Flávia Carvalho Pena Dias: Liderança em enfermagem
Enfermeira tem mais de 15 anos de experiência, com experiência nacional e internacional.

Flávia Carvalho Pena Dias: Liderança em enfermagem
A história da enfermeira Flávia Carvalho Pena Dias é um exemplo de como dedicação, formação contínua e propósito claro podem transformar uma carreira na área da saúde em uma jornada internacional de impacto acadêmico, clínico e humano. Formada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Flávia trilha assim, um caminho que une cuidado, ciência e liderança, com destaque crescente dentro e fora do Brasil.
Portanto, a sua trajetória começou ainda na graduação, quando já demonstrava interesse por questões sociais ao desenvolver seu trabalho de conclusão sobre a percepção da equipe de saúde em relação à qualidade das relações entre uma unidade de saúde e uma creche em Campinas.
Logo após a graduação, Flávia mergulhou em uma residência em Enfermagem, em Ortopedia e Traumatologia, também pela PUC-Campinas, somando prática hospitalar em setores como centro cirúrgico, ortopedia, pronto-socorro adulto, auditoria, controle de infecção hospitalar e epidemiologia.
Por exemplo, “Durante a residência, tive a oportunidade de vivenciar o ambiente hospitalar com profundidade, desenvolvendo habilidades técnicas e uma compreensão ampla da gestão e da segurança do paciente”, conta a especialista.

Comitê de Ética
Entre 2009 e 2010, ampliou sua atuação para o ensino, lecionando disciplinas práticas e teóricas de enfermagem no Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), na Bahia. Além disso, ela também coordenou o Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e ministrou aulas de pós-graduação lato sensu em terapia intensiva.
Bem como, na prática clínica, passou por instituições de referência como o Hospital Santa Catarina, com foco em cardiologia e oncologia, e o AMA PARI administrado pela SPDM, onde exerceu o cargo de enfermeira responsável técnica por dois anos.
“Assumir a liderança de equipes e coordenar processos clínico-administrativos foi assim, um divisor de águas. Percebi que o cuidado com a equipe é tão importante quanto o cuidado com o paciente”, relembra.
Novos desafios
Com o desejo de ampliar seus horizontes, Flávia buscou qualificação internacional e, por um ano, cursou inglês no Wake Technical Community College, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Por outro lado, a experiência reforçou seu interesse pela internacionalização da carreira e abriu portas para novos desafios.
De volta ao Brasil, Flávia aprofundou-se na gestão de pessoas e na saúde do trabalhador, concluindo duas especializações: um MBA em Gestão de Pessoas e uma pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Em seguida, engajou-se na pesquisa científica, com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
No mestrado, adaptou e validou para o contexto brasileiro um instrumento de avaliação de competências do Enfermeiro de Prática Avançada (EPA), no ambiente da atenção primária. No doutorado, atualmente em curso com bolsa da CAPES, avalia a eficácia de um programa de capacitação de enfermeiros em coaching.
“A pesquisa tem um papel fundamental na transformação do cuidado em saúde. Por isso, o meu objetivo é unir a prática assistencial com a produção de conhecimento que possa ser aplicado para melhorar a gestão e a qualidade do serviço”, ressalta.
Comitês acadêmicos
Flávia também mantém forte atuação na vida acadêmica. Atuou como supervisora de estágios na Faculdade Anhanguera de Campinas e como co-orientadora de iniciação científica na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, contribuindo para a formação de novos profissionais e participando ativamente de comitês acadêmicos.
Foi representante discente na Congregação da Faculdade de Enfermagem, Representante dos discentes da pós-graduação e integrou o Conselho Integrado da unidade. Enquanto isso, o seu engajamento com a formação em liderança a levou a obter certificação internacional em Professional and Self Coaching (PSC) pelo Instituto Brasileiro de Coaching e pelo International Coaching Council. “A liderança em enfermagem precisa ir além do técnico. Envolve autoconhecimento, empatia, comunicação e visão estratégica”, declara. Internacionalmente, atua como voluntária no Duke Hospital, em Durham, na Carolina do Norte.
Hoje, Flávia representa um perfil cada vez mais necessário na enfermagem contemporânea: o da profissional que transita com excelência entre a prática clínica, a docência, a pesquisa e a liderança estratégica. “Minha missão é contribuir para uma enfermagem mais forte, reconhecida e preparada para os desafios globais da saúde”, conclui.
Fotos: Freepik / Divulgação
Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias
Veja mais: Liderança coaching na Enfermagem
Clica aqui e confira: Segurança do paciente e gestão em enfermagem