Saúde e Bem-Estar

Viviane Alves entrevista o renomado Cirurgião Vascular Dr. Thiago Melo

Dr. Thiago explicou o que são as varizes, o comportamento delas no organismo e como preveni-las

No  verão as mulheres querem estar com as pernas em dia, livre dos indesejáveis vasinhos e varizes. A apresentadora Viviane Alves entrevistou o competente e renomado Angiologista e Cirurgião Vascular, Dr. Thiago Melo, que  falou como prevenir e tratar varizes e vasinhos e ainda melhorar a saúde.

Dr. Thiago explicou o que são as varizes, o comportamento delas no organismo e como preveni-las. Ressaltou também a importância de  fazer uma avaliação anual com o cirurgião vascular.

Dr. Thiago Melo e Viviane Alves – Foto Divulgação

Segundo o cirurgião, as varizes ocorrem por má formação da veias, que são  responsáveis por levar o sangue de volta para o coração, com isso acaba tendo aquela retenção de sangue e de líquidos, com extravasamento, fazendo com que aquela veia  não funcionante, seja tratada ou  retirada, impedindo o retorno do sangue.

Dr. Thiago Melo e Viviane Alves – Foto Divulgação

Há diversos graus de varizes e começa a partir daquela aranha vascular, que é o primeiro estágio de uma doença venosa grave. Já o inchaço ou edema que é um grau mais avançado,  mostra o comprometimento de alguma circulação mais profunda e isso sim deve ser mais estudado com ultrassom e o doppler para analisar o fluxo da perna e saber onde deve ser tratado.

Dr. Thiago Melo e Viviane Alves – Foto Divulgação

Embora o tratamento com espuma despencou  o número de indicações para cirurgias, quando há, são devido as  insuficiências mais profundas, como a safena ou alguma perfurante, e o cirurgião acaba optando pela cirurgia. Não que não possa fazer espuma nestes casos, mas é necessário analisar cada caso.

+ LEIA TAMBÉM SOBRE:Prêmio Comunicação e Destaque mais uma vez bate recorde de público

A prática de exercícios físicos  contínuos, principalmente aeróbicos,  o uso de meia elástica nas atividades rotineiras, principalmente quem tem atividade estática, como médicos, enfermeiros, secretárias, etc, ajuda a melhorar, a retenção de líquidos e  a parte hídrica das veias, tornando as mais saudáveis.

Dr. Thiago Melo e Viviane Alves – Foto Divulgação

Para o médico 80%  da população que procura o serviço vascular privado, que no SUS é muito diferente,  é por conta das varizes. A procura é grande  por tratamentos e a terapêutica é individualizada de acordo com cada tipo de paciente e cada tipo de varizes.

Dr. Thiago Melo e Viviane Alves – Foto Divulgação

A recomendação do cirurgião para uma vida saudável é:  beber muita água, ter atividades físicas contínuas, fazer acompanhamentos médicos de rotina, se amar e usar protetor solar sempre e evitar surpresas. Ele ainda cita:

” Não cause na sua vida um acidente de trânsito”. O Acidente, infelizmente, você sai de casa e não sabe se irá ou não acontecer, mas na sua vida  você  pode decidir e deve prevenir”

Sobre Dr. Thiago Melo

Dr. Thiago Melo Do Espírito Santo, Angiologista e   Cirurgião Vascular, formado há 12 anos. Conquistou título de especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Professor do curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras. Já participou de vários congressos , tanto Nacional como Internacional nas diversas áreas da cirurgia vascular. Tem consultório fixo na  cidade de Barreiras, BA e tem atendimento também na Cidade de São Paulo. Apesar de toda este trabalho complexo da medicina, ainda tem tempo para melhorar a qualidade de vida. É Triatleta desde junho de 2016 e sua rotina de treino é bem intensa. Integra a MF Racing do Triatleta de elite Marcus Fernandes. Ele nada, pedala e corre, incluindo o Ironman que é uma modalidade de  Triathlon de longas distâncias.

Siga o Angiologista e Cirurgião Vascular nas redes sociais.

Instagram: @drthiagomelo

 

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo