EsportesFutebol

On This Day in LaLiga History

Uma retrospectiva de alguns gols clássicos, estreias, jogadores e momentos desta semana na história da LaLiga ...

On This Day in LaLiga History - w/c 3rd January

Uma retrospectiva de alguns gols clássicos, estreias, jogadores e momentos desta semana na história da LaLiga …

4 de janeiro: ‘El Niño’ Torres volta emocionado ao Atlético de Madrid (2015)

40.000 torcedores do Atlético de Madrid, de todas as idades, estiveram no Vicente Calderon em 4 de janeiro de 2015 para receber a lenda do rojiblanco Fernando Torres de volta ao seu clube de infância, anos depois de partir para passagens de sucesso na Inglaterra pelo Liverpool e Chelsea. Os torcedores mais velhos presentes relembraram o impacto que ‘El Niño’ – ‘o garoto’ – teve como um adolescente com cara de anjo quando o time lutava no início dos anos 2000, enquanto os fãs mais jovens aplaudiam sua contribuição para a Euro 2008, Copa do Mundo de 2010 e a Euro 2012 da Espanha. Poucas semanas depois, todos os fãs do Atlético estavam comemorando o fato de o jogador, agora com 30 anos, ter marcado seus primeiros gols em oito anos com uma camisa do Atlético para eliminar o Real Madrid da Copa del Rey. No total, Além disso, Torres marcou 103 gols em 281 jogos da LaLiga em suas duas passagens pelo Atleti.

4 de janeiro: Zidane é apresentado como o primeiro treinador ‘galáctico’ do Real Madrid (2016)

On This Day in LaLiga History
On This Day  Zidane – Foto Divulgação

Exatamente 12 meses depois, foram os torcedores do Real Madrid que torceram quando Zinedine Zidane foi apresentado como o novo técnico do Bernabeu. Isto é, O ex-jogador dos “Galacticos”, Zidane foi promovido de técnico do time de juniores do Castilla para substituir Rafa Benitez, com o presidente do Blancos Florentino Perez falando em entrevista coletiva que o vencedor do Ballon D’Or em 1998 e artilheiro da final da Liga dos Campeões de 2002 foi “uma das maiores figuras da história do futebol. ” Ninguém ainda sabia que Zidane também era um dos melhores técnicos, mas alguns dias depois ele começou da melhor maneira com uma goleada de 5 a 0 sobre o RC Deportivo em seu primeiro jogo de LaLiga no comando. Por isso, cinco meses depois, ele levou a equipe ao primeiro de três troféus consecutivos da Liga dos Campeões.

6 de janeiro: Xabi Prieto marca três gols, mas o Real Madrid ainda vence um jogo dramático (2013)

 

On This Day in LaLiga History
On This Day – Xabi Pietro - Foto Divulgação

O drama já existia antes do início da partida no Santiago Bernabéu, em 6 de janeiro de 2013, quando o técnico do Real Madrid, José Mourinho, retirou o capitão do clube Iker Casillas do XI titular. A equipe de Mourinho parecia destinada a uma vitória de rotina, quando Karim Benzema colocou calmamente a equipe da casa em vantagem aos dois minutos, mas o goleiro suplente Antonio Adan cometeu um pênalti e foi expulso. Casillas entrou em jogo, mas Xabi Prieto, do La Real, converteu o pênalti. O golpe de Sami Khedria fez o 2-1 em Madrid, mas Prieto bateu Casillas para o 2-2. Depois do intervalo, dois gols de Cristiano Ronaldo em dois minutos pareciam ter encerrado a disputa, mas Prieto ainda não havia finalizado e marcou de novo, fazendo três gols. Foi um entretenimento excelente e um presente para os neutros no Dia de Reis, por isso, quando as crianças espanholas tradicionalmente recebem seus presentes de Natal.

7 de janeiro: a estreia de Marcelo na LaLiga não indica o que estava por vir (2007)

On This Day in LaLiga History
On This Day  – Marcelo –  Foto Divulgação

57 minutos decorridos no estádio Riazor do RC Deportivo, em 7 de Janeiro de 2007, e o Real Madrid perdia por 2-0. O técnico visitante, Fabio Capello, enviou dois substitutos brasileiros – um era o vencedor da Copa do Mundo e Ballon D’Or, Ronaldo Nazario, e o outro um lateral-esquerdo brasileiro de 18 anos chamado Marcelo Vieira da Silva Junior, recém-chegado ao clube vindo do Fluminense. Nenhum dos dois conseguiu impedir o Depor de completar a vitória, e outro brasileiro Roberto Carlos logo voltou da lesão para retomar a posição de lateral-esquerdo. No entanto, Marcelo ainda está em Madrid 15 anos depois, e seus cinco títulos de LaLiga Santander são mais do que Ronaldo ou Roberto Carlos conquistaram em suas carreiras.

7 de janeiro: ‘El Cholo’ Simeone mostra o que viria em sua estreia no Atleti (2012)

On This Day in LaLiga History -- w/c 3rd January
Foto Divulgação

O primeiro jogo de Diego Simeone como treinador do Atlético de Madrid, em 7 de janeiro de 2012, no estádio La Rosaleda de Málaga, foi uma declaração de intenções. O Atleti manteve a primeira vez sem sofrer gols em nove jogos de LaLiga, com as bases do trabalho árduo, agressividade e honestidade evidentes desde o início, ao ganhar um ponto para subir para o 10º lugar na tabela de LaLiga Santander. Nove jogadores que atuaram naquele dia fizeram parte do elenco do rojiblanco, ou seja, que conquistou o título LaLiga 2013 – 14 menos de dois anos depois. Dez anos depois, El Cholo continua a ser o treinador do Atleti – o treinador mais antigo nas principais ligas europeias – e acrescentou mais um título de LaLiga Santander à sua sala de troféus em 2020-21.

8 de janeiro: Forlan maltrata o Barça (2005)

On This Day in LaLiga History -- w/c 3rd January
Foto Divulgação

De fato, Diego Forlan foi rapidamente prolífico para LaLiga depois de ingressar no Villarreal no verão de 2005 vindo do Manchester United. Por exemplo, a classe do uruguaio ficou evidente no dia 8 de janeiro seguinte no El Madrigal, com dois belos rebatidas ajudando o Submarino Amarelo a uma vitória por 3 a 0 sobre uma equipe do Barcelona com jogadores como Carles Puyol, Xavi Hernandez, Ronaldinho e Samuel Eto’o. O Villarreal também teve suas próprias estrelas. O primeiro de Forlan veio de uma assistência de marca registrada Joan Roman Riquelme, enquanto Pepe Reina e Marcos Senna também eram companheiros de equipe. Forlan terminou assim, sua primeira temporada na LaLiga com 25 gols e ganhou o prêmio de artilheiro, um troféu que ele ganhou novamente em 2008-09 quando marcou 32 gols da LaLiga com a camisa do Atleti.

Não é só Futebol. É LaLiga.

#PlayLaLigaSantander

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Foto: Divulgação / Arquivos Pessoal

Fonte: Weber Shandwick 
Assessoria de Comunicação

E-mail: laliga@webershandwick.com

+ Leia também sobre: Claudia Cataldi apresenta pela oitava vez consecutiva Réveillon no Rio

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo