Música

Marcia Castro mergulha nas tradições nordestinas em seu novo EP

O projeto, que já esta disponível em todas as plataformas digitais

Marcia Castro mergulha nas tradições nordestinas em seu novo EP “Pipoca Junina”

A cantora baiana Marcia Castro está pronta para encantar o público mais uma vez com o lançamento de seu novo EP, intitulado “Pipoca Junina”. O projeto, que já esta disponível em todas as plataformas digitais, é composto por três músicas que celebram a rica cultura musical nordestina do forró, combinando com a MPB e misturando raízes e contemporaneidade em sua sonoridade.

Ouça:

Releituras de clássicos

Assim então, as faixas selecionadas para o trabalho são releituras de clássicos do repertório baiano de forró. Entre elas, destaca-se a música foco “Doce Feito Mel“, gravada pelo Chiclete com Banana, que traz consigo a nostalgia e a força da memória afetiva de uma época. Então, outra música presente no EP é “Poético Olodum”, gravada pela banda Olodum, uma composição que se tornou um verdadeiro hino e símbolo de Salvador. Por fim, “Ao Mar”, gravada por Pedro Pondé, que representa a versatilidade da música baiana.

O projeto

Segundo a cantora, fazer a escolha das canções que iriam compor o projeto foi um processo muito fluido. “Essas músicas passeavam na minha mente e foram rememoradas pelo meu parceiro no projeto, Alex Pinto. Tenho um interesse muito grande pelo repertório da música baiana. Trabalhei esse repertório no meu último disco, o AXÉ, porém com músicas inéditas. Agora, surgiu esse desejo de revisitar canções, coisa que faço desde o meu primeiro disco, ‘Pecadinho”, revela Marcia.

Marcia Castro mergulha nas tradições nordestinas em seu novo EP "Pipoca Junina"
Marcia Castro – Foto: Divulgação
A escolha para o lançamento

Dessa forma, a escolha do mês de lançamento também é significativa, uma vez que ocorre durante as festividades do São João, a festa mais importante do Nordeste brasileiro. As festas juninas são tradições culturais que invadem inúmeras cidades nordestinas e o novo trabalho da cantora representa um pouco dessa rica cultura.

“Há muito tempo eu desejo fazer um trabalho que flerte com o São João, uma festa que tem significado especial para mim. Sou baiana descendente de uma família do nordeste, passei uma boa parte de minha infância com avós e tios no sertão, e tenho memórias muito especiais de noites juninas regadas a fogueira, céu estrelado e forró. Na pandemia, fiz lives dentro dessa atmosfera junina e agora senti um momento oportuno pra registrar essa história num EP!.” conta a artista.

Marcia Castro mergulha nas tradições nordestinas em seu novo EP "Pipoca Junina"
Marcia Castro – Foto: Divulgação
Reunindo artistas

Enfim, “Pipoca Junina” é um desdobramento do projeto “Pipoca Moderna”, idealizado por Márcia Castro e que acontece durante os verões baianos. O projeto já reuniu no mesmo palco diversos artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Otto, Baby do Brasil, Luiz Melodia, Elza Soares, Emicida, Daniela Mercury, Zeca Baleiro, entre outros. Musical nordestina do forró, combinando com a MPB e misturando raízes e contemporaneidade em sua sonoridade.

Fotos: Divulgação
Fonte: Lucas
Assessoria de imprensa: AriPrensa
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta
GOD SAVE THE FASHION 360°
Lembrando que todo conteúdo desse artigo, produzido por terceiros, não é de responsabilidade do portal egonoticias.com e muito menos recomendação de investimento, portanto suas decisões cabem tão somente a você mesmo.

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo