Bloco do Sargento Pimenta faz Carnaval com The Beatles
Segundo maior bloco carioca, Bloco do Sargento Pimenta, lança disco que inclui ensaios indoor de outros blocos, como Confraria do Pasmado, Baixo Augusta e Tarado Ni Você.
Na quinta, 1o de fevereiro, às 22h30, o Bloco do Sargento Pimenta faz uma grande festa de pré-Carnaval na Casa Natura Musical.
A programação de pré-Carnaval da casa foi aberta em grande estilo por Desbunde Geral com Johnny Hooker e já teve shows como Samba de Rainha, Spok Frevo e Antonio Nóbrega, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Francisco, El Hombre e Calor da Rua.
Agora segue com Beth Carvalho (sábado, 3 de fevereiro) e uma série de outros ensaios especiais indoor de grandes blocos, como aconteceu com a Confraria do Pasmado e Baixo Augusta (sábado, 27) e acontecerá com Tarado Ni Você (sexta, 2 de fevereiro).
Eram garotos que amavam os Beatles. Da paixão nasceu o bloco, que reuniu meio milhão de pessoas no carnaval 2017. E, do bloco, veio o álbum. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, releitura do clássico disco do quarteto de Liverpool, marca a estreia do Bloco do Sargento Pimenta nas plataformas digitais.
O show de lançamento em São Paulo é dia 1o de fevereiro, às 22h30, na Casa Natura Musical. Uma comemoração à altura!
A releitura de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” feita pelo Bloco do Sargento Pimenta segue a ordem original das faixas e tem participação especial do Jongo da Serrinha na música “She’s Leaving Home”.
Além dos integrantes originais do grupo, também gravaram no trabalho os músicos Ayran Nicodemo (violino em “Within You Without You”), Carlos Chaves (violão de 7 cordas em “Fixing a Hole”), Nelson Freitas (sanfona em “When I’m 64”) e Sidon Silva (congas em “Lucy In The Sky With Diamonds”).
Produzido por Leandro Donner e Mateus Xavier, que também cuidaram dos arranjos junto com outros membros do bloco, o álbum foi gravado no Estúdio Boca do Mato (RJ) por Daniel Sili entre setembro e outubro de 2017. A mixagem foi feita por Gustavo Krebs nos estúdios Realejo Digital e ARPX Áudio (RJ) em novembro de 2017 e a masterização por Carlos Freitas no Classic Master (SP).
Mateus Xavier, um dos fundadores do Bloco do Sargento Pimenta, explica que o grupo sempre teve uma preocupação grande com a estrutura original das músicas e que tomou o mesmo cuidado na regravação do disco. “No entanto, fizemos uma releitura na qual trabalhamos novos arranjos e usamos outros instrumentos, baseados em ritmos brasileiros, trazendo uma nova sonoridade para esse grande clássico do rock. A participação do Jongo da Serrinha é um dos pontos altos”, destaca.
É possível dizer que os Beatles revolucionariam a música pop há 50 anos com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, quando a psicodelia dava o tom das mudanças culturais. Passado meio século, o disco ainda é referência musical e estética. “Arte icônica com centenas de releituras, pela primeira vez na história surge um encarte com letras. Experimentos técnicos inovadores em estúdio, gerando sons nunca antes ouvidos. Arranjos primorosos que apresentavam desde uma orquestra sinfônica a elementos de música concreta. Álbum com muita cor, onde a banda se apresentava como uma versão de si mesma. Uma fantasia digna de um enredo de carnaval!”, explica Leandro Donner, diretor musical, vocalista, guitarrista e também um dos fundadores do Bloco do Sargento Pimenta.
Sobre o Bloco do Sargento Pimenta
Eram garotos que amavam os Beatles. E o carnaval. Uma pergunta veio à cabeça: por que não inserir a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba?
O grupo, que se apresentou inclusive no Cavern Club, lendário clube inglês onde John, Paul, Ringo e George começaram a carreira, faz cerca de 50 shows por ano.
Em 2017, no Rio de Janeiro, a homenagem pelos 50 anos do disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” norteou o desfile e levou 500 mil pessoas ao Aterro do Flamengo – um número que faz do Sargento Pimenta o segundo maior bloco do Carnaval carioca. E da efeméride veio o disco: “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” na roupagem dos “Pimentas”, lançado pela Sony Music em dezembro de 2017.
Neste Carnaval, o Sargento Pimenta foi aclamado como o melhor bloco do ano pelo voto popular, em concurso promovido pelo jornal O Globo.
No ano seguinte, com mais espaço, 60 mil foliões ocuparam o Aterro do Flamengo dispostos a curtir ao som dos Pimentas, como carinhosamente são conhecidos os componentes do bloco. Em 2013, o público foi ainda maior: 100 mil pessoas – e mais um título de melhor bloco no mesmo concurso de O Globo.
O slogan “HELP! I NeedSambare!” ditou o tema de 2015, com repertório especial em homenagem aos 50 anos de lançamento do álbum HELP!, e o Aterro do Flamengo recebeu 180 mil pessoas.
A mesma quantidade de pessoas acompanhou o bloco em 2016, quando a psicodelia contida em “Lucy In The Sky With Diamonds” ditou o clima do desfile, que teve como slogan “Picture Your SELFIE”.
Um convite para expandir a mente apenas com música e alegria.
Convocaram então outros quatro, músicos, que tiveram a incumbência de cuidar dos arranjos e da direção musical. Mais amigos foram chegando e, logo, estavam mergulhados nos ensaios semanais, formando a bateria do bloco. Estava dada a largada para a estreia de sucesso no Carnaval carioca.
No Carnaval, o número de participantes é de cerca de 120, incluindo os alunos da oficina semanal de percussão.
Nas apresentações, os efeitos visuais e a performance dos músicos resultam em um espetáculo lúdico e irreverente.
A primeira turnê pela Europa, em julho e agosto de 2012, teve apresentações comemorativas nos eventos olímpicos de Londres.
Um ano depois, o Sargento Pimenta voltou à cidade natal dos Beatles para uma apresentação com o Rhythms of The City, bloco de carnaval inglês, no Cavern Club. Ainda em 2013, foi criado o Little Be, oficina de bateria para jovens de sete a 14 anos.