Psicanalista Lígia Guerra destaca empoderamento das mulheres em BC
O evento, promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc, Lions Clube Balneário Camboriú Centro
Uma reflexão sobre o papel da mulher nos negócios e na vida pessoal foi o tema principal de uma palestra. Da psicanalista e comentarista do programa Encontro com Fátima, Lígia Guerra. O evento, promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc, Lions Clube Balneário Camboriú Centro. Credifoz e Comitê Educativo, comemorou o Dia da Mulher e reuniu um público de mais de 300 pessoas.
De forma dinâmica e interagindo constantemente com o público, a psicanalista explicou os conceitos e a importância do feminismo na sociedade. Lígia chamou a atenção para o crescente número de mulheres que sofrem com a violência física e psicológica. “O Brasil registrou, nos últimos anos, um estupro a cada 11 minutos,.Ou seja, uma em cada três mulheres sofre violência diariamente”, diz.
Ela também destacou aspectos que escravizam e influenciam na saúde mental das mulheres, entre eles citou o patriarcado e a sexualidade. “A nossa sociedade está doente, a cultura precisa ser mudada começando pela educação de nossos filhos. Prova disto é que 75% . Dos homens acreditam que são as mulheres as responsáveis pelas tarefas da casa, por exemplo”, comenta.
Psicanalista Lígia Guerra
Lígia afirma que o empoderamento é caminho para a conquista dos direitos iguais. “Quando eu olho para espelho e gosto do que eu vejo, isto é liberdade. Quando eu olho para dentro de mim e gosto do que eu vejo, isto é autoestima. E quando eu olho para minha coragem de assumir riscos e gosto do que eu vejo então, isto é, empoderamento”, explica a psicanalista.
+LEIA MAIS: Alice Schuch escritora e palestrante cita A vida é práxis e quer viver
A coordenadora do Núcleo, Eliana Siufi, comemora o resultado do evento, que encantou o público. “O público gostou muito e ficou cativado com toda a disposição e dinamismo da Lígia.
Foi um dia muito especial, onde tivemos a oportunidade de aprender e ter mais conhecimento das nossas vidas. Sabemos que as mulheres, através da história, cultura, crenças e experiências vividas estão alcançando novos conceitos e se adaptando a esse mundo de constantes transformações”, finaliza.
Parte da renda obtida no evento beneficiará a Casa das Anas, entidade que atua no apoio e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica.