Saúde e Bem-Estar

Pós-pandemia, entenda a atrofia social

Entenda como superar as consequências do Lockdown

Pós-pandemia, entenda a atrofia social

Certamente você vivenciou o lockdown. Talvez o que você não saiba é que esse período trouxe grandes consequências quando o assunto é saúde mental. Nesse pós-pandemia é notável o número de pessoas qe ainda se sentem inseguras em frequentar ambientes, socializar e muito. Para entender melhor, confira as palavras da psiquiatra Luiza Sarsur Ribeiro que explicará melhor sobre o assuntos.

Já aconteceu com você?

Primeiramente, sentir-se mal após um período extremo, é normal. “Porém, o que não é normal é que esse comportamento recluso seja recorrente. É bom observar seus limites. Mas é necessário fazer um esforço para conseguir fazer todas as atividades, normalmente.”, alerta a Dra. Luiza Sarsur.

Se você sente medo, pânico e até mesmo evita sair por questões relacionadas ao pós-pandemia, talvez seja o momento de buscas ajuda profissional. Além disso, se conhece quem passa por essas questões, é possível sugerir e ajudar nesse processo de ressocialização.

A importância da ajuda profissional

“Infelizmente ainda é um tabu procurar ajuda psiquiátrica”, diz a médica. “Mas com a pandemia e o pós-pandemia, as coisas mudaram. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) foi relatado  que 59% de seus associados perceberam aumento de até 25% nas consultas no período procura por profissionais da saúde mental. Afinal, o isolamento social não é saudável e gera sequelas”, afirma Dra. Luiza.

Tratamento recorrente

O mais importante além de procurar o tratamento é fazê-lo até o final. “Infelizmente muitas pessoas acham que no primeiro sinal de melhora já é hora de abandonar o tratamento. Mas não é bem assim que funciona. A ideia é que o médico ou terapeuta dê alta já que ele é capaz de identificar uma melhora real no quadro.”.

Então, conhece alguém que passa por isso? Envie essa matéria e encoraje-a a procurar ajuda profissional. O pós-pandemia ainda é uma realidade.

Fonte: Dra. Luiza Sarsur Ribeiro, médica psiquiatra e cliente Digital Pa’lante

Capa: Pexels

Leia também: Belo Horizonte: o sacolão mais completo da cidade

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo