Famosos

Atriz Claudia Mauro contará experiência familiar no Fórum do AVC em Joinville

Evento ocorrerá em outubro no auditório da Unisociesc

A atriz Claudia Mauro é presença confirmada no 3° Fórum do AVC. O evento integra a programação da Campanha de Combate ao AVC 2019, promovida pela Associação Brasil AVC (ABAVC) com o intuito de chamar a atenção para os cuidados, risco e prevenção da doença que é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. O evento ocorrerá no dia 25 de outubro, das 9h às 17h, no auditório da Unisociesc, em Joinville.

Durante o Fórum, a atriz dará um depoimento sobre como foi enfrentar o AVC sofrido pela mãe em 2014. A história de Claudia Mauro e da família também é retratada na peça de autoria da atriz, “A Vida Passou Por Aqui”, texto que recebeu três grandes prêmios e já está na décima terceira temporada.

O evento é direcionado a gestores e profissionais da saúde. “Ao promover o Fórum pelo terceiro ano consecutivo chamamos a atenção para a importância da urgência do atendimento em caso de suspeita de AVC”, destaca a médica neurologista Carla Moro, coordenadora da Unidade de AVC do Hospital Municipal São José de Joinville e presidente do Conselho Curador e Fiscal da ABAVC.

Carla Moro explica que os sintomas do AVC são comuns como a assimetria da face ao sorrir, dificuldade na fala ou no entendimento do que é dito, e fraqueza em um dos braços. “Ao identificar qualquer um desses sinais é fundamental que o SAMU seja acionado pelo 192. Ele fará o encaminhamento para o centro de referência em AVC da cidade ou região”, detalha a médica. “O atendimento em caráter emergencial é fundamental para evitar ou minimizar as sequelas e a incapacidade do paciente”, complementa.

4ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC

A Campanha do AVC, também visa alertar a população para a importância da prevenção e de se adotar hábitos saudáveis por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos. Para incentivar a prática, no dia 29 de setembro a ABAVC promoverá a 4ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC. O evento terá largada às 6h58, para o Grupo Pernas Solidárias, e às 7h para as corridas e caminhada, em frente ao Centreventos Cau Hansen. Veja mais detalhes em: https://abavc.org.br/index.php/2019/09/18/associacao-de-joinville-promove-a-4a-corrida-e-caminhada-de-combate-ao-avc/

Projeto Exposição Interativa nas Escolas

A ABAVC também prove em Joinville o Projeto Exposição Interativa nas Escolas e no Shopping Mueller Joinville. A inciativa teve início no dia 5 de setembro, com a capacitação de professores e prossegue até 29 de outubro, último dia da mostra no Mueller. Confira a programação completa da exposição: https://abavc.org.br/index.php/2019/09/06/abavc-capacita-multiplicadores-de-conhecimentos-sobre-avc/

Confira a programação 3° Fórum do AVC

09h – Welcome Coffee

09h30 – Abertura

Palestras

09h40 – Linha do Cuidado ao AVC no Município de Joinville – Nutricionista Janine Guimarães;

10h20 – Projeto Indicadores Assistenciais – Enfermeira: Vivian Nagel;

11h – Custo do AVC em Joinville – Enfermeira Juliana Safanelli;

11h40 – Planejamento estratégico para reduzir o impacto do AVC na sociedade – Médico neurologista, Henrique Diegoli;

12h20 – Tratamento do AVC – Custo ou Valor? – Médico neurologista e neurorradiologista, Pedro Magalhães;

13h – Intervalo;

13h20 – Projeto Escolas Estaduais – Médica neurologista e presidente do Conselho Fiscal e Curador da ABAVC, Carla Heloisa Cabral Moro;

13h40 – Projeto Escolas Estaduais – experiência – Diretora da Escola Deputado Nagib Zattar, Rute Ribeiro Hoepfner;

14h20 – Projeto Escolas Estaduais – resultados – Acadêmica de Medicina, Isabela Gasparino Boehm;

14h40 – Projeto FA SUS – Racional – Médico hematologista, Marcelo Lacerda;

15h20 – Projeto FA SUS – Estruturação – Enfermeira Juliana Safanelli;

16h – Depoimento – Atriz Claudia Mauro: AVC na minha família;

17h – Debate com o público – Médico neurologista, Alexandre Longo;

17h30 – Encerramento.

 

Sobre o AVC

O Acidente Vascular Cerebral é consequência de um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro, e pode causar a morte ou, na maioria dos casos, algum tipo de sequela, como alterações motoras, visuais, linguagem, cognitivas, entre outras. O indivíduo acometido pode desenvolver o comprometimento da mobilidade, inclusive para e atividades simples do dia a dia, como vestir-se e fazer a higiene pessoal. Aproximadamente metade dos acometidos terá depressão e podem apresentar déficit de memória. A incapacidade poderá levar a aposentadoria precoce, necessidade de cuidadores e perda a independência.

 

Sobre a Associação

A Associação Brasil AVC (ABAVC) é uma instituição civil, sem fins lucrativos, fundada em 14 de fevereiro de 2005, em Joinville, SC. O principal objetivo é levar à comunidade informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), orientando sobre os sinais e sintomas, conduta diante de uma ocorrência e alerta sobre os fatores de risco para a prevenção primária da doença, evitando que acometa novos indivíduos. Assim como atuar nas políticas públicas e linha do cuidado do AVC, para garantir acesso à prevenção, tratamento e reabilitação.

Jornalista: Liana Trevisan

Atriz Claudia Mauro contará experiência familiar
Foot Divulgação
Atriz Claudia Mauro contará experiência familiar
Foot Divulgação
Atriz Claudia Mauro contará experiência familiar
Foto Divulgação

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo