[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
Mercado Financeiro

Os lucros dos Bancos voltaram a crescer

Especialista explica como acontece esse "movimento"

O lucro dos principais e maiores bancos brasileiros voltou a crescer, atingindo alta de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com publicação do Jornal Valor Econômico.

“Os bancos tomam a 0,59% ao mês para captar recursos em Certificado de Depósito Bancário”, é o que afirma o especialista em Direito Bancário, João Antonio Motta, sócio do escritório que leva seu nome.

A Revista Exame, em 25 de agosto deste ano, também publicou que os bancos são os campeões entre as empresas com maiores lucros do trimestre. O Banco Itaú está em primeiro lugar, seguindo do Bradesco e Banco do Brasil. Santander e BTG Pactual também entram na lista elaborada pela Economática.

“Se você compra um automóvel por R$30 MIL e o revende por R$35 MIL, sua atividade comercial lhe garantiu uma margem bruta de lucro na ordem de 17%. O que não deixa de ser um bom resultado. Agora se você adquire a disponibilidade de um bem em consignação e promete pagar por este bem, 0,59% ao mês e, noutra ponta, coloca este bem em uso de terceiro, que lhe paga até 14,79% ao mês, a margem de lucro bruto é de 2.407 ao mês”, afirma Dr. Motta.

De acordo com o especialista, a matemática é cartesiana, a margem de lucro bruto entra taxas de captação e aplicação pode chegar até a 2.407% ao mês. Isso sem falar em lucro de tesouraria e tarifas. Em meados de 1992 e 1993, as revistas Exame e Veja já publicavam matérias sobre as vantagens e lucros em se abrir um banco no país.

João Antônio César da Motta - Divulgação
João Antônio César da Motta – Divulgação

João Antônio César da Motta, Advogado (PUC/RS – OAB em 1982), com onze cursos de extensão em Direito Civil, Comercial e Processo Civil ministrados pela Escola Osvaldo Vergara, entidade oficial da OAB/RS, foi sócio fundador (em Porto Alegre) e dirigiu a filial São Paulo de escritório jurídico com atuação destacada em Direito Bancário, quando criou a tese sobre a vedação ao aumento arbitrário do lucro (‘spread‘) bancário.

Advogou para importante conglomerado financeiro nacional, chefiando as diretorias de Passo Fundo-RS e Recife-PE na área de recuperação de créditos. Participou como professor convidado junto ao “Congresso de Direito Bancário na Comunidade Européia” (Lisboa/1997). Pela destacada palestra proferida no “1º Simpósio Internacional de Direito Bancário” (São Paulo-1998), foi integrado como sócio honorário do IBDB – Instituto Brasileiro de Direito Bancário, sendo também conselheiro do IBDI – Instituto Brasileiro de Direito da Informática, tendo participado do “Encontro Nacional de Responsabilidade Civil” (Recife/2000), onde palestrou em painel com o Desembargador (RJ) Sérgio Cavalieri Filho sobre a Responsabilidade Civil da Empresa Bancária.É autor do livro “Os Bancos no Banco dos Réus“ Ed. América Jurídica, (Rio de Janeiro/2001).

Tags
Mostrar Mais

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios