Gastronomia

Apaixonados por Pão de Fermentação Natural Lotam Workshop Balneário Saboroso

Edição do Balneário Saboroso, Reuniu Cerca de 40 Pessoas.

Bastam três ingredientes: trigo, água e fermento, além de uma pitada de amor e paciência, e pronto: você terá um delicioso pão. Este símbolo ancestral presente em toda a história da humanidade, sem dúvidas, é o alimento culturalmente mais presente na mesa de todas as casas. Democrático nos acompanhamentos (doces ou salgados), a versão feita com fermentação natural (conhecido como levain) vem ganhando cada vez mais adeptos. Para contar um pouco mais sobre as peculiaridades e também ensinar como fazê-lo, o chef Charlie Tecchio esteve na noite desta quinta-feira, dia 12, na Univali BC. O encontro, que faz parte da programação paralela da 9ª edição do Balneário Saboroso, reuniu cerca de 40 pessoas.

Durante o workshop ‘Panificação Artesanal: a arte da fermentação’, realizado no laboratório de confeitaria da universidade, o público presente teve a oportunidade de conhecer e degustar uma das receitas elaboradas pelo chef. Feita com caramelo de chá de hibisco e extrato de malte, a massa agradou o paladar de todos. “Eu gosto muito de preparar as minhas refeições e esta foi uma grande oportunidade de poder me aprofundar mais neste universo. Ganhamos uma pitada de sal, agora queremos mais, aprender mais e até criar as minhas próprias receitas”, relata a dona de casa apaixonada pela gastronomia, Julia Aparecida do Prado, que veio de Ilhota especialmente para assistir ao workshop.

De acordo com o chef, o segredo está no preparo, que requer o dobro de tempo, mas o resultado é compensatório. “É necessário sovar duas vezes, com intervalo de tempo de crescimento entre uma e outra, isso demanda uma dedicação, afinal você estará preparando um pão que será consumido no dia seguinte”, comenta. Ele ainda ressalta que o pão tornou-se um vilão das dietas. “Estes pães, de fermentação natural, são os mais saudáveis do que os comuns, pois todo o processo de fermentação ocorre no preparo, evitando aquela sensação de estufamento”, explica. Isto acontece porque no contato com o meio ambiente, o levain é tomado por micro-organismos presentes no ar, o que estimula o crescimento. “Para mantê-los vivos basta alimentá-los com algum tipo de açúcar, como água de coco ou suco de caldo de cana”, diz.

Charlie Tecchio é formado pela Escola de Gastronomia da UCS e possui experiência internacional. Ele ganhou destaque nacional ao vencer o reality show Super Chef do programa Mais Você, da Rede Globo, em 2011. Atualmente, Charlie é sócio-proprietário da empresa Charlie Bakery, em Caxias do Sul (RS).

Saiba mais sobre a 9ª edição do Balneário Saboroso

A 9ª edição do Balneário Saboroso segue até o dia 29 de julho e reúne 33 estabelecimentos, que vão oferecer um menu exclusivo completo pelo valor R$54,90. A programação completa, que inclui palestras e workshops está disponível no site: www.balneariosaboroso.com.br. O festival gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Decanter, Eisenbahn e Acquíssima. Entre os apoiadores confirmados estão a Univali, Evolução Evento, Copainóx, Maxcana, Loft Store, Lugano, Oficina das Palavras e Hotel Bhally.

Leia+: 600 Atletas Correram a 21k BC Neste Domingo, em Balneário Camboriú

gastronomia
Foto Divulgação

gastronomia

Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo