CelebridadesFamosos

Fenômeno Hello Kitty: o segredo por trás do sucesso

Idealizada pela Sanrio, a licença marca gerações há anos e está entre as maiores marcas femininas em faturamento no licenciamento global

Fenômeno Hello Kitty: o segredo por trás do sucesso de uma das personagens mais famosas do mundo

Primeiramente, criada em 1974 pela designer Yuko Shimizu, da licenciadora Sanrio, Hello Kitty se encontra entre as personagens mais famosas do mundo. Estima-se que a cada 10 pessoas, 9 conhecem a celebridade japonesa, famosa pelo seu tradicional laço vermelho, sempre presente em sua cabeça.

Antes de mais nada, definida pela própria empresa como “uma garota feliz e com coração de ouro”, Kitty é uma menina inglesa que nasceu em 1 de novembro. Mede aproximadamente a altura de cinco maçãs e pesa o equivalente a três unidades da fruta. Ela é uma ótima aluna, que ama estudar inglês, música e arte, e em seu tempo livre, adora tocar piano, praticar esportes, fazer cookies e criar novas amizades.

Fenômeno Hello Kitty: o segredo por trás do sucesso
Rihanna – Foto: Divulgação/acervo pessoal

Assim então, Hello Kitty é a principal personagem da licenciadora, que conta com mais de 400 criações em seu portfólio. “Ela é multitarget e encanta mulheres e meninas há mais de 48 anos. É conhecida em mais de 100 países, o que justifica ser considerada uma das maiores marcas femininas para o licenciamento nacional e internacional”, afirma Monica Joseph, gerente Comercial e Marketing da Sanrio no Brasil.

Fenômeno Hello Kitty: o segredo por trás do sucesso
Anitta – Foto: Divulgação/acervo pessoal
A queridinha das famosas

Além disso, o sucesso da Hello é tão evidente, que até mesmo as maiores celebridades do mundo, como Katy Perry, Paris Hilton, Rihanna e Anitta, não conseguiram resistir à sua fofura e simpatia.

Assim então, de acordo com Monica, o caráter fashionista da celebridade japonesa justifica a sua repercussão entre os famosos. A executiva aponta que seu design minimalista e a grande diversidade dos guias de artes desenvolvidos pela Sanrio são fatores muito importantes para o suporte no desenvolvimento realizado por diversos estilistas ao redor do mundo, os quais trazem confecções que sempre caem nas graças das cellebs.

Neste sentido, uma das estratégias que vem sendo adotadas há anos pela Sanrio são as collabs com marcas conceituadas e de grande relevância no mercado de moda e estilo. “Dessa forma, conseguimos consolidar a imagem da nossa licença como ícone fashion, e a aderência por parte de personalidades famosas acaba sendo apenas uma consequência, contribuindo organicamente na divulgação das parcerias”, pontua.

Ícone das tendências kawaii e Y2K

Então, oriundo no Japão, o conceito kawaii significa “a possibilidade do amor” e envolve tudo o que é terno e delicado. Surgiu na década de 60, e com o passar do tempo, foi conquistando uma legião de seguidores ao redor de todo o mundo.

Contudo, o Y2K — abreviação de year 2000 — também tem sido outro termo bastante comentado, em especial neste ano. Promovidas por usuários do Tik Tok, a tendência traz à tona aquilo que esteve em alta no início do milênio, período em que a protagonista da Sanrio foi marcante.

De fato, esses movimentos agiram como impulsionadores na divulgação e consumo da marca Hello Kitty, a qual se tornou um verdadeiro ícone e referência para ambos. Atentas a isso, empresas de renome, dos mais variados segmentos, passaram a trazer a querida personagem ao seu portfólio, produzindo coleções com fortes alusões ao kawaii e Y2K. Adidas, Nike, BO.BÔ, Baw Clothing e Petite Jolie foram algumas das que se renderam a esse fenômeno agora em 2022.

A chave do sucesso

Afinal, sem sombra de dúvida as tendências recentes foram favoráveis para Hello Kitty. No entanto, apenas isso não justifica sua longa trajetória de sucesso. Foi necessária a aposta em diferentes estratégias, nas mais variadas frentes, para que a licença adquirisse a força que possui nos dias de hoje.

Alías, a gerente da Sanrio no Brasil conta que a empresa desenvolve anualmente novos guias de arte da personagem, sempre embasados em pesquisa de mercado, buscando o alinhamento com os temas mais relevantes do momento. “Atualizamos constantemente os guias de arte da personagem, por meio de tendências e comportamentos atuais, de forma que ela sempre esteja presente no cotidiano das pessoas”, explica

Licenciadora

Nesse sentido, na área comercial, a licenciadora cria e desenvolve collabs e parcerias com diversas marcas, disponibilizando coleções pontuais e inéditas para os fãs, sempre oferecendo uma diversidade de produtos em diferentes segmentos. Já no marketing, a empresa aposta no formato 360, trabalhando conteúdos e ativações que promovam a experiência com a marca, além da presença no universo digital – abrangendo redes sociais, games e metaverso -, além de ações especiais nos pontos de vendas para os consumidores e divulgação com imprensa e influenciadores.

O futuro da personagem

Para os próximos anos, a licenciadora irá em busca de aproximar, cada vez mais, a Hello Kitty das novas gerações, participando do dia a dia das crianças por meio de diferentes formatos de conteúdos e experiências. “Entendemos que esse será o caminho para a manter sempre acesa no coração das pessoas”, comenta.

Pensando no público adulto, a marca seguirá com o trabalho de colaboração junto a parceiros de grande visibilidade no mercado de moda e estilo, além de lançamentos em categorias estratégicas a este nicho.

Para o público infantil

Para o público infantil, Monica relata que a chegada da série para um canal de TV por assinatura, o aumento dos conteúdos em streamings e o lançamento do filme para cinema também estão entre as estratégias da marca para o próximo ano, visando o aumento nos pontos de contato da marca com os consumidores. “A expectativa é que assim se tenha uma ascensão da visibilidade, do crescimento e do faturamento da marca Hello Kitty no mercado de licenciamento”, diz.

Além disso, todas essas movimentações estão associadas ao aniversário de 50 anos da personagem, que acontece em 2024. “Meio século de história não é para qualquer um. Contudo, a Hello marca gerações com seu carisma e fofura e estamos estruturando uma série de novidades, garantindo uma comemoração em grande estilo para a nossa celebridade.”, finaliza.

Sobre a Sanrio

Afinal, criada por Shintaro Tsuji, em 1960, a Sanrio é a empresa japonesa responsável pela criação e licenciamento de personagens como a Hello Kitty. Reconhecida como uma das maiores licenciadoras do mundo, a marca apresenta um portfólio com mais de 400 personagens, dentre eles, Chococat™, Keroppi™, Badtz-Maru™, MyMelody™, Gudetama e Aggretsuko. Assim, a marca possui cerca de 50 mil produtos que são comercializados em mais de 100 países. Presente na América do Sul desde 1999, conta com mais de 80 empresas licenciadas no Brasil nos mais diversos segmentos de produtos. Mais informações: Sanrio.

Fotos: Divulgação / Acervo pessoal
Fonte: Dezoitocom
Assessoria de imprensa:
Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo