Eduardo Natalino ministra palestra na Casa Museu Ema Klabin
Encontro explora monumentalidade Indígena e desconstrói estereótipos históricos
Casa Museu Ema Klabin: palestra explora monumentalidade Indígena e desconstrói estereótipos históricos
No próximo sábado, 5 de outubro de 2024, das 11h às 13h, o professor Eduardo Natalino dos Santos ministra na Casa Museu Ema Klabin a palestra A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias nacionais e escolares sobre os povos indígenas. De certo, são 95 vagas gratuitas ou com contribuição voluntária. Além disso, as inscrições podem ser realizadas pelo site da Casa museu.
Nas últimas décadas, foram significativos os avanços no modo como os povos indígenas são tratados na educação escolar, nos meios de comunicação e nas memórias históricas dos não indígenas. No entanto, apesar desses avanços, muitos estereótipos ainda são reproduzidos. O escritor e professor da Universidade de São Paulo (USP) Eduardo Natalino dos Santos abordará um desses estereótipos: a oposição hierarquizante e evolucionista entre povos indígenas que produziram ou não monumentalidade em suas edificações, vilas e cidades. Essa oposição, em geral, se traduz na admiração destinada aos famosos maias, astecas e incas, por exemplo, e no descaso de nosso olhar para as realizações materiais e intelectuais dos povos indígenas da região do Brasil.
Enfim, a palestra contará com interpretação em libras.
Serviço:
Palestra presencial
A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias nacionais e escolares sobre os povos indígenas – Eduardo Natalino dos Santos
5 de outubro, das 11h às 13h
Gratuito
95 vagas por ordem de inscrição
Foto: Eduardo Natalino
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
- Mídia Brazil Assessoria de Imprensa
- Além disso, siga Cristina Aguilera no insta
- Enfim, leia ainda: Glauco Lima se aprofunda em técnicas italianas de treinamento de cães de resgate