura. “Uma dica para não deixar de consumir as bebidas preferidas  é utilizar um canudo para ingeri-las. Isso ajuda a evitar o contato direto do líquido com os dentes, mantendo as substâncias causadoras de manchas longe do sorriso”, orienta.
Gustavo sugere ainda que o paciente intercale um copo de água entre as bebidas, para diluir os corantes e pigmentos, além disso deve haver cuidador como a higiene bucal. “A maioria das pessoas acredita que a escovação deve ser realizada imediatamente após as refeições. Entretanto, os paciente devem aguardar ao menos 30 minutos após o consumo de bebidas e alimentos ácidos para fazer a higiene bucal”.
Para manter a dentição saudável e branca por mais tempo, o profissional recomenda a manutenção do procedimento rigorosamente a cada 6 meses, no qual se faz uma profilaxia e um retoque no clareamento. “As visitas ao dentistas devem se manter regulares e as dicas recomendadas por ele após o clareamento devem ser seguidas para garantir o sucesso do procedimento”, pontua Gustavo.
Cuidado com o uso de batons
Cores fortes como roxo e vermelho, não devem ser usados durante o tratamento. Os pigmentos incluídos na fórmula da maquiagem quando em contato com os dentes podem causar manchas. O uso só pode ser feito quando o profissional dentista liberar.
Abandone o cigarro
Substâncias como nicotina e alcatrão, presentes em grandes quantidades no cigarro prejudicam o sorriso, sendo responsáveis pelo escurecimento dos dentes. A nicotina também acumula com facilidade na superfície dentária, aumentando as chances de formação de tártaro, conferindo um tom amarelado.
Jornalista: Fabiano de Abreu 

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo