Arquitetura

Proporcionando qualidade de vida através da neuroarquitetura

Autoridade em Neurociência aplicada à Arquitetura e Design  Trazendo a neuroarquitetura para Suíça, Brasil e mundo

Arq. Jessica Carbone – Proporcionando qualidade de vida através da neuroarquitetura

Primeiramente, a Neuroarquitetura é uma disciplina que se refere aos estudos da Neurociência aplicados à Arquitetura, trazendo os pressupostos científicos do funcionamento do cérebro humano para as atividades projetuais de Arquitetura. Para entendermos mais sobre o assunto, convidamos a especialista na área Jessica Carbone, para nos contar sobre sua metodologia e de como ganhou grande destaque em 2022.

Personalização de projetos sustentáveis

Antes de mais nada, ao chegar na Suíça em 2010, já teve a oportunidade de atuar com a arquitetura na área de personalização de projetos sustentáveis, em uma grande marca alemã. Esta experiência possibilitou Jessica a observar o que já vinha notando no mercado da arquitetura e do design brasileiro. “Ainda no Brasil já observava que as pessoas necessitam expressar quem são, em seus ambientes”. – conta Jessica Carbone, para nossa jornalista Ranai.

A inspiração através da maternidade

Dessa forma, em 2012, com a maternidade e a chegada de sua filha que nasceu prematura. Jessica pôde focar em  compreender o desenvolvimento infantil, desenvolvimento cerebral e comportamento, a fim de trazer um ambiente enriquecido sensorialmente para que sua bebê pudesse ter seu desenvolvimento com um maior estímulo. E foi exatamente esse caminho que a levou às neurociências. Assim então, dia após dia Jessica foi colocando em prática conceitos e insights que tinha através dos estudos. O resultado foi surpreendente! Onde tempos depois ouviu do pediatra de sua filha, que o desenvolvimento de sua bebê estava no mesmo nível como se tivesse nascido a termo.

Arq. Jessica Carbone – Proporcionando qualidade de vida através da neuroarquitetura
Jessica Carbone com sua filha Anna na UTI fazendo mamãe-canguru – Foto: Divulgação

“Ouvindo aquilo um caminho se abriu em minha mente, um propósito de vida impactando minha profissão nascia. Eu queria passar adiante que o enriquecimento ambiental havia me ajudado e que poderia auxiliar muitas pessoas!” – explica Jessica.

Munida de referências

Mas, Jessica gostaria de realizar todos esses desejos com uma estrutura densa e científica de suporte, para assim apontar dados e referências concretos. Foi então que através dessa vivência pessoal, foi se especializando em Neurociência Comportamental, Neurociência do consumidor e Neuromarketing na Dinamarca, Economia Comportamental e Ciências Cognitivas. Completando esse ciclo intenso, com um mestrado em Neurociências no design arquitetônico na Itália.

Lecionando seus próprios cursos

Atualmente, Jessica aplica todo esse seu conhecimento adquirido em duas frentes. A primeira, que é uma de suas grandes paixões, que é dar aulas, tanto em cursos de pós graduação como lecionar seus próprios cursos.  E a segunda é atender a demanda de profissionais e grandes empresas que desejam ter esses conceitos aplicados com profundidade em seus espaços e projetos. “Tenho muito orgulho em ter desenvolvido o curso de Neuroarquitetura para um grande Instituto de Neurociências no Brasil, o Instituto Conectomus, liderado por uma das maiores neurocientistas, Carla Tieppo”. – afirma Jessica.

Nutrindo pessoas de conhecimento

Essa sua sede de ajudar as pessoas, nutrindo-as com conhecimento a motivou a escrever 2 ebooks em cima da temática da Neuroarquitetura, além de compartilhar esse tema constantemente em eventos e em suas redes sociais.

Arq. Jessica Carbone – Proporcionando qualidade de vida através da neuroarquitetura
Junho de 2022, Jessica Carbone palestrando na Primeira conferência das mulheres na Suíça, tema da palestra: “Um olhar do Neurodesign para sua casa” – Foto: Divulgação
Compartilhando conhecimento

Além disso, nos últimos anos, a gratidão tomou conta de Jessica por poder passar seus conceitos para profissionais e grandes empresas  na Suíça. Onde realizou a análise dos escritórios e laboratórios da maior empresa de biotecnologia do mundo, a F. Hoffmann-La Roche. Além disso, inúmeros departamentos receberam esse conhecimento e puderam assim estruturar uma rotina mais saudável, de maior desempenho, com uma melhora da saúde mental e emocional. Tudo isso com suporte do design das diversas áreas do escritório, que foram projetadas especialmente para atendê-las em suas necessidades mais personalizadas.

Jessica Carbone no plenário "Pharma Engineering Solutions" da F.Hoffmann-La Roche "Uma análise da neurociência sobre o design dos escritórios"  - Foto: Divulgação
Jessica Carbone no plenário “Pharma Engineering Solutions” da F.Hoffmann-La Roche “Uma análise da neurociência sobre o design dos escritórios”  – Foto: Divulgação

“Hoje me realizo pois já tive a oportunidade de trazer o conceito da Neuroarquitetura desde esse grande case (da Roche), até ONGs que auxiliam crianças em situação de vulnerabilidade, tanto no Brasil como na Suíça em um campo de refugiados. Trata-se de um conhecimento que pode, e deve, ser aplicado em todos os nichos em todas as áreas, e é isso que tenho feito através de meus cursos, aulas, consultorias e mentorias.  Meu objetivo e realização é ajudar as pessoas através de ambientes estruturados com suporte da neurociência aplicada. É muito gostoso ver esse ciclo completo, ao chegar na Suíça há 13 anos atrás e atuar com personalização de áreas, ouvindo as necessidades dos usuários dos espaços, e hoje, trazer o conhecimento neurocientífico a fim de embasar e entregar ambientes em escala mundial que atendam às suas reais demandas e necessidades – muitas não ditas, mas sentidas”. – finaliza Jessica Carbone.

Acompanhe seu trabalho

Siga Jessica no Instagram: @arq.jessica.carbone

Veja também o Linkedin: Jessica-carbone

Fotos: Divulgação
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo