Singularidade na composição da mesa natalina
A ceia natalina é o momento mais emblemático e esperado da noite, pois ela concentra toda a carga simbólica do Natal
Singularidade na composição da mesa natalina. A ceia natalina é o momento mais emblemático e esperado da noite, pois ela concentra toda a carga simbólica do Natal: reflexão e a confraternização.
A mesa passa, portanto, a ser o epicentro desse encontro. Por isso, atenção especial deve ser dada à sua composição. Compor não é sinônimo de decorar. Compor é conferir identidade e não se resume na escolha harmônica de cores e formas. A composição reflete suas escolhas pessoais e sinaliza igualmente suas crenças e atitudes. Em suma, mostra a sua singularidade.
No mundo atual constatamos a existência de dois movimentos que se contrapõem: se, por um lado, existe uma economia que massifica e homogeneíza os indivíduos numa espiral de consumismo, impondo gostos e estilos. Por outro, há uma busca cada vez maior pelo que é original e peculiar.
LEIA MAIS: Natal é tema de curso com Marcelo Darghan
A composição proposta para a mesa de Natal exalta a singularidade brasileira. Em vez de sair por aí comprando materiais sintéticos e produtos alheios à nossa cultura, usamos o que temos ao nosso alcance e privilegiamos o uso de elementos naturais como palhas, cabaças, contas e plantas, todos presentes em nosso país. O centro da mesa foi composto com Renantheras imschootiana. A cor vermelha alaranjada dessa orquídea é elegantemente acentuada pelo tom areia das velas. Os pratos de cerâmica, pintados à mão, trazem arabescos que se assemelham às formas das plantas. Os sousplats de palha contrastam com a elegância das taças de ônix ouro misturadas com outras de cristal de vermelho intenso.
Mas lembre-se a decoração da mesa de natal precisa ser planejada pensando nos símbolos natalinos, como o Papai Noel, o pinheiro enfeitado e as comidas típicas da ocasião. A montagem de uma mesa bonita e temática é fundamental para a ceia se tornar mais atrativa e saborosa.
Espero que apreciem. Feliz Natal!
Foto da Capa: Erik Salles