ComportamentoTecnologia

Como evitar cair em golpes na internet

Jamais clicar em links, jamais enviar dinheiro e ligar de vídeo para quem solicitou algo do tipo são maneiras de evitar perdas

Como evitar cair em golpes na internet

Primeiramente: você já caiu em algum golpe na internet? Certamente, se não caiu, conhece mais de uma pessoa que teve o whatsapp clonado ou a conta do Instagram invadida. Mas agora você entenderá melhor algumas formas de evitar perder suas contas e de cair em golpes na Internet.

Nunca clique em links

Se oferecerem um jantar, passeio ou item grátis e pedir para você clicar em um link enviado por SMS para finalizar o processo… Nem responda. Nenhum clique, nem de perfis que parecem confiáveis.

Quando você clica em um link, os golpistas podem facilmente alterar a senha, e-mail e e-mail de recuperação de conta. E é muito difícil recuperar a conta nesses casos.

Se te enviarem link por SMS para validar algo, saiba que é golpe.

Não envie dinheiro para ninguém sem confirmação

Mesmo se alguém da sua confiança pedir para fazer um pix, uma transferência com alguma desculpa… Primeiramente: não faça! Segundo, ligue de vídeo. Se não te atenderem você já tem a confirmação de que é um golpe.

Aliás, se possível, avise a pessoa que estão usando seu número, nome e foto para pedir dinheiro no whatsapp. Assim você protege mais pessoas. Aliás, tente avisar pai, mãe, companheiro(a), filhos da pessoa para chegar até ela. Mas avise o mais rápido possível para evitar que pessoas mais inocentes a cair no golpe.

Assisenses têm WhatsApp clonado e amigos caem em golpe
Foto: divulgação

Páginas e anúncios no Facebook

Preste muita atenção aos banners com promoções quase inacreditáveis que aparecem enquanto você está no Facebook. Porque os golpistas criam ofertas de produtos de alta demanda a preços muito sedutores, com produtos que jamais serão enviados para sua casa.

Então, se você viu aquele anúncio que nem parece realidade… suspeite. Pois lojas grandes e confiáveis costumam ter o selo de verificação fixado ao lado do nome. Cheque as interações no perfil, número de seguidores e frequência de postagens, faça perguntas… Só não confie de primeira!

Capa: Pexels

Fonte: Juliana Umbelino – Pa’lante Soluções Digitais

Leia também: Tutorial fácil: como gerar link do whatsapp comercial

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo