Saúde e Bem-Estar

Saiba o que é distorção de imagem corporal Segundo a especialista Katherine Maurente

Quem sofre com o mal tem repulsa do próprio corpo

Muitas pessoas não são capazes de enxergar o corpo de forma adequada e realista, criando uma distorção de imagem, um problema sério que precisa ser tratado.

Formada em Enfermagem e cursando Psicologia, Katherine Maurente diz que a distorção de imagem corporal é uma visão irrealista de como a pessoa vê seu próprio corpo. É preciso ficar atento aos sintomas e causas, segundo a profissional de saúde:

Sintomas:

– a insatisfação com o corpo é tão grande que há repulsa de si mesmo
– comentários contínuos da insatisfação como: “ estou gorda” ou “ estou muito magro”
– fobia social
– depressão
– baixa auto estima
– uso de medicamentos impróprios, laxantes…
– exercícios ao extremo

Causas:
– Existem muitos fatores entre eles é quando a pessoa coloca para o externo culpas e traumas que não consegue explicar
– geralmente na adolescência a mudança do corpo gera essa ansiedade e pode vir a gerar o transtorno
– tratamento depende do grau que a pessoa esteja. O melhor é procurar um psiquiatra e um psicólogo para ajustar o tratamento de acordo com a pessoa.

Por propagarem um modelo padrão de beleza, os meios de comunicação, de certo modo, ajudam a causar a doença.

“Influencia muito, pois as pessoas assim tendem a se comparar mais, daí gera a insatisfação de não ser igual”, pontua Katherine.

Para ajudar as pessoas que sofrem com o transtorno, é preciso que não haja julgamentos com as mesmas. Saber ouvir pode ser um grande aliado.

“O ideal é saber respeitar o que ela esta sentindo, não julgar e não tentar ajudar falando frases motivacionais, que as vezes piora, pois gera uma culpa e uma ansiedade muito maior. Devemos apoiar, ouvir e se fazer presente preservando a particularidade de cada individuo”, completa.

Jornalista: Vanessa haddad

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo