A beleza de seus cabelos, pele e unhas de uma forma única
Vitória Tomaz, mostra como conciliar técnicas e tratamentos para ter um resultado esperado
Dra. Vitória Tomaz – A beleza de seus cabelos, pele e unhas de uma forma única
Antes de mais nada, Dra. Vitória Tomaz nos conta que sua trajetória na medicina foi desafiadora, até porque, é a primeira em sua família a ter uma formação na área.
Sua história começou quando saiu de sua cidade natal Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, para realizar sua faculdade de medicina pela Universidade de Vassouras no Rio de Janeiro.
Sua graduação
Assim então, durante sua graduação, Dra. Vitória pode acompanhar mais de perto a dermatologia, e imediatamente a área ganhou seu coração já no 6° período.
E, desde então, a doutora vem se empenhando e participando de eventos e grupos relacionados com a especialização. Já tendo feito parte da Liga de Dermatologia, sendo monitora da cadeira e seu trabalho de conclusão foi justamente sobre essa área que tem tanto carinho.
Sua especialização
Dessa forma, ao concluir sua faculdade, Dra. Vitória trabalhou um ano em Santos, no litoral paulista, durante a pandemia da COVID-19.
Após um ano trabalhando em Santos, Dra. Vitória sentiu que precisava se renovar, foi então que se mudou para o Rio de Janeiro, dando início a sua especialização em dermatologia no Hospital da Gamboa.
Logo então, durante sua especialização, Dra. Vitória teve a oportunidade de ter contato com a parte clínica, cirúrgica e estética, e isso abriu um universo novo para a doutora.
“Sou verdadeiramente apaixonada pela estética facial e corporal, e quando tive contato com a Tricologia, entendi como os fios podem impactar na vida dos pacientes, já que o cabelo faz parte da moldura do rosto.” – conta Dra. Vitória, para nossa jornalista Ranai Lima.
Sua consulta extremamente detalhada
A tricologia é uma das áreas da dermatologia que abrange o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios que afetam os fios e couro cabeludo, como por exemplo queda, quebra dos fios, inflamações, infecções e inúmeras doenças do couro cabeludo.
Contudo, Dra. Vitoria nos conta que hoje uma das principais queixas em seu consultório é a queda de cabelo excessiva.
E para conseguir o melhor tratamento e sanar todas as dúvidas de seus pacientes, a doutora não estipula um tempo limite para suas consultas, pois sua prioridade é que o paciente saia de lá completamente satisfeito.
Anamnese
Para isso, a doutora realiza uma anamnese que é uma análise clínica que identifica o histórico familiar e fatores que podem levar à queixa. Realizando também a documentação fotográfica e um exame importantíssimo, a Tricoscopia.
Dermatoscópico
Que é um exame dermatoscópico, indolor, do couro cabeludo feito em seu consultório que permite a visualização em grande aumento do couro cabeludo, óstios foliculares e hastes dos pelos.
Onde precisa ser realizado por um médico treinado e capacitado, pois o sucesso do exame depende da expertise do profissional.
Sendo assim, existem características que a doutora consegue traçar as hipóteses diagnósticas ou até mesmo fechar o diagnóstico apenas com a tricoscopia.
Um exame importante
Além disso, Dra. Vitória também consegue avaliar o local mais adequado para realizar uma possível biópsia de couro cabeludo. Tendo a vantagem de permitir uma comparação entre as diferentes regiões afetadas do couro cabeludo e avaliar a resposta ao tratamento. Portanto, é um exame extremamente importante.
“Educo meus pacientes que tempo é cabelo. Quando falamos de calvície, por exemplo, um diagnóstico precoce é essencial!”– afirma Dra. Vitória.
A eficácia do tratamento
Contudo, hoje sabemos que a eficácia do tratamento capilar é maior quando realizado num estágio inicial, pois é mais fácil estabilizar a perda ou retardar sua progressão do que recuperar o cabelo perdido.
Portanto, Dra. Vitória alerta que se notou queda mais que o normal, procure seu médico. Explica também que temos a queda fisiológica de até 100 fios por dia. Porém, ninguém fica contando fios, mas percebemos quando esta queda está anormal ou algum sintoma anormal, como dor, coceira, descamação, dentre outras. A queda de cabelo, por exemplo, é apenas um sinal. Ela não é um diagnóstico. Existe uma causa. E o médico habilitado vai fazer um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Apaixonada na Dermatologia
“Enfim, hoje sigo mais apaixonada nessa especialidade, buscando evoluir na ciência, tecnologia e segurança para entregar excelência no tratamento dos meus pacientes.
Afinal, não é só cuidar do cabelo, da pele, da unha ou fazer procedimentos. Eu avalio meu paciente dos pés à cabeça. Entendi que nós médicos precisamos estar preparados para atender nossos pacientes de forma sistêmica.” – finaliza Dra. Vitória Tomaz.
Acompanhe seu trabalho
Acesse: @dravitoriatomaz
Entre em contato através do WhatsApp: (24)98125-3209
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta
Por exemplo, veja mais em: Lia Foitzik – Ressignificando o “menos é mais”
GOD SAVE THE FASHION 360°