Brasileiro pretende investir na construção civil nos EUA
João Antunes Junior é engenheiro civil com quase duas décadas de carreira.
Brasileiro pretende investir na construção civil nos EUA
O sonho da casa própria é um dos pilares do ideal americano, pois simboliza estabilidade, segurança e a conquista de um estilo de vida independente. Para muitas famílias nos Estados Unidos, adquirir um imóvel vai além de uma necessidade habitacional, trata-se de um marco de sucesso pessoal e financeiro.
Apesar disso, a concretização desse sonho enfrenta desafios significativos, como o aumento do custo dos imóveis, a escassez de habitações e as flutuações econômicas. Mesmo diante dessas dificuldades, a propriedade de um lar continua sendo uma prioridade para grande parte da população, especialmente para os millennials, que veem na casa própria uma oportunidade de construir um futuro mais estável e um legado para suas famílias.
De acordo com a Statista, as tendências de aquisição de imóveis variam entre gerações. Embora a taxa de propriedade entre americanos com mais de 65 anos esteja em declínio, 95% dos millennials que atualmente alugam imóveis planejam comprar uma casa em um futuro próximo. Ou seja, possuir imóveis continuará sendo relevante, já que os millennials devem liderar a maioria dos lares nas próximas duas décadas.
No entanto, dados do Business Insider apontam que os Estados Unidos enfrentam uma grave escassez de moradias, tornando ainda mais difícil para os americanos adquirirem imóveis. Famílias padrão, incluindo casais e famílias pequenas com crianças, pertencem a esse grupo-alvo.
Com o objetivo de contribuir para melhorar este cenário, o engenheiro civil João Antunes Junior pretende investir no mercado americano da construção civil, oferecendo soluções habitacionais acessíveis, energeticamente eficientes e sustentáveis. Para isso, o especialista quer estabelecer a Formula Builder USA, uma construtora sediada em San Diego, na Califórnia, focada na entrega de propriedades residenciais de alta qualidade e custo acessível. “Por meio de métodos de construção inovadores e da incorporação de práticas de construção sustentável, pretendo causar um impacto duradouro no mercado imobiliário dos EUA, reduzindo a pegada ambiental ao mesmo tempo que atendo à necessidade urgente de soluções habitacionais acessíveis”, explica.
Além da significativa escassez de moradias nos EUA, o país enfrenta a falta de mão de obra no mercado de trabalho e a crescente demanda por serviços de construção. Neste sentido, Antunes também irá contribuir para suprir essa situação. “A Formula Builder USA vai causar um impacto positivo na economia e na sociedade americana ao aumentar o acesso a moradias de baixo custo para famílias de classe média, estudantes e indivíduos”, projeta o engenheiro.
Com a criação da empresa, a introdução de técnicas inovadoras de construção e a implementação de sistemas eficientes em energia, Antunes busca combater os custos crescentes de moradia e promover o desenvolvimento sustentável. Ao impulsionar a demanda por materiais e tecnologias eficientes em energia, o empreendimento também quer abrir novas oportunidades para fornecedores, fabricantes e inovadores no campo das tecnologias verdes.
Entenda mais sobre a Formula Builder USA
A Formula Builder USA será uma empresa de construção e imobiliária voltada para estudantes, solteiros e famílias de classe média em busca de casas geminadas e apartamentos de um quarto. De acordo com o engenheiro, a empresa também se especializará na implementação de sistemas de eficiência energética nas residências de seus clientes. “Meu principal objetivo nos Estados Unidos será realizar projetos que ofereçam soluções acessíveis, considerando o aumento significativo nos preços dos materiais de construção, que atingiram seu maior pico em 30 anos”, cita ele.
O empreendimento construirá principalmente propriedades para aluguel e venda, especificamente unidades habitacionais de baixo custo. As casas geminadas serão residências construídas em série, com paredes compartilhadas entre as casas vizinhas, e apresentarão características como formatos, alturas e fachadas uniformes, além de linhas de telhado harmoniosas. Já os apartamentos de um quarto contarão com uma área de descanso separada por paredes sólidas, banheiro independente e, em alguns casos, cozinhas integradas ao ambiente principal em um design contemporâneo.
De fato, a Formula Builder USA também priorizará a instalação de sistemas de eficiência energética que reduzam o consumo de energia durante o aquecimento, resfriamento e uso de eletrodomésticos. A produção de bens e o processo de construção seguirão práticas energeticamente eficientes, incluindo o uso de equipamentos e aparelhos de baixo consumo, conforme garante o engenheiro.
Por exemplo, Antunes adianta que a empresa gerenciará todas as etapas dos projetos, desde a preparação inicial até a entrega das chaves aos clientes. Além disso, garantirá que seus métodos e práticas estejam em conformidade com as regulamentações de construção nos estados onde atuará, como Califórnia, Flórida e Texas, para onde pretende expandir os negócios.
Sobre o profissional:
João Antunes Junior, engenheiro civil formado pela FUMEC, lidera a direção estratégica da Construtora Fórmula, supervisionando operações, desenvolvimento de negócios, expansão do portfólio de projetos e liderança executiva. Com uma carreira de quase 20 anos, acumulou experiência na Construtora MRV, onde supervisionou projetos de construção e, como gerente regional, coordenou múltiplos projetos e equipes de engenharia e construção.
Fotos: Freepik / Divulgação
Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias
Veja mais: Inovação e sustentabilidade no mercado da construção civil