Beleza

Conheça as técnicas de harmonização facial que rejuvenescem sem cirurgia

Injeção de sangue do próprio paciente e aplicação de fios de sustentação que trazem benefícios na hora estão entre os procedimentos indicados por especialista

Para rejuvenescer não é preciso mais passar por horas em uma cirurgia ou perder dias em uma dolorosa recuperação. Hoje é possível fazer tratamento anti-flacidez, preenchimento labial e outros procedimentos de harmonização facial para prevenir e reverter alguns dos efeitos do tempo no consultório odontológico e em poucos minutos.

A cirurgiã-dentista Paula Paes, de Florianópolis, é especializada em tratamentos estéticos que incluem técnicas inovadoras e curiosas, como a aplicação da Fibrina Leucocitária Autóloga ou PRF (Fibrina Rica em Plaquetas) e o implante de fios de sustentação. “A harmonização facial ajuda a realçar as áreas do rosto que o paciente acha mais bonitas e a suavizar aquelas que o incomoda, sejam ruguinhas de expressão ou um sorriso caído, por exemplo. O diagnóstico é feito de duas formas: primeiro, a partir de queixas do paciente que indicam o que ele gostaria de mudar. Outra maneira é pela análise facial, um estudo no qual se verifica a estrutura do rosto para saber o que modificar e realçar e, assim, ter um rosto mais harmônico”, explica a especialista.

Para cada situação, há uma técnica diferente. A falta de colágeno, que provoca a flacidez na pele, pode ser revertida por meio da aplicação de PRF que é extraída do próprio sangue do paciente. A porção injetada é a parte mais clara do sangue, rica em plaquetas, e indicada para suavizar manchas avermelhadas, atenuar cicatrizes e reduzir olheiras. “Esta técnica já é usada há muito tempo nos enxertos ósseos em pacientes que fariam implantes. Agora é utilizada também para fins estéticos”, completa Paula.

A injeção de sangue popularizou-se graças à celebridade americana Kim Kardashian, que utiliza a técnica para dar mais vivacidade à pele do rosto. Chamada de Vampire Treatment nos Estados Unidos, a PRF também é usada pela modelo israelense Bar Refaeli e chegou há pouco tempo no Brasil como um procedimento de harmonização facial. “É uma técnica segura, pois utiliza o sangue do próprio paciente o que evita a rejeição. A PRF dá um efeito gloss, ou seja, ilumina a pele e suaviza linhas de expressão. É recomendada como um método de preventivo anti-envelhecimento também”, explica a especialista.

Elevação do tecido

Já para quem busca levantar a pele e modelar o rosto para deixá-lo mais harmonioso, um dos procedimentos recomendados pela cirurgiã-dentista é o implante de fios de sustentação também chamado de lifting facial. Esta técnica é feita ambulatorialmente com anestesia local. No entanto, o paciente não precisa ficar internado. Ele é liberado logo após a aplicação.

Há dois tipos de fios: o de polipropileno que dura mais tempo variando conforme o processo de envelhecimento do paciente; e o de ácido polilático (fio silhouette ou filbloc) que “desaparece” após 24 a 36 meses. Ambos são implantados na camada de gordura da pele, por isso, não são palpáveis nem ficam visíveis. Dependendo de cada paciente, são aplicados de quatro a oito fios no rosto. Nesta técnica, o tempo de recuperação é de 48 horas após o procedimento e são necessários alguns cuidados como o uso de uma máscara de micropore e aplicar gelo nas primeiras 12 horas. O efeito, no entanto, é observado logo em seguida à aplicação.  “A elevação do tecido flácido é observada de imediato, sendo que o resultado final é alcançado num prazo de 40 a 60 dias que é o período de acomodação dos fios nos tecidos. Todos os fios induzem a formação de colágeno em volta deles”, completa a doutora.

Estrelas como a modelo Cindy Crawford e a atriz Kate Beckinsale são adeptas da técnica. Ambas estão na faixa dos 40 anos, mas o procedimento também pode ser usado por pessoas mais novas, a partir de 30 anos, ou mais idosas. “Manter a pele com mais elasticidade é o que previne o envelhecimento. Tanto a injeção de PRF quanto a aplicação dos fios ajuda a melhorar a autoestima, pois os dois procedimentos são pouco invasivos e têm ótimos resultados. Há uma série de outras técnicas recomendadas, por isso, o mais importante é procurar um profissional habilitado e com experiência na área para saber qual é o mais indicado para cada caso e garantir que os procedimentos sejam feitos de forma segura e com resultados”, completa a cirurgiã-dentista.

Conheça as técnicas de harmonização facial
Foto Divulgação

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo