CriptomoedasEconomia e NegóciosFinanças

O que é e como funciona a mineração de bitcoins

Entenda como funciona a mineração de bitcoins

O que é e como funciona a mineração de bitcoins. Então, entenda como funciona a mineração de bitcoins. A saber, o co-fundador de fintech americana de gestão de investimentos em ativos digitais explica como a moeda é produzida.
As criptomoedas são um assunto recorrente no mercado e ganham cada vez mais popularidade. De acordo com uma pesquisa da Autoridade de Conduta Financeira (FCA), 78% dos entrevistados ouviram falar neste tipo de ativo, um aumento de 5% em comparação com o levantamento do ano anterior.

Mas apesar do crescimento no interesse da população, em geral, alguns assuntos ainda causam dúvidas, até mesmo em relação a moedas mais famosas como o bitcoin. Um exemplo é o processo de mineração de bitcoins, tema em alta por conta das declarações de Elon Musk e repressão chinesa, mas que soa complexo para muitos.

Para tornar o entendimento mais fácil, Rudá Pellini, co-fundador da Wise&Trust, fintech americana de gestão de investimentos em ativos digitais, sugere ver o bitcoin como uma commodity digital. Sendo uma commodity, há “produtores”, as mineradoras. Assim, a mineração é o processo de emissão de novos bitcoins e a manutenção da rede. Os mineradores prestam um serviço de processamento de transações para a rede do bitcoin o que permite que o sistema seja seguro.

Benefícios

Tamanhas atribuições tem lá as suas vantagens. Os benefícios de ser um minerador envolvem o direito de emitir novos bitcoins e o recebimento de taxas por transações, o que resulta em um lucro expressivo. De acordo com o The Block Research, especialistas em mineração lucraram mais de US﹩ 1,5 bilhão só em março deste ano.
Tal possibilidade de “ganhar dinheiro fácil” pode empolgar muita gente, mas é preciso investir em aparelhagem técnica. O investimento em um hardware adequado pode variar de US﹩ 10 a 15 mil e há os custos energéticos, pois a máquina precisa ficar ligada 24 horas durante todos os dias da semana.

O que é e como funciona a mineração de bitcoins

O que é e como funciona a mineração de bitcoins

Foto: Divulgação

Porém, o consumo de energia tem ganhado força também por conta da preocupação ambiental. Em um mercado cada vez mais preocupado com ESG (Environmental, Social and Governance; em português, questões ambientais, sociais e de governança), o fato da rede consumir mais energia que a Argentina, segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge, pode ser preocupante. “A mineração exige muita energia, assim como tudo o que fazemos desde que saímos da cama.

A questão é que olhar somente para o consumo total de energia da rede do bitcoin, ou compará-lo com um país, de fato não diz muita coisa. Assim, tenho ressalvas com tais estimativas, já que não englobam variáveis como avanço tecnológico (que torna a mineração mais sustentável), localização de mineradoras, capacidade de processamento de hardwares, etc. Segundo tais cálculos, é como se todas as mineradoras fossem homogêneas, com as mesmas caraterísticas”, contextualiza Rudá.

Mineradoras

Ao falar do futuro da mineração, Rudá cita a possibilidade da rede se sustentar completamente com energia sustentável. Igualmente, enxerga uma tendência de profissionalização da indústria. “Atualmente há sete mineradoras com ações listadas em bolsa, além de negócios listados que já começaram a investir nesta atividade de forma direta ou indiretamente. É tal investimento em tecnologia que permitirá que o mercado ganhe escala”, complementa o especialista. Segundo o empreendedor, os próximos anos do mercado serão marcados por M&As e novos entrantes de peso com acesso a capital.

O que é e como funciona a mineração de bitcoins
mineradores de bitcoin – Foto Divulgação

Sobre a Wise&Trust

A Wise&Trust é uma fintech americana de gestão de investimentos. A empresa utiliza machine learning para analisar e medir diversos indicadores. Assim como, modelos quantitativos para montar fundos de investimento em ativos digitais e tomadas de decisões. Com foco em investidores de alta renda, conta com clientes brasileiros e americanos.
O que é e como funciona a mineração de bitcoins
Na Mídia, Divulgação

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal

Fonte: Gleice Arneiro
Assessoria de Imprensa

Não deixe de ler: Perspectivas das criptomoedas para o próximo semestre 

Ego Notícias aceita Dogecoin, a moeda meme: Doge sempre será doge a moeda meme mais divertida e querida pela comunidade Dogecoin. 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo