Arte e Cultura

Casa Museu Ema Klabin promove oficinas e palestras gratuitas

Confira as palestras e atividades relacionadas à América pré-colombiana

Casa Museu Ema Klabin promove oficinas e palestras gratuitas

Em novembro, a Casa Museu Ema Klabin promove uma série de palestras e oficinas com especialistas. Os encontros estão relacionados à exposição América Pré-Colombiana: corpo e território, em cartaz até 23 de fevereiro de 2025. Esta mostra apresenta mais de 90 peças arqueológicas de diversas civilizações pré-colombianas que habitaram as Américas por mais de 15 séculos. Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a exposição reúne peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes e de coleções particulares.

Confira a programação:

Palestra: os Incas na costa do Peru – relações de poder e expressões multiculturais

O doutor em Arqueologia pelo programa de Pós-graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), Marcio L. Baúso de Figueiredo, ministra no dia 16 de novembro (sábado), das 10h às 12h, a palestra presencial “Os Incas na costa do Peru- relações de poder e expressões multiculturais”. A palestra discutirá como os Incas da costa do Peru foram historicamente retratados e o que as descobertas arqueológicas revelam . A saber, são 95 vagas por ordem de inscrição.

Museu em família – Oficina de criação de biojoias

No domingo, 17 de novembro, das 14h30 às 16h30, a programação Museu em Família convida pessoas de todas as idades para uma oficina de criação de biojoias com os educadores Fabio Barros e Taís Bueno. Certamente, o encontro presencial estimula os participantes a usar a criatividade para produzirem  biojoias com elementos da natureza ou recicláveis, valorizando o meio ambiente.  A saber, são 20 vagas por ordem de inscrição.

Palestra: a sonoridade ancestral na cerâmica arqueológica

O ceramista e pesquisador de cerâmica dos povos nativos, Carlo Cury, mediará uma jornada sonora, revelando como as relações entre o homem e a natureza moldaram a construção da sonoridade ao longo dos tempos.

A partir de réplicas de cerâmicas arqueológicas, os participantes vão mergulhar na musicalidade de diversas culturas e suas tecnologias ancestrais. Além de entender a construção desses instrumentos, os participantes terão a oportunidade de soprar as peças e experimentar os sons produzidos, por exemplo, por apitos, garrafas-apito, antaras, maracas e tambores.

De certo, o encontro presencial, com tradução e interpretação em libras, acontece no dia 23 de novembro, das 11h às 13h. São 95 vagas por ordem de inscrição.

Museu em Família – Oficina de apitos de cerâmica pré-colombianos: experimentando a sonoridade ancestral

Nos dias 23 e 30 de novembro, das 14h30 às 17h, o ceramista e pesquisador Carlo Cury ministra uma oficina que vai estimular os participantes a reproduzirem réplicas de instrumentos sonoros desenvolvidos pelos povos que habitaram o continente americano antes da chegada dos europeus.

Assim, na primeira etapa da oficina (dia 23) os participantes irão desenvolver dois tipos de apitos em cerâmica, explorando a sequência evolutiva desses objetos. Além disso, na segunda etapa (dia 30) os participantes retornam à casa museu para a abertura do forno artesanal que irá queimar as peças. Aliás, o evento culminará com a experimentação desses objetos sonoros, convidando a todos a participarem deste ritual. São 8 vagas por ordem de inscrição.

Enfim, essas atividades integram o projeto Casa Museu Ema Klabin Digital 2024, contemplado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e conta com o patrocínio da Marsh McLennan. A casa museu conta ainda com apoio da Klabin S. A.

Serviço:

16/11 (sábado), das 10h às 12h – Palestra-Os Incas na costa do Peru: relações de poder e expressões multiculturais – 95 vagas. Interpretação e tradução de libras

17/11 (domingo), das 14h30 às 16h30 –  Museu em família – Oficina de criação de biojoias – 20 vagas.

23/11 (sábado), das 11h às 13h – Palestra: a sonoridade ancestral na cerâmica arqueológica – 95 vagas. Interpretação e tradução de libras

23 e 30/11 (sábados), das 14h30 às 17h –  Museu em Família – Oficina de apitos de cerâmica pré-colombianos: experimentando a sonoridade ancestral – 8 vagas

Rua Portugal, 43, Jardim Europa

Livre

Gratuito

Foto: Machu Picchu, Peru. Foto: Marcio Figueiredo

  • Mídia Brazil Assessoria de Imprensa
  • Além disso, siga Cristina Aguilera no insta

Leia ainda: Novembro musical na Casa Museu Ema Klabin

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados