Festival

Música nas montanhas recebe cerca de 350 mil pessoas em 19 edições

Foram 10 dias de oficinas intensas, voltadas a instrumentos orquestrais, regência e canto

MÚSICA NAS MONTANHAS RECEBE CERCA DE 350 MIL PESSOAS EM 19 EDIÇÕES

Festival termina neste sábado (20), apresentando Orquestra Sinfônica, sob regência do maestro Jean Reis 

Foram 10 dias de oficinas intensas, voltadas a instrumentos orquestrais, regência e canto. Cerca de 800 músicos vindos de todas as partes do Brasil e do exterior.

E uma agenda de 26 concertos, todos gratuitos, que movimentaram intensamente a cidade mineira de Poços de Caldas (MG).

A 19ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM) teve início em 11 de janeiro e termina neste sábado (20), com vários motivos para comemoração.

musica
Festival Música nas Montanhas (FMM) – Foto Divulgação

Entre eles, o público que esteve presente, em peso, em todos os espetáculos. Para o encerramento, a expectativa é de que o Teatro da Urca bata mais uma vez seus recordes em recepção de pessoas.

+ LEIA MAIS: Poços de Caldas (MG) sedia 19º Festival Música nas Montanhas

Apresentando a Orquestra Sinfônica do Festival, sob regência do maestro Jean Reis, o concerto de encerramento fecha, com chave de ouro, a edição que antecede o aniversário de 20 anos do evento.

A Orquestra Sinfônica do Festival é integrada por músicos de alto nível técnico.

Para o programa noturno deste sábado (20), o espetáculo traz como solistas a soprano Susan Ruggiero e o contrabaixista Marcos Machado.

música
Marcos Machado – Foto Sergei Kvitko
Susan Ruggiero – Foto Divulgação

Com a estreia sul-americana do concerto Wolf Totem (2014), do compositor chinês Tan Dun.

Mas, além da programação noturna, outros espetáculos ocorrem ao longo do dia. Às 15h, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe a Classe de Canto.

Dentro da Série IMS – Casa da Cultura, às 17h, o espetáculo fica por conta da música de câmara.

Com o concerto “Tinetti Convida” e a participação de Robert Suetholz (violoncelo) e Luís Afonso Montanha (Clarineta).

JEAN REIS

múscia
Jean Reis – Foto Leko Machado

A regência é do maestro e diretor artístico do evento, Jean Reis, mestre em Música Jean Reis é Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino.

Esteve à frente das seguintes Orquestras:

  • Orquestra Arpeggione (Áustria)
  • Mont Blanc Chamber Orchestra (França)
  • Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires
  • Orquestra Filarmonica de Mendoza
  • Northwest Florida Ballet
  • Northwest Florida Symphony Orchestra
  • Sinfonia Gulf Coast
  • University of New Mexico Symphony Orchestra and Choir
  • Orquestra Sinfonia Cultura
  • Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo
  • Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho
  • Orquestra Sinfônica de Campinas
  • University of North Dakota String Orchestra
  • University City Symphony em Missouri
  • Ho Chi Minh City Ballet Symphony Orchestra and Opera (HBSO – Vietnã)

E o concerto de abertura do Premier Orchestral Institute em Jackson nos EUA.

Regendo a Symphony of Americas, estreou mundialmente a Sinfonia Brasileira de Arthur Barbosa.

E o Concerto para Piano e Orquestra de Guilherme Bernstein Seixas no Broward Center em Fort Lauderdale.

Estreou o Concerto para Violino e Orquestra de Arthur Barbosa junto a University of Southern Mississippi Symphony Orchestra.

Onde atuou como maestro assistente tendo possibilitado vários jovens músicos brasileiros a continuarem seus estudos nos USA.

Por dois anos foi convidado da Ecole Normale de Musique de Paris a compor a banca para concessão de Diploma de Concertista da classe de Violino.

Foi o Diretor Artístico do Festival Internacional de Canto de Curitiba (FICC) em 2015.

Diretor Artístico e maestro do Festival Internacional de Música de Maranguape em 2013,.

Festival Internacional de Música de Maringá (FIMMA) em 2015 e 2016 e do Festival Internacional de Canto e Cordas de Aracajú (FICCA) em 2016.

É o idealizador e Diretor Artístico do Brasil Instrumental Andradas (BIA), Festival Música nas Montanhas onde atua como Maestro e professor de Regência Orquestral.

Assina a direção artística e rege as orquestras do circuito de festivais realizados no mês de Julho em quatro estados brasileiros:

MUNASP (São Paulo-SP), Festival 3 Fronteiras (Foz do Iguaçu-PR), Festival Internacional Música na Serra (Lages-SC) e Festival Internacional Música no Pampa (Bagé-RS).

É o Diretor Artístico do Festival de Ópera do Paraná . Maestro Jean Reis foi agraciado com o título de Cidadão Poços Caldense por sua atuação na cultura.

Recebeu da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” no grau de Comendador.

A mais alta distinção honorífica concedida, pelos seus méritos em favor da música.

Foi homenageado com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.

BALANÇO DE 19 EDIÇÕES

De acordo com balanço da direção do FMM, em 19 edições, o evento recebeu pelo menos 350 mil espectadores nos concertos.

Vindos do Brasil e exterior, mais de 13,5 mil alunos estiveram em Poços de Caldas exclusivamente para o Festival, em 19 anos.

A cada edição, diversos Estados do Brasil são representados através de alunos e professores.

O Música nas Montanhas já mandou para o exterior dezenas de alunos, que ganharam bolsas em Universidades Internacionais de música.

Festival Música nas Montanhas (FMM) – Foto Divulgação

Em  países como EUA, Chile, República Dominicana, Argentina, Alemanha, Irlanda, Portugal, França, entre outros.

“Graças ao essencial apoio de nossos patrocinadores, através das Leis de Incentivo à Cultura, temos conseguido viabilizar a realização do Festival há 19 anos, o que é algo a se comemorar no Brasil.

Esse entendimento de que a cultura parte, em essencial, da união de esforços do poder público e privado, além da própria cadeia produtiva cultural.

É fundamental para que nossa cidade figure entre as mais importantes fomentadoras de música em Minas e no Brasil”, avalia a Diretora Administrativa do evento, Raquel Mantovani.

Os convênios selados com grandes instituições internacionais proporcionam, ainda, intercâmbio entre os alunos.

Que vêm a Minas Gerais atraídos pelo alto nível técnico do corpo docente, as bolsas e a gratuidade para a participação nas oficinas.

Diferente de festivais de música erudita que, em sua maioria, têm a cobrança de ingressos para os concertos, o que reduz o acesso da população à música.

O Música nas Montanhas oferece uma programação integralmente gratuita, evidenciando músicos de relevância nacional e internacional.

Outro ponto fundamental é a série de concertos especiais, que desloca apresentações para locais diferenciados, como asilos, zona rural e entidades assistenciais, sendo voltada ao público que não pode ir ao teatro.

Para músicos e o público, o evento – que se encerra neste sábado – já deixa saudades e a expectativa de que a edição comemorativa aos 20 anos.

Em 2019, será um marco na história, tanto de Poços de Caldas, quanto do Festival.

PROGRAMAÇÃO

Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da Piu Mosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado nas leis de Incentivo à cultura de Minas Gerais e Rouanet.

E conta com o patrocínio dos grupos DME, Curimbaba e Togni S/A.

A programação completa da 19ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

Sigam o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo