Entretenimento

2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra

Com mais de 1.500 visitantes, a 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra reuniu escritores, artistas e profissionais do setor em quatro dias de intensa programação literária.

2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra transforma região em um palco de arte, cultura e diversidade

A 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra consolidou-se como um dos maiores eventos culturais da sub-região sudoeste da Grande São Paulo. Durante os quatro dias de realização, a cidade respirou arte e conhecimento, oferecendo uma programação diversificada, acessível e marcada pela inclusão.

Ao todo, a Bienal reuniu 231 expositores e recebeu 1.508 visitantes. A programação contou com 16 lançamentos de livros, 34 atividades e oficinas voltadas à leitura, escrita e imaginação, além disso, 25 apresentações de dança e música que conectaram a literatura a outras expressões artísticas.

Oficinas diversas
Bienal contou com 34 atividades que inspiraram ideias e histórias. Foto Dejair Júnior.
Bienal contou com 34 atividades que inspiraram ideias e histórias. Foto Dejair Júnior.

Para muitos moradores da região, a proximidade e a gratuidade foram determinantes para vivenciar uma Bienal pela primeira vez. “Foi a minha primeira Bienal do Livro e fiquei impressionada com a quantidade de lançamentos”, afirmou Kelly Santos, estudante de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Enquanto isso, a pequena Manoela Lima, de 6 anos, moradora de Taboão da Serra, destacou como ponto alto as atividades de contação de histórias.

Mais de 1500 visitantes prestigiaram o evento literário. Foto: Divulgação.
Mais de 1500 visitantes prestigiaram o evento literário. Foto: Divulgação.

O público participou de uma programação intensa com debates, lançamentos, saraus, palestras e oficinas, movimentando toda a cadeia produtiva do livro. No entanto, no domingo (24), o evento deu destaque ao slam e ao hip hop, com batalhas de poesia e performances de MCs, reconhecendo essas expressões culturais como instrumentos de transformação social.

Ao todo, a Bienal reuniu 231 expositores e contou com 16 lançamentos de livros. Foto: Dejair Júnior.
Ao todo, a Bienal reuniu 231 expositores e contou com 16 lançamentos de livros. Foto: Dejair Júnior.
Bienal 2026

Assim, com o sucesso desta edição, a organização já projeta a próxima Bienal com ainda mais atividades e parcerias. “Nosso objetivo é dar ainda mais visibilidade a escritores da periferia e consolidar Taboão da Serra como um polo cultural de referência no país”, finalizou a curadora Iracy Coutinho.

Por fim, para acompanhar as novidades sobre a próxima edição da Bienal de Taboão da Serra, basta seguir as redes sociais do evento.

Serviço

Bienal do Livro de Taboão da Serra
Site: https://bienaldotaboao.com.br/
Instagram: @bienaldolivrotaboaodaserra

Fotos: Dejair Junior

Midia Brazil Assessoria de Imprensa

Leia ainda: Número de adeptos do tricô e crochê cresce

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados