Arte e CulturaCelebridadesTV

Ana Beatriz Nogueira retorna ao Teatro Petra Goldo

Devido ao grande Sucesso Ana Beatriz Nogueira retorna ao Teatro Petra Goldo com monólogo baseado em conto de Clarice Lispector

“Um Dia a Menos”, espetáculo solo que abre as comemorações pelos 35 anos de carreira de Ana Beatriz Nogueira, fará uma segunda temporada no mesmo teatro e horários. O texto, uma adaptação do conto homônimo de Clarice Lispector, inaugurou e fidelizou o horário vesperal das 17h do Teatro Petra Gold, no Leblon.

A adaptação e a direção são de Leonardo Netto, recentemente vencedor do Prêmio Cesgranrio de Melhor Texto por “A Ordem Natural das Coisas”, além de indicado nas categorias de Melhor Espetáculo e Melhor Direção. Foi também indicado aos Prêmios Shell e APTR pelo mesmo texto.

“Um Dia a Menos” é um dos últimos contos escritos por Clarice Lispector (1920-1977), já no ano de sua morte. O texto fala da solidão e dos possíveis muros que às vezes levantamos, sem perceber, ao nosso redor.

Como que por um buraco de fechadura, acompanhamos a história desta mulher que é às vezes engraçada, às vezes patética, mas sempre de uma humanidade reconhecível por qualquer um. Uma mulher aparentemente normal, como muitas que vemos diariamente, conversando numa portaria, pagando uma conta num guichê de banco, comprando uma carne no supermercado.

O que mais me atrai neste texto é a humanidade da personagem criada pela autora. Esta personagem que tem como árdua a tarefa de atravessar um dia inteiro. De uma humanidade, repito, reconhecível por todos”, explica a atriz.

SINOPSE

Margarida (Ana Beatriz Nogueira) vive só, desde que sua mãe morreu, na mesma casa onde nasceu e cresceu. A funcionária doméstica da vida inteira está de férias, não há mais ninguém por perto, e ela tem diante de si a árdua tarefa de atravessar mais um dia inteiro sozinha, dentro de casa. Ela cumpre seus rituais diários, esquenta sua comida, almoça, torce para que o telefone toque, e vai buscando o que fazer até a hora do jantar, quando finalmente anoitece e pronto, um dia a menos. Até que, esgotada pela repetição infinita, Margarida tem um rompante inesperado.

A MONTAGEM

Utilizando uma poltrona, uma mesa de apoio e um telefone, Ana Beatriz Nogueira nos faz, com seu trabalho, enxergar uma casa inteira. Para o diretor, Leonardo Netto, a economia de recursos foi uma escolha, um caminho para se chegar ao essencial do teatro: o ator e a idéia contida no texto, que este ator vem dividir com o público.

Um Dia a Menos, além de um espetáculo, ouso dizer, complexo na sua simplicidade, é também uma reafirmação da crença no poder de comunicação do teatro que, se resiste há cinco mil anos e sobrevive a todas as crises, é porque pode abrir mão de tudo, menos do humano. Do elemento humano, do questionamento humano, do pensamento humano. Ainda temos muito o que entender sobre nós mesmos. Esperamos estar contribuindo de alguma forma.”, acredita o diretor, Leonardo Netto.

Serviço

“Um Dia a Menos”, de Clarice Lispector

Local: Teatro Petra Gold

Endereço: Rua Conde de Bernadotte, 26 –  Sala Marília Pera – Leblon / RJ

Telefone: (21) 2529-7700

Temporada: 16 de novembro a 08 de dezembro

Horários: sábado e domingo, às 17h

Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira)

Classificação: 12 anos

Ficha técnica

Elenco: Ana Beatriz Nogueira

Adaptação e direção: Leonardo Netto

Duração: 50 minutos

Gênero: Drama

Figurino: Kika Lopes

Ambientação: Leonardo Netto e Ana Beatriz Nogueira

Produção: Ana Beatriz Nogueira

Desenho de luz: Aurélio De Simoni

Assessoria de Imprensa do Teatro Petra Gold

Amigos Assessoria de Comunicação

Rogério Alves e Mauricio Aires

E-mail: rogerioalves@amigosassessoria.com.br

Telefone: 21 2247 – 5122

Ana Beatriz Nogueira retorna ao Teatro Petra Goldo
Foto Divulgação
Ana Beatriz Nogueira retorna ao Teatro Petra Goldo
Foto Divulgação
Ana Beatriz Nogueira retorna
Foto Divulgação
Ana Beatriz Nogueira retorna
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo