Como Criar Um Logotipo Para o Seu Negócio
7 dicas para te ajudar nesse processo de desenvolvimento do seu primeiro logotipo
Como Criar Um Logotipo Para o Seu Negócio
Se você vai começar a empreender, não deixe o seu logotipo para depois. Aprenda como desenvolver a identidade visual do seu negócio em passos simples. O logotipo é a sua identidade de marca. Se você ainda não possui a representação gráfica da sua marca, você precisa de um criador de logo para transformar em arte a identidade do seu negócio. O seu logotipo é um dos itens essenciais para a identificação da sua marca e assim, faz parte da estratégia de marketing.
Criar um logotipo pode parecer complicado e envolver muita criatividade. Porém, esse processo é mais fácil do que você imagina e você, como empreendedor, é a pessoa certa para criar seu próprio logotipo de forma fácil e descomplicada. Para isso, vamos compartilhar 7 dicas para te ajudar nesse processo de desenvolvimento do seu primeiro logotipo – isso mesmo! Primeiro, porque assim como marcas famosas como a Coca Cola evoluíram em seu design, você também pode.
7 Dicas para Criar seu Logotipo
Apenas no primeiro semestre de 2022, foram abertas mais de 2 milhões de novas empresas no Brasil e a expectativa para 2023 é de abertura de 4,35 milhões de empresas. Os números de novos negócios são altos e, para não deixar seu negócio passar despercebido, é necessário desenvolver o logotipo que representa exatamente seu negócio, produto ou serviço. Fique atento às nossas dicas para criar um logotipo de impacto.
#1 Qual o significado do seu logotipo?
O logotipo é composto por símbolos, cores e palavras que têm por objetivo identificar sua marca. Portanto, vale pensar em um símbolo que tenha um significado para você, empreendedor, e para o seu negócio. Um bom exemplo de logotipo é da empresa Nike, que possui o nome de uma deusa grega que representa vitória, força e velocidade, e o símbolo assemelha-se a uma de suas asas.
#2 Quais cores representam seu negócio?
A escolha das cores do seu logotipo vai facilitar a estratégia de branding da sua marca. É preciso entender os efeitos de cada cor no comportamento do seu público-alvo, de acordo com o seu produto ou serviço. Aplicar a psicologia das cores no seu logotipo e estratégia de marketing irá colaborar para destacar sua marca no mundo dos negócios.
#3 Pense no seu público-alvo
Definir o seu público-alvo também tem importância para a elaboração do seu logotipo. Quais são os tipos de clientes que você deseja alcançar? Além disso, pense no seu público-alvo e como seu público-alvo pensa.
#4 Busque inspiração em marcas consagradas no mercado
Não vale copiar e colar, mas buscar inspiração nos logotipos de marcas famosas e seu processo de criação é válido! Pense em marcas que possuem um logo reconhecido amplamente, como a produtora de sorvetes Kibon, que em outros países possui um nome diferente, mas seu símbolo é o mesmo e pode ser reconhecido por qualquer consumidor que esteja viajando mundo afora.
#5 Aposte na simplicidade
O “M” do McDonalds, o “F” do Facebook e o passarinho do Twitter são bons exemplos de logos simples, mas bem elaborados. A escolha das cores, símbolo e fonte do texto que compõem o design devem chamar a atenção, ser facilmente reconhecidos e lembrados. Então, sintetize as informações necessárias da identidade do seu negócio no símbolo e texto que representam sua marca de maneira simples e fácil de compreender.
#6 Fique atento as tendências de marketing
É essencial que se faça um breve estudo das tendências de marketing voltado para o seu tipo de negócio para identificar o que o seu público-alvo busca ou o que lhes chama a atenção. Por isso, o desenvolvimento de um logotipo alinhado a uma estratégia de marketing vai ajudar a impulsionar o reconhecimento da marca no mercado.
#7 Refaça o logotipo
Sim! Tenha o primeiro projeto como rascunho. Peça feedbacks de pessoas que poderiam ser seus clientes ou de alguém que entenda sobre design. Além disso, veja se a avaliação deles corresponde ao que você deseja comunicar através do seu logotipo. Avalie as sugestões e opiniões para então refazer seu logotipo. Seja paciente!
Identidade gráfica criada, marca divulgada
Algo que parece tão pequeno, mas possui um grande impacto nas estratégias de marketing do seu negócio e, por isso, a criação do logotipo precisa de dedicação. Após todo o processo de desenvolvimento, com o alinhamento da identidade da marca com as tendências de marketing e de mercado, escolha do símbolo, cores e tipografia, a sua identidade visual estará pronta para ser publicada.
A linha de fundo
Você deve usar seu logotipo em campanhas publicitárias, no website ou blog do seu negócio, assinaturas de e-mails e cartões de visita, produtos e muito mais. De fato, seu logotipo representa o seu negócio e você deve dar publicidade a ele. Torne sua marca reconhecida através do seu logotipo.
E, como falado no início deste artigo, a identidade gráfica do seu negócio pode melhorar com o tempo, seguindo as tendências e o próprio desenvolvimento do seu negócio. Então guarde seu projeto no criador de logotipo e permita-se evoluir como as grandes marcas.
Fonte: Ocere Ltd
Veja mais: Tendências de mercado e marketing para 2023