Está ficando cada vez mais fácil e mais barato viajar para o Chile. Agora os baianos poderão curtir o verão e os próximos invernos no Chile. O Salvador Bahia Airport e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), acabam de fechar um acordo com a companhia aérea SKY, low cost, para operar três voos semanais – às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados -, a partir do dia 30 de dezembro. Atualmente, o Chile é o segundo maior emissor de turistas para a capital baiana, mesmo sem ter o voo direto. A conexão direta entre as duas cidades vai estimular ainda mais a vinda de chilenos para o estado, movimentando toda a cadeia de turismo. “A atração destes voos para a capital baiana reafirma o compromisso da Prefeitura de Salvador em buscar meios para manter e ampliar o nosso fluxo turístico. Na última temporada, tivemos o verão mais movimentado da década e nesta queremos superar ainda mais esta marca”, afirma o Prefeito ACM Neto.
Para o gestor da Secult, Claudio Tinoco, esta é uma medida que também visa aproximar ainda mais os chilenos da capital baiana. “Estamos trabalhando incessantemente para continuar fazendo o turismo de Salvador crescer. Por isso mesmo, apoiaremos medidas que sejam efetivas na vinda de turistas para a nossa cidade. Salvador sai na frente ao atrair importante companhia aérea estrangeira e estabelecer uma conexão direta com um dos principais mercados da América Latina.”, pontua. Segundo a Secult, cerca de 3,7 milhões de visitantes passaram por Salvador no verão de 2018/2019. “Um dos objetivos prioritários do Salvador Bahia Airport é justamente o aumento do tráfego aéreo. Estamos particularmente felizes com esta rota, pois conectará dois aeroportos da rede Vinci Airports, que também tem participação no Aeroporto de Santiago do Chile”, ressalta Graziella Delicato, gerente de negócios aéreos do Salvador Bahia Airport.
O Chile está na preferência dos brasileiros. O país recebeu o número recorde de 589.172 turistas saídos do Brasil, quantidade 8,1% maior do que a registrada em 2017, de acordo com o Serviço Nacional de Turismo do Chile. E existem diversos motivos que explicam esses dados. A capital Santiago possui ótima estrutura, vistas deslumbrantes, rica gastronomia e cultura diversificada. Um dos destaques fica por conta do visual da Cordilheira dos Andes, que cerca toda a cidade e é visível em vários pontos, além dos mirantes que garantem um panorama ainda mais impressionante.
A SKY foi fundada em 2002 por Jürgen Paulmann e se tornou uma das companhias mais importantes do Chile e da região, transportando 25% dos passageiros domésticos. Em 2014, o filho do fundador assumiu e promoveu mudanças na gestão e decidiu transformar no ano seguinte a SKY na primeira empresa aérea low cost do Cone Sul, impactando o mercado doméstico com uma redução de tarifas da ordem de 35%. Com uma frota de 20 aeronaves, a empresa hoje oferece voos internacionais para destinos como Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Lima, Montevideo, Rio de Janeiro e São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, a SKY foi premiada como a “Melhor Companhia Aérea Low Cost da América do Sul”, no ranking elaborado pela Skytrax, considerado o Oscar da aviação mundial.
“Na SKY, nosso objetivo é mobilizar sonhos, idéias e projetos, disponibilizando os céus para todos. O anúncio de que agora vamos operar a rota Santiago-Salvador com um voo direto é uma ótima notícia e contribui diretamente para esse objetivo. O melhor é oferecer aos chilenos e brasileiros a possibilidade de um voo direto e rápido na melhor linha companhia aérea low cost da América do Sul, segundo o último ranking da Skytrax, e com a frota de aviões mais moderna da América do Sul, o A320 Neo.”, disse Holger Paulmann, CEO da SKY. As rotas para o Brasil, incluindo a nova rota Santiago-Salvador, são operadas com a nova frota de aeronaves A320neo, a mais nova e moderna de uma companhia aérea de baixo custo na América do Sul. Estas aeronaves destacam-se por sua eficiência no consumo de combustível, segurança e menor impacto no meio ambiente. Informações e reservas em www.skyairline.com
Leia ainda: Brasília é a Capital do Moto Week que reúne cerca de 700 mil motociclistas do Brasil e países vizinhos