Artigos

Roubo de celular já representa 66% de ocorrências no estado de SP

Levantamento de junho da Secretaria de Segurança Pública (SSP)

O roubo de celulares é uma situação cotidiana nas grandes cidades e quem mora no estado de São Paulo sabe bem que guardar o aparelho no bolso ou em uma bolsa não é garantia de segurança.

Os dados de junho de 2018 da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo só confirmam a realidade: 66% dos roubos registrados pelas vítimas tiveram um smartphone como objeto subtraído por criminosos. Na capital, de acordo com levantamento feito pela Polícia, 1.717 pessoas foram às delegacias para registrar o roubo do celular no mesmo mês.
Os índices refletem uma preocupação diária relacionada à falta de segurança daqueles que andam nas ruas, no transporte público e até mesmo dentro de seus carros parados no trânsito.
Para aumentar a segurança em relação ao seu aparelho, enquanto você estiver usando na rua para fazer e receber ligações, ler mensagens ou buscar uma informação, siga as seguintes dicas:
Esteja com o IMEI em mãos: com o número que serve como um “RG” do equipamento,é possível bloquear seu celular com a operadora em caso de roubo, furto ou perda. Acesse o portal de Consulta IMEI (https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br/public-web/welcome) para se informar sobre a situação do seu aparelho.
Para saber qual é o IMEI, digite *#06# no seu celular.
Use senhas de bloqueio de tela
Mantenha a segurança de acesso aos dados do aparelho criando uma senha – que pode ser numérica ou de “ligue os pontos”. Assim, ela precisará ser colocada toda a vez que alguém tentar desbloquear a tela.
Faça boletim de ocorrência, se for roubado
Vá até a delegacia mais próxima e registre boletim de ocorrência. Há opções em alguns estados de fazer o registro pela internet. Se informe com a Polícia Civil ou Militar sobre qual é a melhor forma de proceder nesse caso.
Rastreie o aparelho
Tanto celulares com sistema operacional Android quanto iOS têm sistema de rastreamento. No Android, acesse o serviço de gerenciamento dos dispositivos registrados na sua conta Google. Lá, depois de bloquear o dispositivo, é possível apagar todo o conteúdo do seu smartphone e mantê-lo inacessível para o criminoso.
Para localizar equipamentos Apple, acesse sua conta no iCloud ou o aplicativo Buscar iPhone de outro equipamento Apple para rastreá-lo. A informação será mostrada em um mapa. Mas, atenção, não tente recuperar o iPhone sozinho. Informe a localização à polícia.
A Apple ainda dispõe do recurso Modo Perdido, caso o aparelho esteja desligado ou off-line. Assim, é possível apagar o dispositivo remotamente, o que evita que alguém acesse os dados contidos nele.
Contrate um seguro para smartphone
“Ter um seguro para o smartphone é uma forma válida de evitar dor de cabeça. Como realizamos cada vez mais tarefas diárias pelo celular, garantir a proteção do aparelho gera uma tranquilidade, caso aconteça algum problema”, afirma o CEO da Kakau Seguros, Herinque Volpi.
O seguro contra roubo para celular prevê um aparelho novo em caso de roubo, furto ou quebra acidental. Dependendo da apólice escolhida por você, pode estar inclusa assistência técnica e indenização em caso de perda, furto, roubo ou dano. Proprietários de celulares mais tecnológicos e aparelhos com maior valor de mercado são alguns dos beneficiados por essas garantias.
Sobre a Kakau Seguros
A Kakau é uma plataforma digital de seguros, por assinatura, e que utiliza Inteligência Artificial para melhorar a experiência do usuário. Primeira InsurTech brasileira 100% digital, a plataforma oferece acesso fácil e rápido para que o usuário ou assinante consiga contratar seguros, reportar um sinistro ou solicitar uma assistência 24hs. Com o sistema de assinatura, o assinante Kakau pode pausar a sua apólice a qualquer momento. A plataforma de seguros inova também ao fazer o uso de tecnologias, como “Machine Learning”, “NLP” e Ciência de dados. A Kakau Seguros oferece seguro Residencial por assinatura a partir de R$ 19,00 por mês e o Kakau Protege, seguro para Smartphones contra Roubo, Furto e Danos, que traz diferenciais como: proteção dos dados, inclui aparelhos novos e usados, para todos os sistemas operacionais como Android e iOS. Saiba mais no site: www.kakau.co

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo