ArquiteturaArte e CulturaInteriores

João Rodrigo Viana – Projetando seu sonho

Com mais de 6.400 m2 já projetados, João Rodrigo vem ganhando evidência no mercado por conta de seus projetos únicos

João Rodrigo Viana – Projetando seu sonho

Inicialmente, durante o período de reclusão devido à pandemia. Nossas casas se tornaram um símbolo de proteção contra as ameaças à saúde. Reforçando a necessidade de termos um lugar seguro e confortável para viver. E com isso, a área da arquitetura ganhou uma visibilidade muito maior. Assim, o arquiteto teve um papel fundamental nesta transformação em que tivemos que passar. Para entendermos mais sobre o assunto, convidamos o arquiteto e referência na área João Rodrigo Viana, para nos contar sobre sua trajetória de carreira e metodologia de trabalho.

Antes de mais nada, o escritório João Rodrigo Arquitetura e Interiores foi fundado em 2019, mas a trajetória do arquiteto João Rodrigo  teve início muito antes. Tendo em sua trajetória mais de sete anos de atuação no segmento de arquitetura e interiores.

Sua carreira

Logo então, durante os anos de graduação, o arquiteto passou por diversos escritórios renomados na capital paulista, trazendo com eles a bagagem necessária para lançar a sua marca no mercado da construção civil. Ainda hoje, sua carreira segue a mesma linha conceitual que caracterizou seus anos de formação: o exercício integrado das várias disciplinas.

João Rodrigo Viana – Projetando seu sonho
Projeto realizado pelo escritório João Rodrigo Arquitetura e Interiores – Foto: Divulgação
Projetos renomados

Dessa forma, além de atuar no segmento residencial, João também executa projetos comerciais e corporativos, como clínicas odontológicas, lojas de vestuários, escritórios de contabilidade e advocacia, além de ter contribuído para a execução de projetos para grandes marcas do varejo, como O Boticário, L’occitane e também a famosa rede de fast food, o Burger King.

Além disso, João possui portfólios espalhados pelos lugares mais luxuosos da capital paulista, como o Jardim Europa, Av. Paulista, Itaim- Bibi, Chácara Klabin, Brooklin, Pinheiros, Higienópolis, Morumbi, Vila Mariana, Cambuci, também já tendo realizado na Vila Leopoldina, Vila Maria, Sacomã, e alguns outros locais espalhados pela capital. Assim também, já executou projetos no ABC paulista, como Santo André e São Caetano do Sul, além de ter atuado em Cotia, Granja Viana, Cesário Lange e Pereiras. E não para por aí, o arquiteto também coleciona projetos no Rio de Janeiro, e Toulouse na França. Assim também, outro ponto importante de ressaltar é que seu escritório esta expandindo também para o Oeste Paulista, nas cidades de Presidente Prudente e Presidente Epitácio.

João Rodrigo Viana – Projetando seu sonho
Arquiteto João Rodrigo Viana – Foto: Divulgação
Seu escritório

Contudo hoje, o escritório João Rodrigo Arquitetura e Interiores  vem ganhando notoriedade tanto no Brasil quanto fora do país, já tendo em seu currículo mais de 6,400 m²  projetos de arquitetura realizados, com uma média de 90 projetos já  assinados pelo arquiteto.

You Decor

Mas, em 2020, com a chegada da pandemia, o escritório precisou se reinventar, as pessoas queriam reformar, mas devido ao lockdown, o acesso a essas pessoas se tornou impossível, dessa forma, com sua expertise João abriu uma nova vertente em seu escritório, agregando o serviço de you decor, que consiste em assessorar o cliente a realizar pequenas modificações no ambiente desejado, sem a necessidade de fazer grandes obras, ou gastar o investimento correspondente a um projeto de decoração completo.

Da mesma forma, para a realização deste serviço, seu escritório realiza uma consultoria, auxiliando na escolha dos itens como, troca das cores das paredes, escolha de mobiliários soltos e a pronta entrega, itens de decoração como almofadas, tapetes, quadros, plantas, luminárias, entre outros itens para compor o décor, deixando o espaço com a “carinha” e essência do dono.

João Rodrigo Viana – Projetando seu sonho
Arquiteto João Rodrigo Viana – Foto: Divulgação
O cuidado com o cliente

Atualmente, dentro de seu escritório, João tem como missão atender da melhor forma todos os públicos possíveis, e eternizar os sonhos de seus clientes, através das execuções de cada um de seus projetos.

Temos uma gama de clientes que já foram atendidos pelo escritório, como desembargadores, advogados, banqueiros, empresários e administradores, além de atender também profissionais da saúde, como médicos e dentistas. E para cada cliente, é desenvolvido um projeto exclusivo e pessoal para cada membro da família ou implantando no projeto elementos da marca no caso de projetos comerciais ou corporativos. ” – conta João Rodrigo, para nossa jornalista Ranai Lima.

Realização do projeto em 5 etapas

Assim, em seu escritório, os projetos são divididos em cinco etapas, sendo eles: o briefing, levantamento, projeto preliminar, anteprojeto e projeto executivo. “Nos enviamos  um formulário de briefing, que contém todas as informações necessárias para conhecermos a fundo cada um, e também os gostos específicos em relação ao projeto de arquitetura.” – explica João.

Sua metodologia

Enfim, com isso, para entregar o melhor resultado, João adotou em seu escritório a metodologia Scrum, para assim conseguir compreender ainda mais todas as etapas de cada processo, e viabilizar a redução do tempo em cada entrega. “Pois, sabemos que o tempo é a chave mestra de cada execução.”- conta.

João Rodrigo Viana – Projetando seu sonho
Projeto realizado pelo escritório João Rodrigo Arquitetura e Interiores – Foto: Divulgação
Para 2024…

Enquanto isso, o arquiteto está concluindo sua pós graduação em Gestão pela Universidade de São Paulo, a conceituada USP. O que fez com que tivesse a iniciativa em auxiliar outros profissionais da área, como arquitetos, designer de interiores e engenheiros, com a criação de um curso focado em gestão de escritórios, que será lançado em 2024.

Acompanhe seu trabalho

Siga João Rodrigo Viana no Instagram: @joaorodrigoarquiteto

Fotos: Divulgação
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo