Arte e CulturaBebidasEmpreendedorismo

Café turco para todos os gostos cultura e tradição

Diferentes sabores agradam paladares exigentes

Em 2013, a cultura e a tradição do café turco foram incluídas na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.  A bebida é parte fundamental da cultura nacional, e a palavra turca “kahvaltı” se traduz literalmente como “a refeição antes do café”. Ao visitar casas de qualquer nativo, o café sempre faz parte de todas as ocasiões e é oferecido ao se entrar na cozinha. Como parte da tradição local, ela é servida nas celebrações, noivados, nascimentos e todo tipo de ocasião.

Ler o futuro nas borras de café é outra tradição e a popularidade da bebida levou à abertura dos primeiros cafés em Istambul e, a partir daí, se espalhou para o resto da Europa. “Cada xícara de café carrega 40 anos de lembranças”, diz um provérbio tradicional turco, para se ter uma ideia do quão importante ele é para a cultura.
Mas o que é café turco e o que o diferencia de outros tipos de café? Não é simplesmente o grão, como muitos acreditam. Na verdade, qualquer tipo de grão de café pode ser usado para café turco – embora alguns funcionem melhor que outros, é claro. O café turco nada mais é do que grãos moídos muito finamente e que são deixados na bebida quando servida. O café é fervido várias vezes com açúcar dentro até espumar em uma panela especial chamada Cezve. Então, quais são esses vários tipos de café turco?

Menengiç

O café turco Menengiç é feito com grãos da árvore Pistacia terebinthus, nativa do sudeste do país. O café não apresenta cafeína e possui um sabor mais frutado que o normal, embora ainda seco e, como é feito da mesma maneira que a versão comum, apresenta mais ou menos a mesma consistência. É uma iguaria local e difícil de encontrar em qualquer lugar fora da Turquia. Assim como outros cafés, ele traz vários benefícios à saúde.

Dibek

O café turco Dibek é um café turco moído com um pilão e almofariz de pedra. A forma como ele é triturado muda o sabor, deixando um pouco mais leve, tanto na cor quanto no sabor. O pó fica um pouco mais grosso e a preparação é levemente diferente. O café recebe água quente, em vez de ser aquecido durante o preparo. Muitos estabelecimentos têm diferentes tipos da bebida no cardápio e quem prefere algo mais leve pode optar por essa opção.

Mırra

O café Mirra é mais forte e levemente amargo (a palavra mirra é derivada da palavra árabe para amargo). O sabor vem dos grãos torrados duas vezes e não moídos tão finamente quanto o café turco tradicional. Frequentemente, cardamomo ou outros sabores são adicionados e é possivelmente a forma mais comum de café no sudeste da Turquia, principalmente em Urfa.

On Sand/Coals/Ashes

Essas são as maneiras diferentes pelas quais o café turco pode ser cozido: na areia, no carvão ou nas cinzas. Este processo afeta o gosto, sendo o cozimento na areia a forma mais tradicional. Nas casas, é normal que eles sejam cozidos em um fogão aberto, mas acabam perdendo um pouco do sabor.

Damla Sakızlı (com goma mástique) e outros cafés turcos aromáticos

Chocolate, cardamomo, baunilha, avelã e caramelo podem ser adicionados ao café turco, embora o aditivo mais comum seja o mástique. Ele confere um sabor único que complementa sutilmente o café.

Sobre a Turquia 

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, o país é um destino único que recebeu no ano passado mais de 45 milhões de turistas. O país que sempre foi um centro de interação cultural e lar de climas variados inspira os visitantes de hoje com sua história, natureza e gastronomia que refletem a diversidade de civilizações há séculos. Localizada numa intersecção de culturas, a Turquia tem uma compreensão distinta da arte e da moda, que é a síntese da tradição e da modernidade e sua vida extremamente dinâmica de compras e entretenimento também atrai visitantes de todo o mundo.

Facebook: /DescubraTurquia

Instagram: @DescubraTurquia

 Escritório de Cultura e Turismo da Turquia

MAPA Comunicação Integrada

Maryon Machado – Assistente de Comunicação
maryon@mapacomunicacao.com.br

Rodrigo Boro – Gerente de Contas Internacionais
rodrigo@mapacomunicacao.com.br

+ 55 (11) 5096-3137 / (11) 2507-6867

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano Simplesmente um luxo!

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo