Arte e CulturaFestivalLazer e Diversão

Festival da Lituânia em São Paulo

Evento na Casa Museu Ema Klabin conta com apresentações de música e dança, oficinas, gastronomia e artesanatos típicos

Festival da Lituânia na Casa Museu Ema Klabin em São Paulo

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, das 11h às 18h, a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, sediará a sexta edição do LABAS – Festival da Lituânia. Além disso, organizado pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, o evento oferecerá uma imersão na cultura e na gastronomia deste país do norte da Europa, conhecido não apenas por suas paisagens deslumbrantes, mas também por suas tradições centenárias e riqueza histórica. O evento tem entrada franca.

O público poderá conferir espetáculos típicos de danças e músicas folclóricas, oficinas e palestras. Por outro lado, o festival também traz uma ampla seleção de produtos artísticos e artesanais, com peças em marchetaria, pinturas que retratam paisagens lituanas, ovos pintados à mão (margučiai), esculturas e muito mais. Dessa forma, trata-se de uma oportunidade única para adquirir souvenirs exclusivos e apreciar não só a delicadeza como também o talento dos artesãos lituanos.

 

Grupo Rambynas encanta o público com danças folclóricas. Foto: divulgação
Grupo Rambynas encanta o público com danças folclóricas. Foto: divulgação
Destaques:

Entre os destaques da programação, o grupo Rambynas, com seus trajes bordados típicos, mostrará a riqueza das danças tradicionais, como polcas e quadrilhas. Além disso, a artista Janete Zizas ministrará uma oficina sobre o karpiniukai, técnica milenar de recorte de papel que transforma simples folhas em delicadas obras de arte inspiradas na natureza.

No palco, a cantora e apresentadora de TV Loreta Sungailienė vem ao Brasil especialmente para o evento, acompanhada pelo instrumento típico kanklės, por isso, promete emocionar os espectadores com canções que preservam a tradição musical do folclore lituano.

Mitologia

O festival também celebra a mitologia do país báltico, com palestras sobre seres folclóricos e uma peça teatral com a história de amor entre a deusa do mar e um pescador, adaptada do conto “Jūratė e Kastytis”. Do mesmo modo, haverá palestras sobre o mais reconhecido pintor e compositor da Lituânia, Mikalojus Konstantinas Čiurlionis, ministrada por Natália Baria.

Além do mais, um bate-papo com Paulo Vyšniauskas explorará o simbolismo das árvores na mitologia, nos rituais e também nas tradições populares lituanas. Por outro lado, o evento proporciona uma experiência enriquecedora para quem deseja conhecer mais sobre a cultura do país.

Empresas

De certo, durante o festival, o público poderá conhecer a atuação da Teltonika Brazil, representante da empresa lituana Teltonika IoT Group no país. Referência em soluções de Internet das Coisas (IoT), a empresa desenvolve dispositivos como rastreadores GPS e gateways aplicados a áreas como transporte, logística e segurança. Com foco em conectividade e automação, suas soluções, portanto, visam facilitar o dia a dia de pessoas e empresas por meio de tecnologias inteligentes.

Também será apresentada a Solitek, empresa lituana especializada na fabricação de painéis solares premium. Com produção europeia e atuação no mercado brasileiro, a Solitek oferece soluções em energia solar reconhecidas pela robustez, eficiência e alta tecnologia, com foco em sustentabilidade e desempenho de longo prazo.

Considerado o rei dos doces na Lituânia, o šakotis faz sucesso no festival. Foto: divulgação.
Considerado o rei dos doces na Lituânia, o šakotis faz sucesso no festival. Foto: divulgação.
 Sabores da Lituânia

A gastronomia é uma das formas mais envolventes de vivenciar a cultura de um país. No festival, os visitantes poderão se conectar com as tradições lituanas. Será possível experimentar a refrescante šaltibarščiai (sopa fria de beterraba), a kugelis (torta de batata com bacon), o agurkai (pepino em conserva), a silkė ir Kopūstai (sardinha marinada), o šakotis (famoso bolo com suave sabor de baunilha, considerado o rei dos doces); žagarėliai (massa crocante envolvida em açúcar e canela), além de conservas, pães artesanais e o licor krupnikas, feito com mel.

Para acompanhar os variados pratos, os visitantes poderão provar o gira, bebida báltica feita a partir de pão de centeio levemente fermentado, amplamente consumida na Lituânia — tão popular por lá quanto os refrigerantes em outros países. Além disso, haverá opções de chopes artesanais no estilo Baltic Porter e Wittbier, produzidos com trigo e aromatizados com sementes de coentro e casca de laranja. E para os chocólatras de plantão, a produtora de chocolates Pergalė vai oferecer degustação gratuita de seus deliciosos produtos, uma verdadeira viagem de sabores.

Novos pontos turísticos

Assim, a  Lituânia tem se tornado um destino cada vez mais popular. Para saber mais sobre este país repleto de belezas naturais, castelos medievais e pontos de interesse históricos e culturais, haverá a palestra “Novos pontos turísticos na Lituânia” com o Cônsul Honorário da Lituânia no Guarujá, Carlos Levenstein.

Enfim, a programação completa do Festival Labas pode ser conferida no site da Casa Museu Ema Klabin.

Serviço:

Festival da Lituânia Labas

31/05 e 01/06/2025

11h às 18h

Entrada franca

Visita à casa museu

visitas livres: quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até às 18h

visitas mediadas quarta a sexta, às 11h, 14h, 15h e 16h. sábado, domingo e feriado, às 14h.

R$ 20 (inteira)

R$ 10 (meia) para estudantes, idosos, PCD e jovens de baixa renda

gratuidade para crianças de até 7 anos, professores e estudantes da rede pública

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Foto: Arquivo Festival da Lituânia/Divulgação.

Assessoria de imprensa: Mídia Brazil Comunicação

  • Além disso, siga Cristina Aguilera no insta

Leia ainda: Empório das Lãs celebra 18 anos inovando

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados