Economia e NegóciosTecnologia

Brasileiro aposta em segurança inteligente com IA nos EUA

Mercado em expansão movimenta bilhões e promete transformar o setor.

Brasileiro aposta em segurança inteligente com IA nos EUA

Com ameaças cada vez mais sofisticadas, tanto no ambiente digital quanto no físico, a busca por soluções integradas de segurança tem crescido exponencialmente em diversos países — e os Estados Unidos lideram esse movimento. Por outro lado, a inteligência artificial (IA) tornou-se a principal aliada na prevenção de crimes, proteção de dados e monitoramento em tempo real de ambientes sensíveis. De olho nesse cenário, o brasileiro Marcello Raduan Miguel, especialista em auditoria, governança e segurança institucional, prepara-se para abrir a empresa Sentinel AI Security, em Miami, na Flórida.

“O mundo mudou. A criminalidade hoje é híbrida — ela acontece tanto nas ruas quanto nas redes. Portanto, a nossa proposta é unir esses dois mundos, oferecendo soluções que protejam pessoas, patrimônios e dados com a mesma eficiência”, afirma Miguel.

Segundo dados do relatório Artificial Intelligence in Security – Global Market Report 2024, publicado pela The Business Research Company, o mercado global de soluções de segurança com IA movimentou US$ 27,2 bilhões em 2024 e deverá ultrapassar US$ 78 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual superior a 24%. Além disso, nos Estados Unidos, a demanda vem sendo impulsionada por setores como transporte público, saúde, educação, finanças e serviços públicos — todos com alto risco de incidentes e necessidade de conformidade regulatória rígida.

Por exemplo, cidades como Nova York já utilizam IA para monitoramento comportamental em estações de metrô, com sistemas capazes de identificar atitudes suspeitas e emitir alertas preventivos. Escolas em diversos estados estão implementando câmeras com reconhecimento de armas e controle automatizado de acessos, enquanto hospitais reforçam a segurança digital para proteger dados de pacientes contra ataques cibernéticos.

Brasileiro aposta em segurança inteligente com IA nos EUA
Brasileiro aposta em segurança inteligente com IA nos EUA – Foto Freepik – Divulgação
A proposta do empresário

A empresa que Marcello pretende fundar nasce com a proposta de oferecer soluções completas e integradas que combinem segurança física (como câmeras, sensores e alarmes), automação residencial e corporativa (com dispositivos inteligentes e assistentes virtuais), e cibersegurança (como firewalls, redes privadas virtuais e sistemas de detecção de invasões). Por isso, “A IA é o coração da nossa operação. Ela vai permitir identificar riscos antes que eles se concretizem, seja por meio da análise de imagens, dados ou padrões de comportamento. Isso é muito mais do que segurança: é antecipação”, explica o empreendedor.

Entre os serviços oferecidos, estão:
  • Instalação e monitoramento de câmeras inteligentes com IA, capazes de realizar reconhecimento facial e leitura de placas veiculares;
  • Controle de acesso biométrico, com integração a dispositivos móveis e softwares de gestão;
  • Sensores inteligentes para detectar movimentações, incêndios ou emergências médicas;
  • Consultoria em auditoria de riscos e conformidade regulatória, especialmente para empresas de médio e grande porte;
  • Serviços de cibersegurança corporativa, incluindo proteção de dados sensíveis, prevenção contra ransomware e resposta a incidentes em tempo real;
  • Integração de automação residencial e empresarial com assistentes como Alexa, Google Assistant e dispositivos IoT (Internet das Coisas).
Segurança e eficiência em um só pacote

A ideia é atender clientes variados — desde condomínios residenciais e escolas até empresas de tecnologia, bancos e instituições públicas. Segundo Miguel, um dos grandes diferenciais da Sentinel AI Security será a possibilidade de personalização: De fato, “Cada cliente tem uma realidade. Um hospital tem necessidades diferentes de uma transportadora ou de um hotel. Vamos adaptar nossas soluções para atender a cada setor com eficiência, respeitando normas e orçamentos”.

A princípio, O plano de expansão da empresa já está traçado. Após Miami, a expectativa é chegar a Orlando no segundo ano, especialmente para atender o setor turístico. Depois, o foco será Austin, no Texas — considerada hoje um dos maiores polos de tecnologia e inovação dos EUA. Ou seja, futuramente, virão Nova York e cidades como Chicago, Houston e Los Angeles.

Para Miguel, o impacto social e econômico do negócio também deve ser considerado. Bem como; “A segurança inteligente pode salvar vidas, reduzir perdas financeiras, aumentar a eficiência energética e até impulsionar a economia ao gerar empregos qualificados em áreas como IA, cibersegurança e automação. Nossa missão é contribuir com isso”, afirma o especialista.

De acordo com estimativas do Departamento de Comércio dos EUA, mais de 3,5 milhões de empregos em cibersegurança deverão ser criados até 2025, evidenciando a importância e a urgência do setor.

Um brasileiro à frente da inovação

Antes de ingressar no setor de tecnologia, Marcello Raduan Miguel construiu uma carreira sólida na administração pública brasileira. Formado em Direito e com especialização em auditoria e gestão de riscos, atuou como gerente de controle interno e como policial civil, assim, participando de operações em áreas de alto risco. Agora, ele combina sua bagagem jurídica e estratégica com inovação tecnológica, mirando um mercado promissor e carente de soluções híbridas de segurança.

“Acredito que o futuro da segurança está na convergência entre tecnologia, governança e prevenção. Por isso, os Estados Unidos oferecem o ambiente ideal para esse tipo de inovação, e estou pronto para contribuir com minha experiência nesse novo desafio”, conclui.

Sobre o profissional:

Marcello Raduan Miguel é bacharel em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Especialista em auditoria, governança e controle de gestão, assim, possui sólida trajetória na administração pública e na segurança institucional.

Atualmente, é assessor especial da gerência de auditoria e controle da gestão (GAG), onde atua na análise e implementação de políticas, projetos e normativas voltadas ao saneamento. Antes de sua atuação na área de auditoria, destacou-se como Policial Civil, participando de diversas operações estratégicas em áreas de risco e zonas de conflito.

Fotos: Freepik / Divulgação

Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias

Veja mais: Segurança do futuro

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar