Jornalista lança livro Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias
Obra reúne textos sobre ocupação do espaço público, críticas e transformações culturais, perfis e memórias; lançamento terá bate-papo com José Carlos Fernandes
Jornalista lança livro Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias
A ocupação do espaço público, manifestações culturais, a transformação das rotinas de sociabilidade de uma cidade outrora vista como sisuda, perfis de anônimos e de artistas, críticas culturais e também pequenas reportagens do cotidiano são temas dos textos reunidos no livro “Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias”, do jornalista curitibano Cristiano Castilho.
De certo, o lançamento acontece às 19h, do dia 28 de março, na Livraria Arte & Letra.
Haverá, inclusive, um bate-papo com o também jornalista José Carlos Fernandes. O livro é divididas em quatro seções : “Da Cidade”, Das Trocas”, “Dos Olhos” e tamvém “Do Coração”.
Além disso, as crônicas foram publicadas originalmente no jornal Gazeta do Povo, inclusive em colunas semanais entre 2010 e 2015.
Música, futebol, carnaval, lembranças da infância, um papo imaginário sobre Kurt Cobain, e tamém pequenos ensaios sobre escritores que influenciaram o jornalista e reflexões despretensiosas sobre as idiossincrasias de Curitiba fazem parte da obra, lançada, portanto, pelo selo Arte & Letras, inclusive com ilustração de capa de Osvalter Urbinati.
De acordo com o jornalista Paulo Camargo, autor do prefácio de “Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias”, Cristiano Castilho sempre foi, em sua essência, um observador sensível e também interessado.
Os textos:
De acordo com ele “Nos textos costurados no livro, é bastante evidente como ele não se contenta apenas com o mais urgente, desconfiando da superficialidade noticiosa, arriscando o mergulho, seja na descrição de uma cena urbana, na construção de um perfil de um personagem, seja ele anônimo ou reconhecido, ou em suas crônicas, nas quais a subjetividade com que interage com a realidade intriga e emociona”.
Além disso, os textos escolhidos funcionam, portanto, como um pequeno recorte sócio-temporal da primeira metade desta década.
Neste período, inclusive, houve uma Copa; o surgimento d’A Banda Mais Bonita da Cidade, com fãs e difamadores na mesma medida.
A morte de um poeta. O primeiro “assassinato” cometido pelo cronista. Valter Hugo Mãe, Eduardo Coutinho, caprichos e relaxos, sonhos e também memórias.
Enfim e sempre Curitiba, a cidade inventada.
Sobre o autor:
Cristiano Castilho nasceu em Curitiba, em 1984. É jornalista formado pela UFPR , inclusive com pós-graduado em Jornalismo Literário pela ABJL.
Além disso, foi repórter, editor e também colunista do jornal Gazeta do Povo, entre 2008 e 2015.
Publicou o conto “Compressa” pela editora Tulipas Negras, em 2012, e o conto “Alvorada” no Livro dos Novos (Travessa dos Editores) em 2014.
Venceu, inclusive, o prêmio Minicontos, da Geração Editorial, em 2012.
Além disso, é editor do blog Pista 1, do portal Bem Paraná, colaborador do portal Plural.
Também é apresentador e, inclusive, produtor na Rádio Paraná Educativa, 97.1FM
Serviço:
Lançamento do livro: “Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias”
Bate-papo com José Carlos Fernandes
Data: 28 de março
Horário: 19h.
Local: Livraria Arte & Letra
Endereço: Rua Dom Pedro II, 44, Batel, Curitiba, Paraná.