Arte e Cultura

Antropofágica convida para espaço de atuação em Perus e apresenta Teatro de Monhangokaracy

Companhia Antropofágica realiza programação especial em Perus no Teatro de Monhangokaracy

Nos dias 06, 12, 13 e 14 de Outubro de 2018, a Companhia Antropofágica de Teatro convida a população para conhecer um novo espaço de atuação do grupo na região de Perus intitulado Teatro de Monhangokaracy, marcando um dos momentos mais emblemáticos do projeto   [D.E.T.O.X] – Devising Experimental da Toxicologia do Objeto X, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.


O projeto [D.E.T.O.X] que tem como fio condutor o diálogo entre territórios diversos da cidade, através de ações formativas, experimentos cênicos, registro e compartilhamento do processo criativo da Antropofágica, extrapolando os limites de sua sede, o Espaço Pyndorama, com a intenção de ampliar os diálogos do grupo com os espaços público.


Reunindo nomes como Núcleo Sem Drama, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Trupe Lona Preta, Kiwi Cia de Teatro, Cia Teatro da Investigação, Mamulengo da Folia e Trio Agrestino, a Antropofágica promove quatro dias de ações gratuitas celebrando a primeira atividade oficialmente aberta ao público na região de Perus.


A programação contará ainda com um grande bazar de livros, produtos orgânicos e alimentos cultivados em assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária, e também  com ações da própria companhia, como a Karroça Antropofágica (cortejo cênico-musical), Máquina de Leitura Antropofágica (Intervenção Urbana recitação de poemas e leitura de outros textos), Fiteiro Poético Antropofágico (barraca inspirada no comércio popular do Nordeste e saraus periféricos, com recitação de poemas e música) e a mostra da Antropobatuke (Oficina de Música, Percussão e Performance atualmente realizada em Perus).


As ações pretendem reunir os moradores, transeuntes e trabalhadores da comunidade da Chácara Maria Trindade, bairro localizado no distrito de Perus, em uma zona que transita entre o urbano e rural, que na década de 90 seria destinada à implantação de um Aterro Sanitário. Com o questionamento dos moradores, esta implementação foi interrompida. Atualmente residem no bairro aproximadamente 600 famílias que, em quase sua maioria, dedica-se à agricultura familiar sustentável e ao plantio de subsistência, visando a conservação dos recursos naturais locais.


“No sentido de fortalecer este diálogo territorial, propomos o Teatro de Monhangokaracy, uma forma de residência continuada que contará com uma série de ações teatrais, incluindo atividades de formação, troca artística e a realização de eventos teatrais inspirados nas feiras medievais e no teatro de variedades”, comentam os integrantes da Antropofágica.


A Companhia Antropofágica é um grupo criado em 2002 que tem a antropofagia como princípio motivador de seu processo sócio-artístico, com um histórico que envolve inúmeros processos de criação, estudo e experimentação, reconhecidos por prêmios e indicações. Desde sua criação, o grupo opta por pesquisar procedimentos, gêneros, autores e textos ligados à tradição das formas híbridas, muito propícias ao ideal antropófago que a move.

Mais informações em: www.facebook.com/CiaAntropofagica ou www.antropofagica.com/

Programação do Teatro de Monhangokaracy – ENTRADA GRÁTIS

Quando: 06 de outubro de 2018 – 10h00 às 13h00 – Karroça Antropofágica com Cia Antropofágica


Quando: 12 de outubro de 2018

10h00 às 13h00 – Karroça Antropofágica com Cia Antropofágica

16h00 – Abertura/Máquina de Leitura Antropofágica/Fiteiro Poético Antropofágico

17h00 – Rolezinho com Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes – Duração: 75 minutos

Um monstro com olhos de fogo suga toda água da floresta e concede goles d’água aos animais em troca de seus olhos. Nesta fábula carnavalizada opera a metáfora do monopólio das riquezas e da cegueira social como características inseparáveis de um monstro: o Boitatá, que nesta aparição surge como representação de uma relação social hegemônica, que domina tudo e todos. A obra apresenta periféricxs prisioneirxs de um sistema fazendo festa na boca da fera, encenando a complexa relação de ser parte vital de algo que xs devora, apresentando este monstro e a nossa busca por destruí-lo.

19h00 – Sem Drama! (Histórias de Sobrevida) com Núcleo Sem Drama – Duração: 75 minutos

Numa cultura que nega a morte, o diagnóstico de um doença grave pode colocar em crise a identidade de uma pessoa e sua rede de relações. Ou pode trazer revelações profundas sobre a vida em todos os sentidos. Sem Drama! trata da delicadeza da existência, da coragem e das lutas.

Borrando as fronteiras entre documentário e ficção, é uma peça teatral que sensibiliza para o engajamento em uma vida mais pública, coletiva e inclusiva.


Quando: 13 de outubro de 2018

10h00 às 13h00 – Karroça Antropofágica com Cia Antropofágica

16h00 – Abertura / Máquina de Leitura Antropofágica / Fiteiro Poético Antropofágico

17h00 – O Circo Fubanguinho com Trupe Lona Preta – Duração: 45 minutos

Espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.

19h00 – Trabalho Cênico Carne com Kiwi Companhia de Teatro – Duração: 1h20

Discute as relações entre patriarcado e capitalismo, mostrando o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil. A peça, inspirada no teatro documentário é composta de 20 quadros interligados executados por duas atrizes e uma percussionista. No trabalho cênico são utilizadas canções populares, imagens publicitárias, estatísticas sobre a violência contra as mulheres, trechos de romance, entre outros materiais.


Quando: 14 de outubro de 2018

14h00 às 16h00 – Antropobatuke – Oficina de Música, Percussão, Rítmica e Performance com Cia Antropofágica

16h00 – Abertura / Máquina de Leitura Antropofágica/ Fiteiro Poético Antropofágico

17h00 – Caruru Teatro Bailinho (Espetáculo Infantil) com Cia Teatro da Investigação – Duração: 50 minutos – Classificação Livre

Tem muita coisa nesse mundo que se é de admirar! No lugar onde o rio que corre parou de correr. Luzia a menina lavadeira, já não consegue mais lavar suas roupas e quando sua estória se encontra com a de “Mininu”, aquele que segue uma estrela em busca de uma festa de aniversário, suas estórias são transformadas. Seguindo o Zé Viajeiro eles vão até o terreiro do fundo da casa de Zabé a Bonequeira, em busca de realizarem seus sonhos! Dizem que foi lá que o mundo se deu tal qual a gente conhece!

19h00 – A Folia no Terreiro de Seu Mane Pacaru com Mamulengo da Folia e Trio Agrestino – Duração: 50 minutos

Espetáculo de mamulengo, recheado de passagens em que figuras como o valentão, a mocinha, o polícia, o coronel e tantos outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da Comédia Dell`Arte, pincelam com suas loas e brincadeiras, essa grande festa no  terreiro. Ao som e sabor dos improvisos do brincante, o jogo vivo e pulsante faz a liga entre roteiro básico (com que os bonecos sobem à empanada) e o mundo de possibilidades da cena aberta com os espectadores.


Onde: Teatro de Monhangokaracy – Endereço: Rua Leonel Martiniano, S/Nº (em frente ao número 396 da Kaper) – Chácara Maria Trindade – Zona Norte – São Paulo (acesso Rodovia Anhanguera KM 27,5) – Informações: (11) 38710373 / 992690189 – contato@antropofagica.com


Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com

Leia+Parque Expoville Apresenta Show Musical o Fantástico Mundo Disney

teatro
Foto Divulgação
teatro
Foto Divulgação

 

teatro
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo