Arte e Cultura

Festival de cultura negra reúne música, dança, moda e artes

Memórias Negras: raízes e resistências celebra cultura afro-brasileira em Taboão da Serra

Festival de cultura negra reúne música, dança, moda, gastronomia e artes

No dia 8 de novembro de 2025, das 14h às 20h, Taboão da Serra se tornará o epicentro de uma grande celebração da cultura afro-brasileira. De certo, o evento “Memórias Negras: Raízes e Resistências” vai reunir música, dança, literatura, artes visuais, moda, gastronomia e debates, em um espaço pensado para valorizar a memória, a ancestralidade e a resistência do povo negro.

Com entrada gratuita, a programação acontece na Estrada das Olarias, 704 – Jardim Triângulo. Assim,  promete emocionar e inspirar o público, trazendo artistas, coletivos e pensadores que refletem a força e a diversidade da cultura negra.

Cultura viva em múltiplas linguagens

Entre os destaques musicais, portanto, o público poderá acompanhar apresentações do grupo Família e Skina na Palma da Mão, que leva o samba de raiz para o palco, e do Coletivo Eu Soul Sambarock, celebrando um dos gêneros mais marcantes da identidade paulistana. Além disso, a mestra Pé de Anjo comanda a roda de capoeira, enquanto Flávia Raquel Mateus conduz uma oficina de dança afro.

Enfim, as artes visuais também terão protagonismo. Assim, a  mostra cultural “Memórias Negras: Raízes e Resistências” reunirá obras de artistas convidados e uma exposição organizada pelo CNN – Coletivo de Negras e Negros de Taboão da Serra, destacando personalidades negras que marcaram a história da cidade.

Na literatura, as escritoras Maria Aline Soares e Mara Regina Tiburcio conduzirão rodas de leitura e contação de histórias, reforçando a importância da literatura infantil negra e da educação antirracista.

Espaços de reflexão e empoeiramento

O evento também abre espaço para debates fundamentais. A pesquisadora Andréia de Jesus Monteiro e o historiador Regis Oliveira Silva vão conduzir diálogos sobre racismo estrutural, feminicídio e diáspora africana, temas que atravessam a realidade brasileira.

Na área de oficinas e vivências, haverá atividades práticas como amarrações de turbantes com Dinah Souza, conversa sobre tranças com a DJ Marina Porto, além da Ação Social de Esmaltação oferecida pelo Instituto Embelleze.

A moda será representada pelo desfile kebrada Fashion, com a estilista Izablack, que traz para a passarela a estética, a representatividade e a criatividade das quebradas.

Gastronomia

De certo, na gastronomia, haverá barracas de comidas típicas, doces e acessórios afro-brasileiros garantem a diversidade cultural também nos sabores. O evento ainda contará com a presença do Projeto Duelo de Barbeiros da Quebrada, oferecendo cortes de cabelo gratuitos ao público.

Uma celebração de pertencimento

Mais que um festival, “Memórias Negras: Raízes e Resistências” é um convite à reflexão e ao pertencimento. O evento busca ampliar a visibilidade de artistas, empreendedores e intelectuais negros, fortalecendo a identidade cultural de Taboão da Serra e de toda a região metropolitana.

Realização da Objetiva Produções Cinematográficas e Eventos, com incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal, e apoio da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra / Secretaria de Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Serviço

Evento: Memórias Negras: Raízes e Resistências

Data: 8 de novembro de 2025

Horário: das 14h às 20h

Local: Estrada das Olarias, 704 – Jardim Triângulo, Taboão da Serra – SP

Entrada: gratuita

Redes sociais: ICDH.taboao / objetivaprodcult

Foto: crédito: @foto_grafista

Leia ainda: Número de adeptos do tricô e crochê cresce

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados