FestivalMúsica

Grupo Do Contra apresenta-se na 21ª edição do FMM

O Festival Música nas Montanhas (FMM) acontece em Poços de Caldas, MG

Grupo Do Contra apresenta-se neste sábado no FMM

No domingo (12), a Orquestra Versatilis é a atração da abertura oficial do evento, sob regência do maestro Jean Reis.

Grupo Do Contra
Jean Reis – Foto Divulgação

Então teve início, no último dia 9, a 21ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM), que segue até o dia 18, em Poços de Caldas (MG).  Dessa forma, o evento é marcado por uma agenda de oficinas de instrumentos orquestrais e cerca de 30 concertos gratuitos, evidenciando grandes nomes da música erudita e instrumental.

Por sua programação e caráter de disseminação da música clássica a todos os públicos, o Festival vem sendo considerado uma referência nacional e também utilizado como modelo para a realização de festivais em todo o País e,  assim como este ano, promove o Encontro Nacional de Contrabaixos evidenciando então uma programação de concertos especialmente dedicada ao instrumento, até o dia 12.

Assim, integrando a agenda noturna, o Teatro da Urca recebe no sábado (11), às 20h30, o Grupo Do Contra. O espetáculo, como toda a agenda de concertos, tem entrada gratuita.

Acima de tudo o programa prioriza a obra de grandes compositores brasileiros, de Villa-Lobos a Milton Nascimento, apresentando os contrabaixistas Rebeca Furtado, Neto Belloto, Pablo Guíñez, Valdir Claudino e Walace Mauricio, com participação especial de Marcus Gabriel.

Festival de Músicas da Montanha
FMM – Foto Leko Machado
GRUPO DO CONTRA

Uma das mais gratas surpresas da nova geração de instrumentistas da música brasileira e que fascina o público a cada apresentação, o virtuoso quinteto é formado por contrabaixistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Além disso o grupo de jovens musicistas recebeu o Prêmio Mimo Instrumental e procura difundir o som do contrabaixo e, em seus concertos, explora todas as possibilidades de repertórios possíveis para o instrumento, buscando então proporcionar ao público uma nova maneira de se ouvir a música popular brasileira.

Assim também Criado em 2016, o Do Contra apresenta em seu espetáculo, chamado “Um pouquinho de Brasil”, obras de Villa-Lobos, Dominguinhos, Tom Jobim, Edu Lobo, João Bosco, Flavio Venturini, entre outros compositores. Todos os arranjos são escritos especialmente para o quinteto.

TEATRO DA URCA É PALCO PARA A ABERTURA OFICIAL 21º FMM

O Teatro da Urca recebe, no domingo (12) às 20h30, o espetáculo de abertura oficial da 21ª edição do Festival Música nas Montanhas, que marca o encerramento do Encontro Nacional de Contrabaixos.

O concerto apresenta a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis, trazendo como solistas o consagrado violinista Ricardo Herz e os contrabaixistas Valdir Claudino, Ana Valéria Poles e Sérgio Oliveira.

Mais cedo, o Festival dá início à série de Concertos Especiais, que tem como característica a disseminação de cultura em diferentes espaços da cidade.

Assim, quatro apresentações acontecem ao longo do dia, sendo a primeira às 10h45, na Igreja de São Domingos, apresentando a Classe de Canto do Festival.

Às 11h, o Instituto Moreira Salles (IMS) recebe espetáculo que prioriza o repertório de choro, com apresentação ao ar livre, no Música na Jabuticabeira. pois, também às 11h, o Mercado Municipal torna-se palco para um quarteto de metais e, às 17h, o Instituto Moreira Salles é novamente palco para a série de Concertos Especiais, com Recital da Classe de Canto.

O Festival segue com uma agenda rica e gratuita de espetáculos e oficinas voltadas a instrumentos orquestrais e ao canto, com destaque, para o aclamado São Paulo Cello Ensemble que,  assim também dentro da série de Concertos Noturnos, apresenta na segunda-feira (13), o recital Villa-Villani. O espetáculo acontece às 20h30, no Teatro da Urca.

PROGRAMAÇÃO

A direção artística do Música nas Montanhas conta com a assinatura do maestro Jean Reis. Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da PiuMosso., o Festival Música nas   Montanhas     é  enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei de Incentivo à cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A.

Enfim a programação completa da 21ª edição do evento pode ser acessada no site do Festival de Música das Montanhas.

Jean Reis – Foto Divulgação

LEGENDA

De 09 a 18 de janeiro Poços de Caldas sedia 21º Festival Música nas Montanhas (FMM)

Grupo Do Contra apresenta-se neste sábado (11), no Teatro da Urca -(GRUPO DO CONTRA)

Maestro Jean Reis rege concerto de abertura da 21º FMM que acontece domingo (12)

Fonte: Engenho de Cultura Comunicação – Jesuane Salvador

Foto da Capa: Divulgação

Fotos: Leko Machado

Lançamento de Videoclipe: Amanda Magalhães e Seu Jorge lançam videoclipe “Saiba”

 

 

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo