Arte e Cultura

A Casa fragmentos de uma história linkada com São Francisco do Sul

Espetáculo segue com apresentações gratuitas nos sábados e domingos

Foi por volta de 1850 que uma grande casa foi construída em São Francisco do Sul/SC. Com diversas palmeiras traçando o caminho para a porta principal, o espaço, hoje, é conhecido como Casarão das Palmeiras, o grande protagonista do espetáculo A CASA, que estreou dia 2 de novembro e segue com apresentações até o dia 24, todos os sábados e domingos, às 20h, com entrada gratuita (confira o serviço completo abaixo).

Ao cruzar as portas do Casarão, o público é convidado a mergulhar em várias histórias, de diferentes épocas da cidade, que se misturam num jogo entre realidade e ficção. Ele vai percorrer as diferentes salas do Casarão, especialmente montadas para essa peça que provoca diferentes sensações – desde animadora e de expectativa até àquelas que te deixam em dúvida, que incomodam e que fazem, por diferentes momentos, as pessoas refletirem sobre o que foi feito e o que está sendo feito no Brasil como um todo. São 200 anos impressos nas paredes, no teto, no chão, nas portas e em cada detalhe que há na casa – muitos objetos da época guardados -, construindo o cenário desse espetáculo que aborda muito as relações interpessoais, permeando sob o ponto de vista feminino da época, e que se confunde com os tempos atuais.

A CASA é mais do que uma peça de teatro. É uma ocupação e revitalização de um patrimônio cultural, um presente para a cidade e para a população. “O espetáculo une a arte teatral e a memória de gerações que passaram por este casarão histórico. Foram muitas lembranças compartilhadas. Muitas reais e outras que estão no imaginário da comunidade. Por meio da pesquisa fui montando esse quebra cabeça que dialoga com os ‘tempos’ das pessoas”, explica Jeanine Rhinow, uma das idealizadoras do projeto.

A CASA é apresentada pela Tecer Teatro, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

A montagem

Durante quatro meses, artistas locais foram preparados por meio de oficinas de formação de atores, e, junto a uma equipe profissional, organizaram a produção do espetáculo A CASA. Ao todo, são 12 pessoas em cena, amparados por uma equipe de 28 profissionais.

A montagem deste espetáculo teatral profissional em São Francisco do Sul é uma ação inédita e vem ao encontro da missão das idealizadoras do projeto de contar histórias que resgatem e valorizem a cultura e as pessoas. “Contribuir para que a economia criativa se desenvolva nesta cidade, como em qualquer outra, para além da geração de renda econômica, nos anima a continuar nossa jornada, pois sabemos da importância de nosso trabalho para o desenvolvimento social e humano”, completa Fabiana Ferreira, também idealizadora do projeto.

Sinopse do espetáculo

Clóvis, o mordomo de Madame Gilda, recepciona e guia o público por esta trama percorrendo diferentes épocas e cômodos do Casarão das Palmeiras. Antigas histórias que ali aconteceram, são entremeadas com a ficção e apresentadas por personagens que se cruzam pela casa, levando a plateia a vivenciar as emoções e sensações dessas memórias.

Saiba mais

Casa construída aproximadamente na década de 1850 por colonizadores alemães e servindo na época como chácara. Em 1920 pertenceu à Igreja Luterana, onde funcionou uma escola de língua alemã e jardim de infância. Mede aproximadamente 396 metros quadrados, possui 12 quartos e segue o estilo arquitetônico germânico. As palmeiras plantadas defronte ao casarão, remontam à época da construção. A edificação pertence há mais de 50 anos à família Rhinow. A ocupação do Casarão das Palmeiras com fins artísticos é um esforço de vários artistas, produtores culturais e colaboradores para a revitalização deste patrimônio histórico e sua transformação num centro cultural. Em 2019, foi criado o Instituto Babaétoungá do qual Fabiana Ferreira, mentora da Tecer Teatro, e Jeanine Rhinow são fundadoras, juntamente com outros integrantes do espetáculo. O intuito é preservar e abrir as portas do Casarão das Palmeiras ao público, oferecendo atividades artísticas e culturais. O projeto A Casa é um ponto de partida, assim como o Quatro Estações – Circuito de Festivais, que vem acontecendo há um ano no Casarão das Palmeiras, para criação deste centro cultural.

Serviço

O quê: Espetáculo A CASA

Onde: Casarão das Palmeiras – Alameda Ipiranga, 88 – bairro Rocio Grande. São Francisco do Sul/SC;

Quando: até 24 de novembro de 2019, sábados e domingos, às 20h

Entrada gratuita

Sessões com acessibilidade à comunidade cega – dias 22, às 19h30, 23 e 24 de novembro, às 20h

Sessões dirigidas à estudantes da rede pública (mediante prévio agendamento) de terça a sexta feira, às 19h30

Classificação: 18 anos

Informações: (48) 98837-9887

Ficha Técnica

Realização: Tecer Teatro – arte, educação e cultura

Texto e Direção Artística: Jeanine Rhinow

Produção Executiva: Fabiana Ferreira

Direção Musical: Tiago Constante

Direção de Vídeo: Kelwin Grochowicz e André Glenn Post

Consultoria Dramatúrgica: Pagu Leal

Atores: Aline Azevedo, Djavan Renato, Fabiana Ferreira, Geise Maçaneiro, Júlia Vieira, Mario Negreth, Neia Herivera, Patrícia Menezes, Paulinho Maia e Tiago Novo.

Músicos: Tiago Constante, Reuel Silva, Mario Negreth e Djavan Renato.

Cenário: Paulinho Maia e Cristine Conde

Figurinos: Paulinho Maia

Adereços:  Paulinho Maia e Cristine Conde

Preparação Corporal: Tiago Novo e Jeanine Rhinow

Coreografia: Criação coletiva sobre a orientação de Claúdia Maiole

Preparação Vocal: Edith de Camargo

Desenho de Luz: Lucas Amado

Operação de Luz: Jones Risso

Técnicos de Luz: Júlio Machado e Lucas Tatarin

Operação de Som: Tiago Constante

Operação de Vídeo: Lux Sonora

Maquiagem: Mayumi Medeiros

Arte Gráfica: In constante arte independente

Fotografias: Kelwin Grochowicz e Kary Peres

Assistente de Produção: Clair França

Cenotécnico: Bernardo Fontanela, Reuel Silva e Alcides Moreira

Intérprete de Libras: Jonatas Medeiros

Audiodescrição: Márcia Caspary e Raquel Caríssimi

Estúdio de Gravação: 2K Estúdio

Registro Videográfico: Veredas Audiovisual

Redes Sociais: Sarah Pinnow

Assessoria de Comunicação: Santa Cultura Comunicação Criativa

Assessoria de Comunicação

Santa Cultura Comunicação Criativa

Taísa Rodrigues

Tel.: (47) 98864-3373 / taisa@santacultura.com.br

facebook.com/santacultura

Taísa Rodrigues
Santa Cultura – Comunicação Criativa

www.santacultura.com.br

A Casa fragmentos de uma história
Foto Divulgação
A Casa fragmentos de uma história
Foto Divulgação
A Casa fragmentos de uma história
Foto Divulgação
A Casa fragmentos de uma história
Foto Divulgação
A Casa fragmentos de uma história
Foto Divulgação
A Casa fragmentos de uma história
Foto Divulgação

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo