EmpreendedorismoNotíciasTecnologia

Metaverso e Computação Quântica

Os destaque da tecnologia em 2023

Metaverso e Computação Quântica

Falar de tecnologia tem sido cada vez mais fácil nos tempos atuais, afinal, essa é uma área de destaque que fomentou muito o mercado de trabalho durante o período pandêmico. Mas o ano de 2023 parece ter vindo para trazer uma nova ótica e novas perspectivas.

Acostumadas a sempre estarem em alta, as gigantes da tecnologia se viram em outra realidade: baixa de valor de mercado.

Demissões em larga escala

Em 2022, empresas de tecnologia passaram por demissões em larga escala, 150 mil contra 80 mil nos piores momentos da pandemia. Segundo o site Layoffs.fyi, que monitora demissões em massa. Mas, em contrapartida, o ZipRecruiter, um serviço de recrutamento do exterior, mostra que 79% dos colaboradores demitidos estão empregados em até três meses.

O desafio

É sempre bom lembrar que as crises nas empresas de tecnologia estão acompanhadas pela queda da bolsa americana em 2022. Incertezas da economia global e o impacto tardio da pandemia nas ações das instituições.  O desafio para esse ano está na retomada gradual do quadro de funcionários para que haja o equilíbrio das contas e as empresas voltem a todo vapor. Além de trazerem novas tecnologias que fomentem o mercado e movimentem a economia.

Dentre as apostas para 2023, podemos destacar a Inteligência Artificial (IA), que, com interfaces fáceis, permite que empresas utilizem mecanismos para criar produtos e serviços de forma mais inteligente como, por exemplo. Utilizar algoritmos para recomendar ao cliente qual melhor produto corresponde ao seu gosto de maneira certeira.

o metaverso

Outro recurso que já foi muito falado no ano passado, mas que pode vir para ficar em 2023, é o metaverso, a aposta de trilhões à economia global até 2030. Esse atalho para uma internet imersiva, poderá trazer ambientes mais colaborativos, que permitem conversas entre usuários e co-criações. Além disso, os famosos avatares podem ter uma tecnologia mais avançada para que seja ainda mais parecido com o mundo real.

A computação quântica também é uma aposta para o novo ano. Países como EUA, Reino Unido, China e Rússia já têm aplicado dinheiro nessa tecnologia. Que pode oferecer computadores capazes de operar um trilhão de vezes mais rápido que os processadores atuais. Esse seria um salto tecnológico enorme capaz de criar novas formas de processar e armazenar dados.

Combater a crise climática

Entra ano e sai ano e o maior desafio continua sendo controlar as emissões de gases poluentes. Por isso, a tecnologia verde também é uma tendência para 2023. A fim de combater a crise climática, o desenvolvimento de redes elétricas descentralizadas é bastante esperado. Ou seja, geração de energia de pequenos geradores e armazenamentos que podem ser encontrados em bairros ou casas individuais.

Seja em larga ou pequena escala, a tecnologia veio para ficar e auxiliar no dia a dia das pessoas, e cada ano se renova em novas ideias que surgem para facilitar processos. Hoje fazemos uso de muitas tecnologias nunca antes imaginadas. E não vivemos mais sem elas. Isso nos faz pensar que o que está sendo criado hoje também pode ser o indispensável de amanhã e segue nos estimulando a criatividade.

Carlos Freitas é Diretor de Vendas e Marketing da Salcomp Brasil.

Fotos: Divulgação
Fonte: Thamiris Galhardo
Assessoria de imprensa: Sing Comunicação de Resultados
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta
GOD SAVE THE FASHION 360°
Lembrando que todo conteúdo desse artigo, produzido por terceiros, não é de responsabilidade do portal egonoticias.com e muito menos recomendação de investimento, portanto suas decisões cabem tão somente a você mesmo.

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo