Oficina na Casa Museu Ema Klabin
Encontro da série Museu em Família parte de fotografias e objetos para investigar memórias pessoais e convida o público a conhecer a exposição Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana
Oficina na Casa Museu Ema Klabin propõe reflexão sobre memória e identidade a partir de fotografias pessoais
No dia 8 de fevereiro (domingo), das 14h30 às 16h, a Casa Museu Ema Klabin promove a Oficina de sensibilização sobre memória e identidade nas fotografias e objetos, com a pesquisadora e memorialista Beatriz Azevedo Castro. A oficina parte de fotografias pessoais, de família, viagens ou momentos cotidianos, para investigar como memórias individuais se articulam com experiências coletivas e com as formas pelas quais objetos do cotidiano se transformam em patrimônio.
O encontro propõe um exercício prático de sensibilidade para reconhecer os sentidos atribuídos às histórias que vivemos, além de refletir sobre o ato de colecionar como um processo de diálogo entre passado, presente e futuro.
A atividade, gratuita com sugestão de contribuição voluntária, oferece 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição, e é aberta ao público de todas as idades.
Exposição “Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana”
Além da oficina, o público poderá visitar a exposição Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana, em cartaz na casa museu até 29 de março. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa e Paula Nishida, a mostra revela um território com cerca de 4 mil anos de ocupação humana, muito antes da fundação da vila colonial. O percurso expositivo articula ciência, história e imaginação para compreender a relação dos primeiros habitantes com a paisagem que hoje abriga a maior cidade do país, ampliando o olhar sobre a memória e a formação de São Paulo.
Serviço
Museu em família: Oficina de sensibilização sobre memória e identidade nas fotografias e objetos
Data: 8 de fevereiro de 2026 (domingo).
Horário: 14h30 às 16h
Gratuito (com sugestão de contribuição voluntária)
Vagas: 30, por ordem de inscrição no site: https://emaklabin.org.br/oficinas/museu-em-familia-oficina-de-sensibilizacao-sobre-memoria-e-identidade-nas-fotografias-e-objetos
Exposição: Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana – Curadoria: Paula Nishida e Paulo de Freitas Costa
Até 29/03/2026 – Visitas livres de quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até as 18h – visitas mediadas quarta a sexta, às 11h, 14h, 15h e 16h. sábado, domingo e feriado, às 14h. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) para estudantes, idosos, PCD e jovens de baixa renda. Gratuidade para crianças de até 7 anos, professores e estudantes da rede pública.
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
Foto: Arquivo da Casa Museu Ema Klabin
Leia ainda: 10 motivos para conhecer a Casa Museu Ema Klabin




