Arquitetura

O que vale a pena reformar em um apartamento alugado?

A arquiteta Helena Pillon ensina dicas práticas e funcionais para reformar seu apartamento alugado

O que vale a pena reformar em um apartamento alugado? Helena Pillon responde

Ter um projeto de interiores para o seu apartamento alugado pode ser possível sim, e aqui a arquiteta especialista no assunto Helena Pillon vai nos  mostrar como e de maneira simples. Assim então, quando pensamos em projetos, reformas, sempre pensamos em uma grande intervenção, não é mesmo? Derrubar paredes, trocar o piso, colocar móveis planejados, pintar paredes. Até onde isso é possível em um imóvel que não é próprio?

Dicas valiosas

Dessa forma, Helena começa lembrando das regras do imóvel. É sempre necessário antes de qualquer intervenção conversar com o proprietário(a) ou imobiliária e ficar por dentro das regras para pedir algumas permissões para mexer no imóvel. Isso vai evitar futuras complicações. Com algumas soluções práticas a arquiteta conta como podemos dar vida aos ambientes e transformar aquelas paredes em lar com identidade, aqui vai algumas dicas da arquiteta:

Pinturas nas paredes

Levar cor aos ambientes pintando algumas paredes é uma pequena intervenção que já vai trazer grandes resultados. A cor é poderosa, ela pode limpar e revitalizar qualquer ambiente e consegue mudar o estado de espírito e levantar o ânimo das pessoas. Ela também pode afetar a percepção da dimensão de todo ambiente, aumentando ou diminuindo o espaço dependo da cor dele. A mesma coisa acontece com o nível de iluminação e temperatura dos ambientes através das cores lá colocadas. Escolha uma paleta de cores e trabalhe em cima dela. Assim como um estilo de decoração para você se inspirar e aplicar ao longo do apartamento.

Outra opção é trabalhar com pinturas orgânicas, que se popularizou na pandemia e virou uma grande tendência de decoração. Basicamente consiste em desenhos coloridos livres e irregulares na parede, que podem ter diversas propostas ou temas. Isso é muito interessante para uma sala ou um dormitório, por exemplo.

O que vale a pena reformar em um apartamento alugado? Helena Pillon responde
Projeto realizado pela Arquiteta Helena Pillon – Foto: Divulgação
Alguns exemplos de pintura orgânica que utilizei em projetos meus para apartamentos alugados:
O que vale a pena reformar em um apartamento alugado? Helena Pillon responde
Projeto realizado pela Arquiteta Helena Pillon – Foto: Divulgação
Papel de parede e adesivos

Outra maneira fácil de adicionar personalidade às paredes é com o uso de papel de parede ou adesivos de parede, azulejos ou até pisos. Certifique-se de que na hora de tirar esse revestimento será possível voltar como era antes.

Iluminação

Em alguns casos, é possível sim a troca da iluminação no imóvel. Às vezes trocando a luminária ou em outros casos trocando somente a lâmpada para levar mais aconchego em alguns ambientes. A sala e dormitórios eu sempre indico lâmpada branco quente, para levar mais acolhimento no ambiente.

O que vale a pena reformar em um apartamento alugado? Helena Pillon responde
Sala com plantas naturais – Foto: Divulgação
Plantas naturais

O uso de plantas naturais nos imóveis está cada vez mais em alta. A necessidade de levar a natureza para dentro de casa como forma de terapia para o corpo, mente e alma virou uma super tendência de decor e indispensável nos dias de hoje. Em todos os cômodos da casa elas são bem vindas. Use e abuse das plantas!!

Cortinas e persianas

A troca ou colocação de cortinas nos ambientes é outro método para levar mais conforto e identidade no seu cantinho alugado. Cortinas estampadas, lisas, coloridas ou até persianas além de tudo também proporcionam maior privacidade em casa.

Almofadas, quadros e adornos

O uso de almofadas além do conforto também traz cor para os ambientes. Almofadas coloridas lisas ou com estampadas são uma ótima opção. Caso você goste, pode usar tapetes também para compor os ambientes. O uso de quadros é excelente para preencher paredes vazias. Existem diversos tipos de quadros, desenhos e cores para você escolher qual te agrada mais e tem mais a ver com o seu estilo de decoração.

Procure meios de estar sempre em dia com a sua decoração na sua casa alugada. Placas decorativas são ótimas opções também para quem não quer pregos na parede. São quadrinhos fixados com fita dupla face. Mais simples na hora de devolver o apartamento ao proprietário. Adornos como porta retratos, vasos com plantas e itens pessoais ajudam a transformar aquele casa vazia em lar.

Cabeceira modular adesiva

Uma ótima solução para quem gosta de cabeceira e não quer  a furar parede do apartamento alugado. Essa opção autocolante é bem prática e já existe no mercado de diversos modelos e cores.

O que vale a pena reformar em um apartamento alugado? Helena Pillon responde
Quarto com cabeceira modular adesiva – Foto: Divulgação 
Móveis soltos

Dessa forma, preencha os espaços com móveis soltos, mas antes não esqueça de tirar as medidas do espaço para não comprar nenhum móvel muito grande ou pequeno. É este um dos principais pontos de um projeto de interiores para um apartamento alugado. Com a ajuda de um(a) arquiteto(a), você vai conseguir encontrar os itens certos para seu apartamento. Poltronas, sofás, racks, aparadores, tapetes, uso de cores, uso de papel de parede, iluminação, entre outros.. O profissional vai te guiar para que você consiga levar vida e personalidade aos ambientes sem gastar mais e sem dor de cabeça.

Procure um profissional para te auxiliar

Assim então, Tatiane  procurou a Helena com essa questão. Alugou um apartamento e queria deixá-lo com cara de lar. Logo então, Helena iniciou com a medição do espaço dela, principalmente dormitórios e sala, depois do projeto de interiores pronto,  foram as lojas escolher os móveis dentro daquele estilo de decoração e medidas. O resultado ficou incrível. A arquiteta trabalhou também com plantas naturais, papéis de parede, cortinas, tapete na sala e uma iluminação mais aconchegante e acolhedora. “A cliente me pediu algo bem simples, com móveis no estilo rústico/industrial e moderno para seguir um padrão já existente no apartamento. Nós conseguimos juntar tudo com móveis soltos, cores claras e muita sofisticação na escolha dos detalhes.”- conta a arquiteta Helena Pillon.

Apartamento tipo studio

Enfim, nesse outro exemplo, um projeto online, onde Bárbara alugou um apartamento tipo studio no Rio de Janeiro e também quis levar personalidade a ele. Ela dormia no sofá, pois não encontrava jeito de colocar uma cama no espaço. Com muita organização e um olhar bem cuidadoso ao apartamento, conseguimos colocar uma cama e ainda deixar o sofá. Olha só que transformação:

Gostaram dos resultados?

Confira mais no Site e no Instagram da Arquiteta: @helenapillon.arquitetura

Fotos: Divulgação
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo