Famosos

Ex- participante da Casa dos Segredos José Miguel Fernandes conversa com Fabiano de Abreu sobre o receio da falha

José Miguel Fernandes teve uma conversa franca e espontânea

Durante o Mesa Filosófica transmitido pela Novum Canal a 19 de Setembro, o presidente da junta de freguesia de Irivo em Penafiel no Porto em Portugal e ex-participante do reality show ‘Casa dos Segredos’, José Miguel Fernandes, teve uma conversa franca e espontânea com o filósofo Fabiano de Abreu. Desta feita, o tema foi a falha: “A falha é a condição essencial para a valorização da conquista”, referiu Fabiano em sua abertura.

Jose Miguel Fernandes, actual presidente da Junta de Freguesia de Irivio, ficou conhecido nacionalmente após a participação no reality Casa dos Segredos, que foi um reality show da TVI baseado no original francês Secret Story. Fabiano questionou se isto foi benéfico ou não para si: “No Brasil, assim como em outros países, existe certo preconceito com participantes de reality shows. Você acredita que foi um erro ou uma falha ter participado?”.

José refere que existem dois lados da mesma situação: “Eu mesmo me questiono se fiz bem ou se fiz mal em participar. Se eu me reportar ao momento em que fiz a inscrição e entrei no programa, certamente fiz bem. Mas após a participação no programa, confesso que me questionei muito se tomei a decisão certa, se foi um erro ou não. Hoje 9 anos depois, com toda essa distância, com todo o meu percurso não apenas profissional, mas académico e num cargo autárquico, acredito que este era um caminho que eu precisava percorrer. Eu não digo que seja a melhor coisa do mundo, mas é uma experiência participar em um programa daqueles, em um formato daqueles, que me leva a uma experiência de vida que não consigo te transmitir”

O medo de falhar

O filósofo menciona dados estatísticos durante o programa para referir sobre o medo da falha que é intrínseco ao povo português: “os portugueses não sabem lidar tão bem com a falha como outros povos, segundo algumas estatísticas. Eu acredito que as pessoas se preocupam muito com a imagem, com o que vão dizer, já que os contextos são em sua maioria de vilas pequenas, e até mesmo cidades grandes aqui não são tão grandes, além do factor governamental e socioeconómica”.

José Miguel concorda: “o próprio contacto com os outros e a vivência, onde as próprias cidades acabam por ser aldeias, nos leva a ter receio das nossas falhas reflectidas na perceção que os outros tem sobre nós. Isto existe muito porque, pelo senso comum, as pessoas gostam de apontar o dedo, sujeitos a critica e ao falatório, e isto pode explicar o porquê tantos tem medo de falhar. Vivemos sob o estigma da falha e do erro”.

O Mesa Filosófica é transmitido às quintas-feiras pela Novum Canal (canal 38 Smart TV). Confira o programa completo em https://www.facebook.com/novumcanal/videos/394913761207503/

Ex- participante da Casa dos Segredos
Foto Divulgação
Ex- participante da Casa dos Segredos
Foto Divulgação
Ex- participante da Casa dos Segredos
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo