Mercado de LuxoMercado Imobiliário

Entenda porquê altas nas taxas de juros imobiliários

Na metade do último mês de outubro, as taxas de hipoteca subiram novamente nos Estados Unidos, parando um pouco abaixo da marca de 7%

EUA: Entenda o porquê das altas nas taxas de juros imobiliários

Conforme noticiou a CNN, a hipoteca de taxa fixa de 30 anos teve uma média de 6,94% na semana que terminou em 20 de outubro, acima dos 6,92% da semana anterior, de acordo com Freddie Mac – empresa autorizada pelo governo a fornecer empréstimos e garantias. Há um ano, a taxa fixa de 30 anos era de 3,09%.

Federal Reserve

Assim então, as taxas de hipotecas mais que dobraram desde o início deste ano, à medida que o Federal Reserve (Fed) avançou com sua campanha sem precedentes de aumento das taxas de juros para domar a inflação crescente.

Dessa forma, para explicar que impactos isso pode ter no mercado imobiliário de luxo, a corretora Luciane Serifovic, que é fundadora e CEO da imobiliária de luxo Luxian, comentou que existem dois lados a serem analisados e que acabam sendo atingidos de forma distinta.

EUA: entenda o porquê das altas nas taxas de juros imobiliários
Luciene Serifovic – Fotos: Divulgação / MF Press Global
Comprar um imóvel

“Para uma pessoa que está comprando um imóvel de luxo e não precisa de empréstimo, isso é uma boa oportunidade, porque os preços tendem a cair e surgem mais oportunidades no mercado. Porém as pessoas que precisam de hipoteca não conseguem um empréstimo tão alto com as taxas como estão, porque quanto mais juros mais caro ficam as parcelas mensais e os americanos vivem, têm como parâmetro o mensal, quanto a pessoa ganha”, esclareceu.

Além disso, já o economista nova-iorquino Noah Rosenblatt, fundador e CEO da empresa UrbanDigs, explicou o possível motivo da alta também na taxa de juros imobiliários.

Setor de luxo

Afinal, segundo ele, inicialmente é preciso esclarecer que o setor de luxo não ficou imune à desaceleração, pois o Fed (Federal Reserve) continua a aumentar as taxas e as expectativas de valores terminais para combater as pressões inflacionárias rígidas.

De fato, a mudança é mais evidente ao analisar os níveis de liquidez e a atividade contratual, que caiu cerca de 50% em relação aos recordes de 2021.

Por isso, a ação do preço cai apenas modestamente ao analisar as tendências de preços de vendas medianas e mostra-se mais alta ao analisar os dados de preço por metro quadrado. Logo então, este último é provavelmente devido a uma maior concentração de unidades maiores que povoam os meses de vendas mais recentes.

Ou seja, com a atividade de contrato em queda e spreads de oferta/venda mais amplos, esperamos que a profundidade da desaceleração no setor de luxo se revele nos próximos dois trimestres, até o primeiro trimestre de 2023, explicou.

EUA: entenda o porquê das altas nas taxas de juros imobiliários
Luciene Serifovic – Fotos: Divulgação / MF Press Global
Sobre Luciane Serifovic
Enfim, Luciane Serifovic é uma potência imobiliária de luxo, líder de pensamento e CEO e fundadora da Luxian International Realty, a primeira empresa imobiliária internacional de luxo baseada virtualmente que usa a tecnologia blockchain no mundo.
Fotos: Divulgação/ MF Press Global
Assessoria de imprensa: MF Press Global
Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo