Fotógrafos

Inscrições abertas para Maratona Fotográfica da Cultura Popular de Itajaí

Moradores podem inscrever de graça fotografias para participar de exposição que vai circular por cinco locais em toda a cidade

Até o dia 30 de setembro os itajaienses poderão inscrever suas fotografias favoritas no projeto “Retratos Culturais”: uma maratona fotográfica especialmente montada para capturar o olhar da comunidade sobre a cultura popular de nossa cidade e resgatar as origens de Itajaí. Serão selecionadas até 40 fotografias que registrem as cores, costumes e tradições dos colonizadores de Itajaí para serem reunidas em uma exposição que circulará por cinco locais do município até o fim de 2019. Dentre os locais confirmados como sede da exposição estão a Câmara de Vereadores de Itajaí, O Museu Etno-arqueológico de Itajaí e o espaço Itajaí Criativa.

Para participar, basta ter mais de 18 anos e selecionar fotos que mostrem as influências de nossos colonizadores, de diversas etnias e como elas se manifestam até hoje, pelas ruas da cidade em arte, dança, pesca, agricultura, arquitetura e gastronomia. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição E disponibilizar para o acervo até 3 fotos no site www.challengegame.com.br/maratona-fotografica. O projeto é uma iniciativa do Itajaí Challenge, oferecida pela Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura com renúncia fiscal da empresa Open Trade.

 

Influências Multiculturais

Até tornar-se área de disputa entre espanhóis e portugueses, todo o território do litoral catarinense era habitado pelos índios carijós, botocudos e caiagangues. Foi só após o século XVI, no período em que se firmou o Tratado de Tordesilhas, que a influência portuguesa passou a fazer parte da região. Na divisão do Brasil colonial em capitanias hereditárias, em 1532, as terras catarinenses tornaram-se parte da Capitania de Sant’Ana, doada a Pero Lopes de Souza e os índios, moradores da região, foram escravizados para servir de mão de obra nas plantações de cana-de-açúcar. Os colonos portugueses vindos da Ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região trazendo consigo os hábitos europeus que são percebidos até hoje na religião, arquitetura e no modo de vida. 

Itajaí tornou-se, de fato, um povoado no final do século XIX, e também recebeu um grande número de alemães e italianos. Do Japão, os imigrantes trouxeram as técnicas para desenvolver a agricultura no município. Na área rural, 15 famílias de imigrantes nipônicos chegaram a morar na colônia japonesa de Itajaí. Pelas dificuldades do trato com a terra, atualmente apenas três famílias de descendentes moram lá, com outros brasileiros. Apesar da tentativa de apagar da história as influências africanas desde processo de colonização da região, é possível encontrar registros de escravos em atividades portuárias, marinha, na construção civil, agricultura e carpintaria. Povos que vieram de diversas partes da África, trazendo seus costumes e crenças, foram repreendidos e forçados a silenciar a própria cultura.

Mesmo com influências de predominância portuguesa em suas raízes, Itajaí tem uma cultura popular construída como uma grande colcha de retalhos por todas as nacionalidades que contribuíram para o sustento e o desenvolvimento de seus colonizadores.

 

Serviço

Maratona Fotográfica “Retratos Culturais”

Informações: 47 9 99113349

Inscrições e regulamento: www.challengegame.com.br/maratona-fotografica.

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
EgoNotícias

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as principais notícias do Brasil e do mundo.