EsportesFutebol

Origem do apelido ‘Submarino Amarelo’ do Villarreal CF.

Cidade de Villarreal, na Província de Castellón.

Origem do apelido ‘Submarino Amarelo’ do Villarreal CF. 

Descubra a origem do apelido de ‘Submarino Amarelo’ do Villarreal CF.

Clube da comunidade valenciana – da cidade de Villarreal, na Província de Castellón -, comemora 98 anos nesta quarta-feira, 10 de março.

Origem do apelido.

O Villarreal Club de Fútbol, um dos clubes mais famosos e históricos da LaLiga Santander, está prestes a completar um século de vida. No próximo dia 10 de março, quarta-feira, parte da Comunidade Valenciana celebrará o aniversário de 98 anos do chamado ‘Submarino Amarelo’. Mas, afinal, qual é a origem e o motivo deste apelido?
Para entender tudo isso, é preciso voltar aos anos 1970 – quando o clube se encontrava em seu pior momento no futebol espanhol. Quando o Villarreal disputava a segunda divisão nacional, pouco depois de chegar ao último nível durante os anos 1930, bem no período da Guerra Civil Espanhola. Foi quando, enfim, o clube garantiu sua promoção e viu sua torcida celebrar este feito com uma canção bastante famosa da banda de maior sucesso do mundo na época: The Beatles.

‘Yellow Submarine’.

A cidade de Villarreal celebrou, então, o acontecimento com uma explosão de alegria e uma festa que teve como trilha sonora o hit do momento: ‘Yellow Submarine’. É válido lembrar que a ida do clube à Liverpool meses antes, no Verão europeu, assim, pode ter algo relacionado a esse famoso apelido. Já que muitos jogadores do Villarreal CF, após a vitória por 2-1 sobre o Everton em um amistoso de pré-temporada, visitaram o famoso Cavern Club, bar que foi o palco dos primeiros concertos dos Beatles.
O acesso à elite viria apenas na década de 1990, quando na temporada 1990/1991 o clube subiu para a segunda divisão e conseguiu, enfim, uma sequência em busca do tão sonhado acesso à elite – que veio em 1997/1998, com uma vitória no confronto direto contra o Compostela. Assim, o clube, depois de 65 anos nas divisões inferiores, estreava na LaLiga Santander. O começo não foi nada positivo, é verdade, com o time amarelo sendo novamente rebaixado.
Origem do apelido ‘Submarino Amarelo’ do Villarreal CF.
Villarreal – Submarino Amarelo Foto Divulgação
No entanto, o Villarreal retornaria à elite no início dos anos 2000, em 2000/2001 para ser mais exato, quando começou a fazer história na competição. Primeiro, terminando assim, na terceira colocação e conquistando uma vaga na Liga dos Campeões da UEFA – onde chegaria à surpreendente fase semifinal, na temporada 2005/2006, perdendo para o time inglês do Arsenal.

De fato, a  dois anos depois, em 2007 / 2008, alcançou seu melhor resultado na LaLiga:

Por exemplo, o vice-campeonato, terminando com 77 pontos, dez a mais que o FC Barcelona e sete atrás do campeão Real Madrid. E conquistando, nesse meio tempo, duas edições da extinta Taça Intertoto da UEFA (em 2003 e 2004).

Além disso, é claro, de ter voltado a uma semifinal europeia na última década, em 2010/2011.

Isto é, quando foi eliminado pelo Porto na penúltima fase da Liga Europa. Agora, o clube tenta juntar os cacos da derrota para o grande rival Valencia CF, para seguir brigando na parte alta da tabela de classificação.

Na atual temporada da LaLiga Santander, o Villarreal CF ocupa a sétima posição, com 37 pontos em 26 partidas – dois a menos que o Real Betis, último clube que estaria se classificando às competições europeias

Não é só Futebol. É LaLiga.

#HayQueVivirla

Sobre a LaLiga 

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha.
LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países.
A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Weber Shandwick
Assessoria de Comunicação

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo