5G chega ao Brasil antes mesmo de leilão da Anatel
Brasil é o terceiro país da América Latina a lançar
5G chega ao Brasil antes mesmo de leilão da Anatel.
Quando acontecerá o leilão das frequências do 5G? Ninguém sabe com certeza apesar das promessas da Anatel de que isso acontecerá ainda neste ano. Mesmo assim, a Claro anunciou nesta quinta-feira (2) o lançamento do primeiro serviço 5G no Brasil, reaproveitando as frequências utilizadas pelo 4G. Confira mais detalhes:
5G “de verdade” no Brasil em 2020
Nesse sentido, o mais interessante é que o 5G através do compartilhamento dinâmico de espectro, o DSS, promete uma experiência muito superior ao usuário se comparado ao atual 4G disponível no país. De fato, a Claro diz que os clientes que tiverem aparelhos compatíveis com o 5G poderão experimentar, nos locais onde a tecnologia DSS for ativada, velocidade de navegação até 12 vezes superior às do 4G. “Os primeiros usuários deverão ter uma experiência incrível. Mas isso só o tempo vai dizer”, pondera Otero.
Ainda se sabe pouco sobre o lançamento da rede 5G da Claro. A sueca Ericsson será a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia DSS. As outras empresas envolvidas no anúncio, Ericsson, Motorola e Qualcomm, dizem que só darão detalhes sobre a implantação da rede, cobertura inicial, e início das vendas do serviço, na próxima semana. O que foi anunciado nesta quinta é que a nova rede já será usada para iniciativas de telemedicina e educação à distância, em combate à crise causada pela pandemia de Covid-19.
“A chegada do 5G DSS permite oferecer uma primeira experiência com a quinta geração das redes móveis, utilizando tudo que temos investido e que já está disponível hoje”, diz José Félix, presidente da Claro.
Brasil é o terceiro país da América Latina a lançar rede 5G
Bem como, na América Latina, o Brasil será o terceiro país – atrás somente do Uruguai e de Porto Rico – na ativação de uma rede 5G comercial. Assim, “Muitos outros países irão utilizar a tecnologia DSS. Mas tudo vai depender da quantidade de espectro que cada operadora tem”, diz o executivo da 5G Americas.
A Claro, juntamente com as outras operadoras do país, aguarda o leilão das frequências específicas para o 5G – principalmente as faixas de 3,5 GHz e de 26 GHz (as ondas milimétricas). Ainda assim, o 5G DSS é uma forma de trazer uma evolução rápida e que vem sendo utilizada como alternativa pelas maiores operadoras do mundo, inclusive em economias desenvolvidas, como Estados Unidos e Europa, e onde o espectro de 3,5GHz e de ondas milimétricas já foi alocado.
“A vantagem [da Claro] é começar a vender 5G antes com ótima qualidade”, explica Jose Otero. Mas, o especialista diz também que essa qualidade vai depender da quantidade de usuários 5G na rede. “Quando crescer, vai ser preciso usar o espectro dedicado para atender novos assinantes. Se somente crescer usando DSS, usando as mesmas faixas do 4G, o momento de saturação pode chegar rapidamente. De qualquer forma, é uma boa oportunidade para iniciar uma transição mais cedo.”
Siga o Rodolfo Bracali no Instagram: @chefrodolfobracali
Em que posição seu site aparece? Seu artigo e banner no portal mais popular no Brasil e no Mundo
Whats.Link: Rodolfo Bracali
Hashtag do Chef: #chefrodolfobracali #RodolfoBracali #marketingdeconteudo
Foto: Newsletter Olhar Digital – Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Cesar Schaeffer
Newsletter Olhar Digital – Site: Olhar Digital
Crise do coronavírus. A crise do coronavírus está gerando estresse na população