Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe reconhecimento internacional
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International da América Latina e Caribe
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International da América Latina e Caribe (ACI-LAC), devido ao programa de gerenciamento de resíduos, implantado pela Floripa Airport, concessionária do aeroporto de Florianópolis. A ACI é considerada a mais importante organização de aeroportos do mundo. Quando a Floripa Airport assumiu o aeroporto de Florianópolis, em janeiro de 2018, praticamente não havia um programa de gestão do lixo. Em março daquele ano, a concessionária iniciou o projeto de gerenciamento de resíduos. No primeiro mês, a concessionária já conseguiu desviar do aterro sanitário 22% do lixo gerado. Atualmente, o índice passa de 60%.
O projeto começou com a separação dos resíduos recicláveis do não-recicláveis e orgânicos. Após colocar em prática o correto processo de separação, a Floripa Airport passou a encaminhar para compostagem a fração orgânica. Numa terceira etapa, iniciada em julho deste ano, a concessionária tornou-se parceira de uma fábrica de cimento, que por meio de tecnologia avançada, transforma o lixo até então não-reciclável em energia – o processo é chamado de co-processamento. Há ainda parcerias com outras empresas para reuso de materiais recicláveis, como o isopor que vira rodapé em uma empresa de Santa Catarina, contribuindo assim para a chamada economia circular.
Para o sucesso do programa, a concessionária atacou o problema em diversas frentes: educação e capacitação de toda a comunidade aeroportuária, especialmente dos estabelecimentos comerciais voltados à gastronomia; instalação de coletores seletivos; retirada das lixeiras individuais dos escritórios da Floripa Airport; eliminação dos utensílios descartáveis plásticos na sede administrativa; contratação de empresa especializada no gerenciamento de resíduo; para o novo aeroporto, a Floripa Airport criou um guia de sustentabilidade para os novos lojistas. Todas as orientações, que integram os contratos, deverão ser atendidas até janeiro de 2020, o que inclui, por exemplo a redução de utensílios plásticos não recicláveis de uso único (canudos, sacolinhas plásticas para as compras, copos, mexedores de bebidas, entre outros). Foram feitas ainda ações orientativas dentro do aeroporto, como o reuso de potes de vidros das lojas do aeroporto, como recipiente para doação do adubo produzido com os resíduos orgânicos.
“A valorização do meio ambiente e a sustentabilidade são valores essenciais da nossa empresa. E temos trabalhado em diversas frentes em prol de um aeroporto mais verde. O programa de gerenciamento de resíduos atingiu, em pouco mais de um ano, resultados concretos extraordinários. São 322 toneladas de resíduos desviados do aterro sanitário. Mas nossas metas são ainda mais ousadas e vamos reduzir ainda mais os resíduos em nosso aeroporto” afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport. O projeto engloba todo o caminho do passageiro, passando pelo lixo das aeronaves, gerenciamento do resíduo no terminal de passageiros e de cargas, no Boulevard 14/32 e nas amplas áreas externas com gramado e estacionamento do aeroporto. O título de Aeroporto Verde foi entregue, na cidade de Bogotá na Colômbia, ao diretor de Operações da Floripa Airport, Ricardo Gesse, durante a Assembleia Anual da ACI-LAC.
FLORIPA AIRPORT & PROCON
Com relação aos questionamentos do Procon Municipal de Florianópolis, a Floripa Airport esclarece que, desde a abertura do novo aeroporto em 1º de outubro, vem fazendo análise diária do fluxo de veículos na via de embarque e desembarque de passageiros e constatado a eficiência do novo conceito para o fluxo nessa área. Nas primeiras duas semanas, registrou-se aproximadamente 90 mil veículos. Deste total, 80% fez todo o percurso – desde a entrada até a saída nas cancelas – em até 5 minutos; 14,34%, entre 5 e 8 minutos; e 3,49% ficaram no trecho entre 9 e 10 minutos. O percentual dos que pagam era 2% no início da operação e agora reduziu para 0,4%. Os dados acima demonstram que o período de 10 minutos é suficiente para que os passageiros e visitantes façam todo o processo de embarque e desembarque no novo aeroporto.
Eu acho pouco, principalmente porque a via de embarque e desembarque é muito estreita e o caos se instala na hora que vários voos chegam ou decolam em horários próximos. E um verdadeiro buzinaço. O valor do estacionamento é caríssimo, todavia o Floripa Airport esclarece que o motivo da cobrança de R$ 20 a cada 10 minutos excedidos ao tempo de permanência é dar a agilidade necessária ao fluxo de veículos nesta área, já que por ela passam quase 6.500 carros por dia. A cobrança, portanto, é apenas uma ferramenta para assegurar a operação organizada do meio-fio, além de inibir a permanência irregular de veículos. O tempo correto seria 15 minutos. O que custa cinco minutos a mais para o Floripa Airport?
Leia ainda: Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens
Celebrações Judaicas: Kurotel, o melhor spa do Brasil, anuncia kosher e celebrações judaicas
Ela está nua: Schai Schürhaus retorna ao Bella da Semana para nos brindar com toda a sua beleza
Wind Surf: Contagem regressiva para ISSO IFCA South American Slalom Championship na Ponta do Papagaio
Teatro: Camerata Florianópolis apresenta clássicos do cinema infantil
Ocean Race: The Ocean Race: Santa Catarina, Itajaí Host City é anunciada como única parada na América Latina
Vinhos: O rosé da Villa Francioni recebe o prêmio como o melhor do Brasil
Turismo: Balneário Camboriú Convention & Visitors reivindica aumento no orçamento da Secretaria de Turismo
Leia mais: Santur retoma reuniões de trabalho com representantes de segmentos do turismo
Chegou o circo: 1º Festival de Circo de Florianópolis será de 19 a 27 de outubro
Aviação: Low Cost Flybondi começa a voar pelos céus do Brasil
Free Shops – Limite de compras nos free shops deverá dobrar em breve
Mercado de Trabalho & Turismo: O mercado de trabalho e o turismo, cadeia produtiva integrante do comércio de bens e serviços
Turismo & Empregos: Turismo deve gerar 2 milhões de empregos em quatro anos no Brasil
Outubro Rosa: Beiramar Shopping recebe a exposição Meu Corpo, Minha Fotografia
Festas de Outubro: Passeio BierFest destaca gastronomia alemã, atrações típicas e festival de cerveja em Balneário Camboriú
Gastronomia: Leia ainda: Temporada Gastronômica na Região da nossa fantástica Costa Esmeralda