Saúde e Bem-Estar

Mais de 10 anos capacitando psicólogos

Referência como empresária na área da psicologia, Dra. Thaiana auxilia outros profissionais a se tornarem expert na área.

Dra. Thaiana Brotto – Mais de 10 anos capacitando psicólogos

Primeiramente, a área da psicologia vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil, e encontrar psicólogos capacitados e instruídos corretamente é importantíssimo. Para entendermos mais sobre o assunto, convidamos a expert no assunto Dra. Thaiana Brotto, para nos contar sobre sua trajetória de carreira.

Antes de mais nada, Dra. Thaiana, nos conta que tudo começou em sua vida quando ainda tinha 13 anos, aquela época a marcou muito.

Pois, nesta idade já tinha a certeza do que realmente gostaria de ter como profissão.

“Quando adolescente sempre fui a conselheira dos amigos e também da família, e todos me procuravam para ouvir minhas orientações, de uma forma natural.

Fui uma criança precoce emocionalmente e também muito generosa.” – Conta Dra. Thaiana Brotto, para nossa jornalista Ranai Lima.

Por morar em uma cidade pequena, no interior do Rio Grande do Sul, Dra. Thaiana não tinha muitas referências que pudesse se inspirar na área da psicologia, mas mesmo assim nunca teve dúvidas de que era isso que gostaria de fazer.

E com o passar do tempo a ideia de ser psicóloga cada vez mais ganhava força.

Dra. Thaiana Brotto – Mais de 10 anos capacitando psicólogos
Dra. Thaiana Brotto – Foto: Divulgação/acervo pessoal
O início da faculdade

Assim então, quando chegou o momento de dar início a faculdade, Dra. Thaiana não pensou duas vezes e foi fazer psicologia.

Ao ingressar na faculdade, se mudou para Curitiba – PR, e lá teve seu primeiro contato realmente com a Psicologia.

Logo no começo, ainda no primeiro semestre, me questionava muito porque precisava estudar todas aquelas teorias, que na minha visão não serviam para nada. Porém, sempre entendi e me acalmava muito pensar que seria uma fase e que a parte interessante logo chegaria para me instigar de verdade.

E foi exatamente o que aconteceu… Eu não era a melhor aluna, mas me empenhava muito nos trabalhos, eles faziam mais sentido para mim e por isso ficava horas debruçada neles.” – relembra .

No entanto, a Doutora lembra claramente, que algumas de suas ideias e opiniões não agradavam alguns de seus professores, e por conta disso estava longe de ser a aluna modelo.

Seu amor falou mais alto

Mesmo assim, seu amor falou mais alto, e dali em diante sua prioridade era apenas amar cada processo, e não se importar tanto com o resultado final.

E ao longo dos 5 anos de faculdade, Dra. Thaiana tinha como prioridade ter uma ampla experiência, então estagiou em diversos lugares.

Estagiando em clínicas de dependentes químicos, clínica de psiquiatria, na área escolar, hospitalar e organizacional. Mas, mesmo adquirindo toda essa experiência, a área que mais a fascinava ainda era a área clínica.

Foi então que, ao se formar em 2008,  uma forte angústia apareceu, a insegurança de não saber o que a esperava no mercado de trabalho a assustava.

“Pois eu queria clinicar e naquela época sem a presença forte do digital, seguir meu sonho era quase inviável, pois eu não tinha o principal: o paciente.” – conta Dra. Thaiana.

Sendo assim, como ter uma independência financeira era algo muito importante e essencial para a doutora, ela optou pela área da psicologia organizacional, trabalhando assim então em algumas empresas na área de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento.

Sua vinda para São Paulo

Foi então que em 2010, Dra. Thaiana se casou e mudou-se para São Paulo, e foi nesta mesma época que ainda se adaptando com seu novo ciclo que sua vida se desmoronou, sua mãe veio a falecer repentinamente em Agosto, por conta de uma cirurgia.

“Meu casamento estava marcado para dezembro daquele mesmo ano. Tínhamos decidido morar juntos e casaríamos no final daquele ano, afinal de contas, validar na prática se o amor funcionaria, era importante para nós.

Minha dor com a morte de minha mãe foi avassaladora, tomou conta de mim e da minha existência. Como tudo aquilo tinha acontecido em uma fase da minha vida tão esperada e desejada?

Foi um processo bem doloroso e meu marido foi um companheiro fundamental. Todos os dias com seu carinho e compreensão eu levantava da cama.

Eu sabia que ele estava ali, não precisa falar e nem me aconselhar, estava ali respeitando minha dor e isso era muito. E assim, dia após dia construía minhas semanas, meses e anos, até chegar na história que conto hoje para vocês.

Vivendo todo esse processo de luto, o que me ajudou muito foi retomar meu sonho de atender como psicóloga clínica.

São Paulo certamente me daria mais oportunidades, mesmo sabendo que esse recomeço não seria nada fácil, conhecia poucas pessoas nessa imensidão de gente.” – explica Dra. Thaiana.

Dra. Thaiana Brotto – Mais de 10 anos capacitando psicólogos
Dra. Thaiana Brotto – Foto: Divulgação/acervo pessoal
Um novo recomeço

Dessa forma, com o passar do tempo, estando mais forte, Dra. Thaiana começou a realizar seus atendimentos em uma clínica de psicologia que trabalhava com convênios médicos.

Dra. Thaiana se recorda que seu consultório de atendimentos era simples, nada aconchegante, e por conta disso, em alguns meses já mais estabelecida, começou a sentir a necessidade de buscar seu próprio espaço, onde pudesse imprimir sua essência e consequentemente poder atender seus pacientes com mais qualidade

Seu primeiro escritório

E assim foi, Dra. Thaiana conseguiu seu tão sonhado consultório, mesmo sendo em uma sala pequena em um espaço onde tinham outros profissionais da área da saúde.

“Me agarrei com todas minhas forças nesse novo projeto.” – relembra .

No início de seu consultório, mesmo ainda conseguindo pagar somente os custos básicos, Dra. Thaiana sentia algo dentro de si que não deixava desistir, e esse sentimento lhe dava esperança a cada dia.

E por sua dedicação e trabalho, as mudanças foram acontecendo e quando se deu conta já estava com a agenda cheia. Grande parte de seus pacientes era indicação, e isso fez que a doutora se sentisse cada vez mais segura e confiante com o trabalho que estava realizando.

Nessa época, seu marido começou a trabalhar junto a ela, uma ótima parceria tanto na parte pessoal quanto na parte profissional.

Isso nos dava forças para decolarmos juntos e construímos a base da nossa família.” – afirma a doutora.

Dra. Thaiana Brotto – Mais de 10 anos capacitando psicólogos
Dra. Thaiana Brotto – Foto: Divulgação/acervo pessoal
Expandindo

Logo então, com uma demanda enorme, passando a atender de manhã, tarde e noite, surgiu a necessidade de ampliar seu consultório.

E foi exatamente o que a doutora fez, em um momento oportuno já que estava cursando sua especialização na USP e lá conhecia vários colegas desejando seguir carreira clínica.

Nos planejamos e tomamos a decisão, sem olhar para trás. Decidimos correr esse risco, e olha que a saúde mental nesse ano estava longe de ser prioridade e o nível de consciência das pessoas ainda era pouco em relação a isso.” – relembra a doutora.

Seu novo espaço

Dessa maneira, em 2012 Dra. Thaina inaugurava seu novo consultório, sendo pioneira no digital, sua metodologia deu tão certo que de lá para cá já estão no terceiro consultório e com uma plataforma de terapia online PSITTO, contando com mais de 900 psicólogos já cadastrados.

Hoje então, contando com uma equipe de especialistas que passam por um processo seletivo criterioso.

Nesses anos todos construímos a base e a estrutura e o que mais acreditamos como propósito é a humanização e a individualização no processo terapêutico. Isso quer dizer na prática, que os mínimos detalhes fazem toda diferença sim.” –  ressalta

Sua metodologia

Além disso, desde seu primeiro contato com o paciente Dra. Thaiana tem como missão fazer com que o paciente se sinta acolhido, aceito e pertencente, principalmente por se encontrar em um momento de vulnerabilidade emocional.

A grande maioria de seus pacientes estão em sofrimento e por isso oferecer um suporte emocional é de extrema importância para a doutora, pois só assim permitirá que o vínculo terapêutico se construa entre ela e o paciente.

Contudo, dominar as teorias é imprescindível para a Dra. Thaiana, mas, tocar a alma humana com outro humano é mais difícil do que imaginamos. E para que isso aconteça a doutora acredita que a relação terapêutica determinará o sucesso no tratamento, pois é só através da empatia e da conexão emocional, que as verdadeiras transformações acontecem.

E é justamente por isso, que compreendemos que o psicólogo que fará parte do nosso time precisa pensar e acreditar nessa mesma filosofia, pois só assim nos sentimos seguros para ajudar nosso paciente a resolver suas questões.”  – afirma Dra. Thaiana

Dra. Thaiana Brotto – Mais de 10 anos capacitando psicólogos
Dra. Thaiana Brotto – Foto: Divulgação/acervo pessoal
Thaiana Brotto

Dra. Thaiana hoje é empresária, mentora de psicólogos e co-fundadora de três consultórios com atendimentos presenciais na cidade de São Paulo:

O consultório Psicólogos Berrini, o consultório Psicólogo e Terapia e o consultório Psicólogo.com.br, contando com uma equipe com cerca de 20 psicólogos. E a plataforma de terapia online www.psitto.com.br com mais de 900 psicólogos.

Sendo hoje, especialista pela USP em Terapia Comportamental e pós graduanda em Neurociência pela PUC-PR. Atuando assim então, na área clínica há mais de dez anos ininterruptamente.

É criadora de conteúdo para o seu canal no YouTube e em suas redes sociais “Cantinho da Psicóloga” e agora no seu Instagram @thaiana.brotto conversa com psicólogos que desejam construir autoridade e uma carreira sólida.

“Em toda minha jornada, minha maior missão tem sido tornar a Psicologia mais humanizada e leve, transformando as pessoas e suas relações.

Por isso com minha metodologia e com meus resultados mentorando toda minha equipe ao longo desses 10 anos em minhas clínicas, escolhi compartilhar meu conhecimento e experiência com mais psicólogos e através do digital e redes sociais contribuir ativamente no impulsionamento de suas carreiras.” – Finaliza Dra. Thaiana Brotto.

Acompanhe seu trabalho

Acesse: @thaiana.brotto

Veja também: @cantinhodapsicologa

Reserve sua vaga: Aulas ao vivo para psicólogos -Método Thaiana Brotto

Conheça seu canal no YouTube:

Fotos: Divulgação/acervo pessoal

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo