Cinema

Mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg

Mostra gratuita acontece no Cine Segall, na Cinemateca Brasileira e no Centro Cultural São Paulo e é associada a exposição de livros raros em cartaz na Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com o Museu Lasar Segall, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), promovem até o dia 22 de outubro a Mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg. São 14 clássicos do cinema em alta resolução na Cinemateca Brasileira, no Cine Segall, ambos na Vila Mariana, e no CCSP, no bairro do Paraíso, com entrada franca.

De certo, são exibidos os títulos: Chatô, o rei do Brasil (Guilherme Fontes), Bye Bye Brasil (Cacá Diegues), O Nome da rosa (Jean-Jacques Annaud), Cidadão Kane (Orson Welles), O Dilema das redes (Jeff Orlowski-Yang), A Montanha dos Sete Abutres (Billy Wilder), Rede de intrigas (Sidney Lumet), RKO 281: a batalha de Cidadão Kane (Benjamin Ross), Confidencial (Douglas McGrath), Ilusões perdidas (Xavier Giannoli), Mera coincidência (Barry Levinson) e Uma Onda no ar (Helvécio Ratton), além dos curtas A Linguagem da persuasão (Joaquim Pedro de Andrade) e Toda a memória do mundo (Alain Resnais).

Exposição:

A saber, a  mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg é associada à exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin, em cartaz até o dia 12/11/2023. Enfim, a mostra apresenta 20 volumes correspondendo aos dois primeiros séculos de produção do livro impresso. Incluindo, inclusive,  manuscritos, livros de horas, incunábulos e edições aldinas, assim como as valiosas primeiras edições de Platão (1513), Dante (1502) e Tucídides (1502). Além disso, o grande Atlas de Blaeu (1648-1655), entre outros.

Impactos dos meios de comunicação

Primeiramente, a mostra de cinema De Gutenberg a Zuckerberg propõe expandir a reflexão proposta pela exposição, ao apresentar filmes que abordam, principalmente,  os impactos de variados meios de comunicação na história e na vida social.

“Ao longo de sua vida, Ema Klabin acompanhou todos os tipos de espetáculo e manifestações culturais. Além disso, poucos sabem que ela também apreciava o cinema: costumava assistir filmes de arte e também filmes europeus em sessões vespertinas no cinema durante a semana, e no Clube Harmonia, aos domingos. Em suas viagens, também pôde acompanhar grandes estreias de filmes de Hollywood”, comenta Paulo Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin e da exposição de livros raros e idealizador do programa CinEma.

Desde sua abertura ao público em 2007, a Casa Museu Ema Klabin conta com uma programação de espetáculos, palestras, cursos, atividades educativas e séries de artes visuais. “A parceria com o Cine Segall, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo é uma grande alegria para a Casa Museu Ema Klabin. É um primeiro passo para marcarmos presença no circuito cinéfilo e cineclubista, trazendo a conexão cinematográfica para a casa museu. Inspirados por Ema Klabin, procuramos constituir um espaço cultural aberto e atento aos assuntos contemporâneos, sem deixar de olhar para a coleção, a casa e o jardim que integram o patrimônio legado por ela ao público”, complementa Fernanda Guimarães, superintendente da casa museu.

Enfim, a  mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg conta com o apoio da Klabin S.A.

Assim, a Casa Museu Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, Jardim Europa, em São Paulo. Por fim, a entrada é franca.

Serviço:

Mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg

Até  dia  22 de outubro

CinEma no Cine Segall

Museu Lasar Segall – Rua Berta, 111 – Vila Mariana, São Paulo

Sempre aos sábados e também  domingos às 15h – dias  9, 16, 17, 23, 24 e 30/9 e 1, 7, 8, 14, 15, 21 e 22/10

CinEma no CCSP

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo -Sala Spcine Lima Barreto

23/09 e 17 e também 18/10 com sessões às 15h, 17h e 19h

CinEma na Cinemateca Brasileira

Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana, São Paulo

23/9, às 15h e  17h e 24/09, às 16h e 18h30

Exposição A palavra impressa, 1492-1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin

Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo, SP, Brasil

Até 12 de novembro de 2023

quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até às 18h

Entrada franca*

Foto: Flávio Demarchi/Arquivo da Casa Museu Ema Klabin– Divulgação

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia ainda: Ator Ronan Horta faz sucesso em novela Portuguesa

Leia também:  Santo Antônio do Pinhal

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo