ESG e regeneração movem a Amakos da Amazônia
Beleza regenerativa: ESG transforma cuidado em impacto positivo.
ESG e regeneração movem a Amakos da Amazônia
Atualmente, o ESG está em destaque na COP30, em Belém (PA), quando as atenções do mundo se voltam para a Amazônia e para a urgência de soluções que unem inovação, biodiversidade e responsabilidade socioambiental.
Dentro desse cenário, entre os protagonistas desse movimento está a Amakos da Amazônia, startup brasileira que tem transformado o setor da beleza por meio de um modelo de negócio guiado por princípios ESG e impacto regenerativo.
Nesse sentido, com ingredientes nativos e processos sustentáveis, a Amakos da Amazônia atua na valorização da floresta em pé, fortalecendo comunidades tradicionais e ampliando práticas de rastreabilidade e produção ética em toda a cadeia.
Primordialmente, seu compromisso é que cada produto leve consigo não apenas eficácia cosmética, mas também uma história de devolução e equilíbrio com o território.
“Não se trata apenas de preservar, trata-se de regenerar”, afirma Soon Hee Han, CEO & CRDO da Amakos da Amazônia.
“Queremos que cada produto Amakos carregue uma história de devolução, de equilíbrio e de respeito à floresta. O nosso compromisso é transformar o cuidado em um gesto de impacto positivo”, conclui Soon Hee.
ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Assim, alinhada à Agenda 2030 da ONU, a Amakos da Amazônia atua diretamente em oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, reforça a integração entre responsabilidade social, economia circular e inovação.
A saber, entre os ODS contemplados estão: Erradicação da Pobreza; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Sustentáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; e Parcerias e Meios de Implementação.
“Um caso prático dessa aplicação está no credenciamento de fornecedores. A empresa privilegia fornecedoras, especialmente negócios liderados por mulheres, que atuam diretamente junto às comunidades locais”, informa Soon Hee Han.
“Assim, fortalecemos o protagonismo feminino e garantimos que o desenvolvimento econômico da floresta também seja inclusivo”, explica Soon Hee Han.
ESG: Diversidade, equidade e inclusão
A Amakos da Amazônia também desenvolve iniciativas internas e de campo que consolidam seu compromisso, simultaneamente, com a inclusão, a geração de renda e a sustentabilidade de longo prazo.
A marca busca promover equidade e diversidade, sobretudo, valorizando diferentes perspectivas nas questões de gênero, religião, etnia, orientação sexual, deficiência e experiências de vida. Consequentemente, essa cultura inclusiva é parte central da identidade da empresa, que entende a pluralidade como força para inovação.
Amazônia: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã
Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no nordeste do Amazonas, ocorre a extração do óleo de copaíba, um dos principais ativos da marca.
“Primeiramente, possuímos uma relação direta com as pessoas da RDS por meio dos líderes comunitários”, diz Yuri Han, cofundador, CRO e CMO da marca.
“Nesse sentido, de modo econômico e prático, realizamos contratos anuais de compra, o que leva maior estabilidade financeira à cooperativa, porque eles sabem que terão a aquisição de uma quantidade garantida de produto”, explica Yuri Han.

Além disso, outro exemplo é o apoio ao Programa Mulheres Resolvidas, desenvolvido em parceria com lideranças da RDS do Uatumã. Essa iniciativa, portanto, é voltada ao empoderamento feminino e ao fortalecimento comunitário.
Assim, durante os encontros, ao mesmo tempo em que as moradoras compartilham experiências, discutem questões de saúde e desenvolvimento pessoal, e ainda recebem produtos da marca para uso próprio e geração de renda.
“Em outras palavras, o programa é uma espécie de networking entre elas, com conexões que facilitam a resolução de questões cotidianas e fortalecem a autoestima. Dessa forma, a Amakos busca ser parte ativa desse processo”, conclui Yuri Han.
Amakos:
Site: https://amakos.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/amakos_oficial/
TikTok: https://www.tiktok.com/@amakos_oficial?lang=pt-BR
Sobre a Amakos da Amazônia:
É uma startup brasileira e incubada no Cide (Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial), em Manaus (AM). Por meio da ciência verde, pesquisa a biodiversidade da região Amazônica para desenvolver produtos cosméticos testados dermatologicamente, artigos de higiene pessoal, suplementos nutricionais e perfumaria com ativos biotecnológicos de origem natural. A startup já nasce nos preceitos do ESG, garantindo o compromisso da marca de ser o mais verde possível em todo o processo, com matérias-primas puras e de qualidade. Além de ser Cruelty Free & Vegan, conta com selos Eureciclo, Halal e Origens Brasil. Em seu portfólio apresenta as linhas Aromadermo (Copaíba Hydra, Cacay Vital, Sangue de Dragão Antioxi); Forest Naturals; Banho de Floresta; Phytotech Haircare; Spa; e Spa Sport, que são comercializadas pelo e-commerce, para alcançar todos os municípios brasileiros. Também são vendidos na Casa Amakos da Amazônia (Rua dos Pinheiros, 411), São Paulo (SP).
Foto 1: Gabi Marrero
Foto 2: Izadora Padilha
Assessoria: Bella Comunica
Leia também: Sustentabilidade corporativa: 7 Sistemas vitais nos negócios
Leia também: Turismo Regenerativo: Além da sustentabilidade




